Saiba tudo sobre PDV! Significado, tipos e sistemas

Você já passou por um PDV, mesmo que não saiba: um caixa de supermercado que conta com um computador, um emissor de notas fiscais e outros equipamentos é um ponto de vendas.

O mais interessante é que esse não é o único modelo de PDV. Também há uma versão online, capaz de otimizar diversos aspectos da gestão financeira do negócio, armazenar dados e proporcionar meios de melhorar a gestão fiscal.

Nesse sentido, o PDV funciona tanto online com offline, com diversas funcionalidades que ajudam os empreendedores. Quando o PDV é parte de um ERP mais completo, os benefícios são ainda maiores para os gestores, como é o caso do TagPlus.

Neste post, falaremos mais sobre o conceito de PDV, seus benefícios e qual é a melhor opção para o seu negócio. Boa leitura!

O que é PDV? 

PDV é sigla para ponto de venda, o termo que é utilizado para definir um espaço, físico ou online, em que ocorrem as vendas de produtos e serviços das lojas aos seus clientes, assim como a emissão de notas fiscais. Nesse sentido, ele pode ser tanto um software como um ponto físico da empresa.

Ele é o responsável pelo fechamento de vendas simples, emissão de NFC-e ou SAT (Nota Fiscal Paulista), importação de pedidos para transformá-los em vendas, cadastro e edição de itens e usuários e diversas outras funcionalidades.

Visualmente, um PDV pode ser representado pelo caixa de um supermercado ou até mesmo por um ponto específico no qual os produtos são posicionados para os clientes verem — e, caso haja interesse, realizar uma compra.

Nos últimos tempos, o ponto de venda também ganhou uma versão digital, para acompanhar o crescimento do e-commerce. Alguns dos sistemas vão muito além da simples exposição, oferecendo uma suíte completa de funcionalidades para os gestores, como é o caso de ERPs que contam com o PDV em seu sistema.

Assim, na sua versão digital, um sistema de vendas PDV realiza a automação de todos os processos no ponto de venda para otimizar a gestão. Desse modo, as atividades são integradas, o que facilita o trabalho dos colaboradores e garante um atendimento diferenciado aos clientes.

Para isso, o sistema conta com algumas funcionalidades para manter a gestão do negócio em tempo real. Isso envolve a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque, por exemplo. O que é importante entender é que o software reúne todas as operações em uma solução digital centralizada.

No entanto, o PDV também pode se referir a lojas físicas, como farmácias, quiosques, supermercados e outros ambientes em que se efetuam as vendas. Nesses locais, os produtos e serviços são diretamente apresentados aos clientes, que escolhem o que vão levar para casa e finalizam o pagamento no caixa.

Para que os gestores consigam aumentar as chances de fechar vendas com seus clientes, é essencial organizar o seu PDV, com a distribuição dos produtos em setores e outras ações promocionais que melhorem a jornada de compra.

Nesse sentido, é importante tirar uma dúvida comum: muitas vezes, o termo PDV é utilizado somente para descrever o sistema de gestão, o software que controla o ponto de venda. Porém, como vimos, essa sigla também define os locais de venda no comércio varejista em geral, por exemplo.

Nos últimos tempos, o PDV online ganhou muito espaço pela capacidade de ajudar os gestores em diversas frentes. Saiba mais a seguir.

Como funciona o sistema de PDV? 

O PDV é, basicamente, o sistema onde ocorre a venda. Só isso já deixa claro o quanto ele é importante para qualquer empresa de comércio. Além disso, é importante entender como o PDV faz para levar o cliente até o momento de concretização daquela compra.

Afinal, a jornada de compra se inicia no interesse, chega ao contato, depois à negociação e, finalmente, ao momento em que cliente e empresa fecham o negócio. Contudo, antes da efetivação da venda, esse cliente passa por todo um processo que pode ser influenciado pelo ambiente em que ele está.

É no PDV que geralmente ocorre a etapa final da jornada do cliente. Isso porque ele já reconheceu a necessidade de resolver algum problema e provavelmente já pesquisou informações, seja presencialmente ou na internet. Depois, temos o momento em que ele vai até a loja para fazer a sua escolha final.

Com o crescimento do e-commerce (o comércio na internet), esse momento de ir até a loja não significa, necessariamente, o deslocamento até um ponto físico. Esse último estágio da jornada, de concretização, também é feito online. Por isso, depois falaremos de uma solução digital robusta nesse sentido.

O PDV, ao centralizar informações tanto para gestores como para os consumidores, ajuda na satisfação do cliente. Afinal, uma boa solução online, por exemplo, terá o menor número possível de obstáculos para a concretização das compras.

Por meio dele, o cliente encontrará facilmente os produtos, receberá um bom atendimento e terá acesso a promoções e descontos. Com uma experiência completa assim, ele se sentirá mais estimulado a comprar.

Táticas anteriormente utilizadas no PDV físico, como a organização visual da loja, do layout da vitrine e outras, também podem ser transferidas para a plataforma digital. Todas as iniciativas que visam criar uma conexão mais forte entre a marca e o cliente podem ser inseridas nesse contexto.

Desse modo, o PDV garante que o cliente seja bem atendido e tenha uma experiência de compra completa. Isso cria todas as condições para que o ticket médio de cada consumidor aumente e para que mais consumidores sejam fidelizados.

Quais são os tipos de PDV? 

Já mencionamos que o PDV pode ser tanto um ponto físico como um sistema digital completo. Por isso, nada melhor do que conhecer cada um deles e as suas respectivas diferenças.

Sistema PDV online

O PDV online tem uma grande diferença em relação ao sistema fixo: ele é baseado na nuvem, o que significa que pode ser acessado em qualquer dispositivo móvel, independentemente de onde o colaborador ou gestor esteja.

Como se não bastasse, essa solução é escalável, ou seja, mesmo que o negócio se expanda e exija mais espaço e agilidade para acessar o PDV online, isso poderá ser feito sem problemas, independentemente do nível de demanda.

Assim, com um PDV online, será possível atender os consumidores em qualquer estágio da jornada de compra, onde quer que eles estejam. Para negócios que apostem no delivery, por exemplo, é uma excelente maneira de agilizar todos os procedimentos online e apenas cuidar da logística de envio posterior.

Como se não bastasse, um bom PDV online pode funcionar dentro de uma plataforma mais robusta, que conte com funcionalidades essenciais para uma operação de vendas, como:

  • gerenciamento das vendas externas;
  • controle ágil das transações;
  • monitoramento do faturamento;
  • cadastro de consumidores;
  • gerenciamento de estoque;
  • entre outros.

Sistema PDV fixo

Já o PDV fixo é aquele ponto físico clássico que é posicionado, geralmente, na frente da loja. Ele envolve todo um maquinário como:

  • caixa registradora;
  • leitor de código de barras;
  • impressora de recibos;
  • máquina de cartão.

Lojas que funcionem tanto fisicamente como no ambiente digital podem contar com as duas soluções para gerir o negócio de maneira eficiente. Como as lojas físicas ainda são bem tradicionais no Brasil, mesmo com todo o crescimento do comércio online, o PDV fixo ainda está bastante presente em nosso comércio.

Quais as vantagens de investir em PDV? 

A essa altura, você já entendeu que o PDV é capaz de otimizar a gestão financeira do negócio como um todo, principalmente quando associado a um sistema de gestão completo, como é o TagPlus.

Você ainda pode se perguntar: quais são os benefícios específicos? Vamos conhecê-los, tanto na versão online como no modelo físico.

Modernização do negócio

Quando falamos dos benefícios de um PDV online, por exemplo, uma das principais vantagens é a capacidade de aprimorar a jornada de compras de cada consumidor, contribuindo para uma melhor percepção da empresa por parte dele.

Isso é feito por meio do potencial de automação da ferramenta, mas também com a possibilidade que a empresa tem de acessar dados qualificados sobre seus consumidores. Afinal, o sistema também funciona como um repositório de informações úteis sobre a carteira de clientes.

A coleta de dados de cada cliente, diretamente no momento da venda, proporciona insights valiosos para incrementar as estratégias de negócios. Cada gestor poderá estudar os dados para traçar tendências e personalizar o atendimento.

Ofertas personalizadas

Pegando o gancho do tópico anterior, a coleta de dados proporcionada por um PDV online é algo que influencia diretamente na capacidade de oferecer uma boa experiência de compra. De acordo com um estudo da Salesforce, cerca de 64% dos consumidores relatam querer ofertas personalizadas.

Desse modo, esses dados oferecem um diferencial competitivo importante para as empresas e também as ajudam a integrar um modelo de omnichannel — que é o oferecimento de diversos canais de contato para os clientes, de acordo com as preferências.

Isso porque uma plataforma online também oferece uma gestão unificada, que engloba os canais de venda e também os pontos de contato. O atendimento pode se iniciar por telefone e continuar em outro meio de comunicação, por exemplo, online ou offline.

Coleta e armazenamento de informações

O sistema PDV também consegue coletar, armazenar e analisar dados dos clientes, por meio do estudo das transações feitas. O mais interessante é que não é preciso contratar profissionais de análises de dados para obter insights do comércio.

O próprio sistema gera relatórios qualificados, com muita informação para o gestor traçar estratégias. Também é possível coletar dados na internet e estudar concorrentes, como um modo de planejar as ações com base nesse estudo da competição.

Otimização de processos

Como o sistema PDV dispensa o trabalho manual dos atendentes e operadores de caixa, que não mais precisarão realizar o fechamento da venda, a empresa consegue otimizar uma série de processos muito importantes.

Os dados informados e registrados pelo sistema são menos passíveis de erros, uma vez que não é preciso digitar tudo de maneira individual. Isso agiliza o processo e ainda reduz o trabalho, com menos erros humanos sendo cometidos.

Segurança 

O PDV é um sistema local, offline — mas quando ele é acessado on-line, transmite as informações para o sistema de gestão, ou ERP, responsável por garantir a segurança dos dados na nuvem.

Além disso, a tecnologia ainda proporciona a adequação ao compliance fiscal e o cumprimento das obrigações contábeis da empresa.

Isso porque o sistema PDV envia as notas fiscais para o sistema ERP. No ERP, é possível gerar o arquivo com as notas fiscais e enviar para o setor de contabilidade.

No caso de um sistema como o TagPlus, é possível cadastrar o contador — e as notas fiscais passam a ser enviadas diretamente para ele. Esse é mais um exemplo de como o PDV e um ERP se complementam perfeitamentee protege a empresa de falhas na relação com o Fisco.

Redução de custos

A redução de custos é um objetivo onipresente em qualquer empresa. E o que o PDV tem a ver com isso? A tecnologia é bastante intuitiva e fácil de usar, o que reduz a incidência de falhas humanas.

Um sistema online é capaz, por exemplo, de automatizar todos os cálculos do fechamento de uma venda, incluindo impostos e troco. Desse modo, as chances de que um rombo financeiro ocorra se tornam bem menores.

Integração com o setor de estoque 

Um PDV se torna ainda mais funcional quando é capaz de integrar e compartilhar dados com o gerenciamento de estoque. Afinal, a operação ali é diretamente influenciada pelo que acontece no ponto de venda, como a saída de produtos.

Com um software PDV, você terá controle completo dos produtos de estoque. O PDV também pode informar quando é necessário realizar a reposição de um item. Desse modo, sua empresa não corre o risco de deixar indisponível, por muito tempo, uma mercadoria bastante requisitada.

Desse modo, o sistema conecta a frente de caixa, o estoque e a área de compras, eliminando o risco de falta de mercadorias. Quando isso ocorre, a possibilidade de que o cliente procure outro concorrente e nunca mais volta é alta.

Maior conhecimento sobre o cliente

Anteriormente, mencionamos a pesquisa da Salesforce, que provou a importância de uma experiência personalizada para cativar clientes. Nesse sentido, o PDV é um dos principais atores em uma operação digitalizada, funcionando como uma fonte de dados sobre os consumidores.

Além da coleta de dados para traçar tendências de mercado, ele também possibilitará que a sua empresa aprofunde o seu grau de conhecimento sobre o comportamento, as necessidades e os padrões de compra do consumidor.

As informações geradas também ajudarão a sua empresa a definir novos meios de segmentar consumidores para enviar ofertas personalizadas. Ao descobrir características similares entre eles, como faixa etária, interesses e ticket médio de compra, você poderá não só fidelizar, como maximizar o ciclo de vida dos clientes.

Melhora na experiência do cliente

A agilidade operacional proporcionada pelo PDV, aliada ao fato de que esse sistema é capaz de automatizar uma série de processos, são exemplos de maneiras com que o ponto de venda é capaz de impactar positivamente a experiência do consumidor.

Nesse sentido, o sistema pode ser o elemento que faltava para que a sua operação de vendas se torne mais robusta. Afinal de contas, a experiência de compra é um dos principais aspectos pelos quais as pessoas optam por uma marca, mesmo com todas as opções de concorrentes promovidas pela internet.

Conquistar o cliente por meio de uma jornada satisfatória mostra que você assegurou a confiança dele por outros motivos além do preço e da qualidade dos produtos. Isso torna a sua empresa mais completa e capacitada para explorar todo o seu potencial.

Otimização das vendas

Além de todos os aspectos técnicos e o seu potencial de modernizar o negócio, essa solução também otimiza as vendas em um ponto sensível de qualquer loja: na frente de caixa.

Afinal, a implementação de um PDV físico, por exemplo, melhora a performance dos operadores de caixa, e isso contribui para a melhoria da produtividade do seu time de vendas.

Com recursos que o sistema propõe, como cadastro simplificado de clientes, emissão de notas e cupons fiscais e fechamento ágil de compras, tudo fica mais fácil.

Essa facilidade de cadastro aumenta as chances de que os colaboradores convençam os clientes a participar de sorteios e programas de pontos, que ajudam a fidelizá-los, uma vez que muitos deles comprarão ainda mais para participar desses eventos com mais chances de sucesso.

Integração com setor financeiro

Uma solução digital, por mais moderna que seja, não será tão eficiente se não for capaz de se integrar a outros setores do negócio e otimizar a empresa como um todo. No caso do sistema PDV, a sua conexão à área financeira, por exemplo, é uma obrigação.

Com isso, será possível conectar as informações e fechar as suas contas, além de:

  • realizar o levantamento do fluxo de caixa;
  • registrar as entradas e saídas;
  • identificar as despesas de curto, médio e longo prazos;
  • realizar os procedimentos contábeis necessários para o seu compliance fiscal e para cumprir as obrigações com o Fisco.

Qual é a diferença entre frente de caixa e PDV? 

Dependendo da fonte que você consultar, os dois termos podem ser utilizados como sinônimos. Contudo, eles também podem ter contextos diferentes.

Frente de caixa também pode ser definido como a última etapa da cadeia logística, o ponto no qual o produto é adquirido pelo cliente. Nesse contexto, o termo é utilizado como sinônimo da última etapa antes do processo efetivo de compra.

PDV, ou ponto de venda, pode ser um ponto físico utilizado para expor e vender os produtos ou também uma plataforma online de comercialização de mercadorias. Assim, enquanto a frente de caixa seria o último momento do processo de compra, o PDV é onde o consumidor efetivamente encontra os seus produtos.

Como fazer o gerenciamento de vários PDVs? 

Para gerenciar os seus PDVs, nada melhor do que ter uma plataforma robusta e repleta de funcionalidades para otimizar os seus negócios. Nesse sentido, o TagPlus é o sistema ideal para realizar esse gerenciamento de forma eficiente.

Com ele, você poderá efetivar suas vendas, tanto as simples como fiscais, utilizando o PDV ou fazendo isso diretamente do TagPlus. No menu “Cadastro”, você faz o cadastro de produtos, grade ou kit. Já no menu “Venda Simples”, você gera uma venda, mas também é possível fazer um cadastro rápido de produtos.

O TagPlus é um sistema de gestão comercial online completo para que seu time seja mais produtivo e eficiente. Afinal, ele é capaz de tornar a organização e a eficiência valores enraizados na cultura organizacional do seu negócio.

O TagPlus já esteve presente dentro de mais de 60 mil organizações, principalmente nas micro e pequenas empresas. Agora, vamos mostrar algumas das suas principais características.

Sistema unificado

Com o TagPlus, você não se confunde ao ter que lidar com diversas soluções — afinal, ele propõe a centralização dos dados e das ações.

Com a utilização desse sistema comercial, todas as ferramentas exigidas para uma boa gestão da sua empresa estarão presentes em uma única plataforma online.

Alto nível de segurança

Todas as informações do seu negócio estarão protegidas no servidores do TagPlus. Você não terá que se preocupar com o roubo ou a perda desses dados, já que eles estarão seguros com o trabalho de profissionais qualificados.

Acessibilidade diferenciada

Acesse o seu sistema de qualquer lugar! Isso porque o TagPlus é totalmente online — desse modo, você gerencia a sua empresa de qualquer lugar. Basta ter uma conexão à internet e um dispositivo, como um notebook ou um smartphone.

Organização para os seus dados

Com o sistema de gestão comercial da TagPlus, sua empresa se torna mais organizada e os seus dados ficam seguros. Além disso, as informações que você precisa consultar estarão sempre disponíveis, o que ajuda o seu negócio a crescer.

Como se não bastasse, com o TagPlus, a sua empresa poderá fechar vendas utilizando o PDV ou até mesmo fazer isso diretamente pelo sistema.

Aplicativo otimizado

Além do sistema principal, você também pode contar com um TagPlus PDV em formato de aplicativo. Desse modo, você conseguirá trabalhar com vendas externas e obter um controle e agilidade para diversas operações, como:

Intuitivo e fácil de usar, o aplicativo TagPlus PDV foca na agilidade do seu uso, exatamente como ocorre nos modelos de ponto de vida físicos. Os vendedores não têm tempo a perder, então, essa praticidade fará com que eles possam fechar mais negócios.

O app também proporciona a capacidade de realizar o controle dos dados em poucos segundos, no dispositivo móvel da sua escolha. Ele é responsivo, o que significa que a navegação é tão boa quanto na versão online para notebooks e computadores.

O melhor de tudo é que o aplicativo PDV TagPlus é absolutamente gratuito e o gerenciamento funciona até no modo offline. Mesmo sem uma conexão à internet, essa solução digital não deixará você na mão.

Como você viu no artigo, o PDV é uma tecnologia multitarefas: emite notas fiscais, cadastra seus produtos, melhora a sua gestão financeira, entre muitos outros benefícios. Por meio de plataformas como o TagPlus, por exemplo, sua empresa terá diversas ferramentas para tornar o processo de vendas bem mais ágil.

Gostou do artigo e quer tornar a sua estratégia ainda mais completa? Então, descubra como fazer um controle de vendas!

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