Recibo: Como preencher? Qual sua função? Ele substitui a Nota Fiscal?

Parte da rotina de uma empresa, o recibo é um importante documento e tem a função de comprovar pagamento e recebimento e garantir os direitos e os deveres de compra ou venda de quem emitiu e de quem recebeu.

O Recibo e a Nota Fiscal

Devido ao caráter do recibo, muitas pessoas ficam na dúvida se o recibo tem o mesmo valor de uma Nota Fiscal. Resumidamente, não.
Isso porque a nota fiscal é um documento que comprova a existência de um ato comercial (compra e venda de mercadoria ou prestação de serviços), já o recibo é um documento que comprova o recebimento de determinado valor pela venda ou compra de mercadoria ou prestação de algum serviço. Às vezes, também tem a função de controle fiscal.
Um recibo difere-se da nota fiscal por não ser oficial e/ou servir para a arrecadação de impostos do governo. Isso significa que uma empresa não pode deixar de emitir Nota Fiscal por ter emitido um recibo, pois o mesmo não é para essa finalidade.
As Notas Fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, que devem pagar o ISS sobre o valor total dos serviços prestados. Os profissionais autônomos, que pagam o ISS por valor fixo, não estão sujeitos a essa obrigação, devendo emitir o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).

RPA – Recibo de Pagamento Autônomo

Recibo de Pagamento Autônomo é um documento que deve ser emitido pela fonte pagadora, ou seja, quem contratou o serviço de algum profissional pessoa física e que não esteja regido pelo sistema CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Este profissional não poderá ter vínculo empregatício com a empresa durante o trabalho que originará a necessidade deste documento.
Ao finalizar um serviço, o prestador de serviço deve emitir um Recibo de Pagamento de Autônomo para receber o valor da atividade contratada. O recibo é encontrado em livrarias e deve ser devidamente preenchido.
Qualquer pessoa que preste serviço a uma ou mais empresas e que não possua emissão de notas fiscais, ou seja, cadastro de empresa, empresário ou produtor pode receber o RPA, que também pode ser emitido de pessoa física para pessoa física.

Como preencher um recibo

Há uma variedade de modelos de recibo disponíveis, mas alguns dados que se deve prestar atenção, são:
Campo de valor: Ao preencher o campo de valor de um recibo, caso utilize o de papel, risque ou coloque o símbolo # depois de colocar o valor para evitar falsificações ou adicionamento de números. Exemplo: #R$1500,00#.
Campo de Parcelas: No canto esquerdo do recibo, já no primeiro campo está com a letra N de número. Este campo é para se inserir o número de parcelas que foi feita a negociação, por exemplo, se foi feita em três parcelas coloca-se em uma folha de recibo o número um referente à primeira parcela e nas outras folhas os números dois e três totalizando três folhas. Se for uma só coloca-se somente o número um.
Outros campos:
Recebemos a importância de (aqui deve-se colocar o nome completo de quem pagou o valor do recibo).
Valor (2): no próximo campo de valor, o valor deve ser escrito por extenso.
referente a. Nesse campo coloca-se o produto ou serviço realizado. Mais abaixo especifique se foi pago com dinheiro ou cheque. Se for com cheque coloque o número do banco o número do cheque e o número da agência.
Por fim, o recibo deve conter a data do pagamento ou do recebimento e a assinatura da pessoa que recebeu o valor.
Você ainda possui dúvidas sobre recibos? Mande sua dúvida pra gente nos nossos comentários!

Foto do perfil do autor ou atora
    • Olá Rogério, tudo bem?
      É necessário o preenchimento de documento de identificação em recibos justamente pelo sentido de identificar e fazer valer quem está representado ali.

      • Olá!
        Sobre o recibo. Se eu como pessoa física fazer uma prestação de serviço de publicidade por exemplo e apenas emitir um recibo pelo pagamento está tudo certo? Pode dar algum problema com referencia a receita federal IR por emitir apenas recibo na minha prestação de serviço como pessoa física?

  • sou autonomo e presto serviços a pessoas fisicas ao preencher o r
    RPA posso colocar o nome do paciente e o cpf dele? Pois no espaço reservado tem escrito (CNPJ ou INSS)

  • Posso fazer recibo de 2 vias e preencher a segunda com a folha de carbono? Se sim, qual a via que entrego para o cliente?

  • Bom dia, tarde, noite conforme a data da recepção e ou leitura deste documento.
    Uma vez que é considerado como documentos contabilisticamente válidos para efeitos de pagamento de bens ou prestação de serviços devem conter (no documento) cotaçoes e facturas, Nome da Empresa, endereço físico, número do contribuinte, número da factura e número de telephone da Empresa,não era suposto que também nos recibos também viessem os mesmos dados?
    Tenho um caso prático: trabalho numa Instituição e os meus colegas fizeram um trabalho de campo. Foram entregues um valor em “cash” para efeitos de pagamento de despesas de aluguer de viatura para serviços de transporte no Quadro do Programa “X”. Após o trabalho de campo, os meus colegas trouxeram-me como justificativo um recibo (estilo de recibo vendidos nas tabacarias), preenchido devidamente…
    Mas a minha inquietação ou dúvida é: será que neste recibo não deveria:
    1º, conter o número do recibo?
    2º ter o carimbo da empresa? que prestou esse serviço?
    3º é considerado como um recibo contabilisticamente válido para efeitos de prestação de contas ao Auditores?
    Obrigado.

    • Olá!
      O Recibo não transcreve. Lembramos que o recibo somente documento o recebimento de um valor, e não da operação comercial em sí.
      Sempre deve-se emitir a nota fiscal em operações comerciais.
      Tecnicamente qualquer um pode emitir um recibo.

  • Boa Tarde!!!
    Gostaria de saber, se eu como pessoa juridica (Entidade Sindical – S/fins lucrativos), tomando um serviço de manutenção de pintura do predial com uma pessoa fisica, no valor de R# 1,0000,00, pode-se emitir um recibo de pagamento no valor de R$ 1,000,00 . ou tenho que reter algum imposto. a pessoa fisica nao tem cadastro algum em nenhum orgão(Prefeitura, Previdencia)

  • Bom dia gostaria de saber se posso pagar uma herança em dinheiro para os filhós do meu ex marido que faleceu porque eles nao tem conta em banco posso utilizar recibo como prova que foi pago e valido para o juiz

  • Bom dia
    Tenho que preencher um recibo que a empresa que prestei serviços me enviou é um pra tem os campos
    Valor bruto
    Inss11%
    Irrf
    Issqn
    A empresa quer que preencha o inss
    O que devo colocar?

    • Marcelo, bom dia!
      Não existe um padrão para preenchimento. Você deve conferir com um contador, baseado na atividade que você exerce e no serviço que foi prestado.

  • Uma outra dúvida realizei um serviço para uma empresa mas tive problemas com meu certificado digital e não consigo emitir nota fiscal e a empresa diz que só me pagará após o envio da nota isso existe ou é burocracia da empresa? Eles me enviaram um rpa mas podem me pagar só daqui 3 meses depois de preenchido.

    • Bom dia!
      Tecnicamente falando, a nota deveria ser emitida logo antes da prestação do serviço. Sendo assim, o processo já se encontra errado.

  • a empresa que trabalho emite nota fiscal modelo 22 e recibo numerado. gostaria de saber se realmente podemos emitir esse recibo numerado pois ele não tem incidência de icms nem iss, somente pis e cofins não cumulativo.

  • Estou efetuando o pagamento atraves de um recibo para um credor,mas é o filho do credor que vem buscar, posso fazer o recibo com os dados do credor porem com a assinatura do filho dela ??

  • Oi, gostaria de saber pq muitos técnicos de informática não dão recibo dos serviços, principalmente se já trabalham para alguma empresa e fazem o bico por fora?

  • Boa tarde, realizo atendimento domiciliar e meu paciente precisa de um recibo para a declaração do imposto de renda. pode ser um recibo com meu carimbo valor minha assinatura e CPF ou precisa ter mais alguma informação?

  • Ola boa tarde
    Minha patra me deve 1.327 e quer me pagar um pouco amanha e no resto dia 15 e quer que eu assino um recibo, sera que se eu assina esse recibo ela vai me garota o resto?

  • Existe um limite de valor para utilização de recibo em word?
    Por exemplo, até quanto eu posso emitir um recibo e se ultrapassado esse valor, eu tenho que emitir uma RPA?
    Abç,

  • Tenho um recibo da marca “Spiral” e nele consta um campo escrito desta forma:
    E para clareza firmo(amos) o presente…
    O que devo preencher no caso ?
    E a assinatura no final do recebi é do pagador ou recebedor ?
    Att

  • Eu consultei com uma médica e pedi nota fiscal para abater no IRPF, mas a secretária dela disse que ela não podia emitir porque era pessoa física. Um recibo é o suficiente pra mim? Esse recibo tem que ter o CPF do médico que prestou o serviço? Precisa ter o endereço do local onde foi prestado o serviço?
    Grato.

  • como eu faço para uma pessoa assinar o recibo que eu estou pagando o valor esta anotado no papel que eu fiz o recibo e ela não quer assinar mas quer o dinheiro como eu faço para provar que paguei

  • Olá,
    No caso de assinatura da pessoa que recebeu o valor, assinar somente o primeiro nome, sem sobre nome, ainda assim é válido ou perde o valor por não ter nome completo ?

  • Logo abaixo da assinatura de quem recebeu o valor tem um campo onde diz para preencher nome e cpf…esse nome e cpf é de quem?

  • Fiz um pagamento de um jazigo em diheiro deram-me o recibo mas nao foi assinado pelo patrao assim como recebeu o diheiro posso ir la para o mesmo assinar

  • Fiz um pagamento de um jazigo em diheiro deram-me o recibo mas nao foi assinado pelo patrao assim como recebeu o diheiro posso ir la para o mesmo assinar sera que ele agora assina

  • Olá, boa noite!! minha mãe trabalha de doméstica em uma casa, desde que ela entrou na casa e passou a receber a patroa dela da um recibo pra ela assinar mas coloca o calor só depois, ou seja, minha mãe nunca ver o valor que a patroa coloca no recibo e ela não deixa outro recibo com a minha mãe pra comprovar o pagamento, e além da assinatura quer o CPF da minha mãe, isso esta correto?

    • Boa tarde Thay,

      Não é recomendado assinar nenhum tipo de documento sem ter ciência do conteúdo.
      A sua assinatura comprova que você concorda com as informações preenchidas nos campos do documento.
      Ou seja, não assine papéis em branco!

Deixe o seu Comentário

Categorias

Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e)