Como a tecnologia em nuvem pode ajudar o dia a dia do seu negócio?

[GUEST POST Infoco Digital]

Onde os arquivos da sua empresa ficam armazenados? Se você ainda deixa as informações mais importantes do seu negócio em um sistema físico, é hora de mudar de vez! A tecnologia de armazenamento em nuvem veio para ficar, trazendo muito mais segurança e agilidade para os processos empresariais.

Em todos os mercados do mundo, o armazenamento em nuvem tornou-se tornou uma realidade. É difícil ver grandes empresas que ainda apostam em servidores físicos, especialmente por conta da falta de segurança que essa estrutura oferece, em alguns casos.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como a tecnologia em nuvem pode ajudar o dia a dia do seu negócio, e como uma empresa como a TagPlus pode elevar o nível da sua organização. Confira abaixo!

O que é a nuvem e quais são seus benefícios?

Antes de falar sobre os benefícios do armazenamento em nuvem para as empresas, vamos explicar os principais pontos dessa tecnologia, com seus conceitos.

A tecnologia da nuvem é um modelo de armazenamento pela internet, que dispensa a necessidade das empresas criarem uma estrutura física de gestão de computação, os famosos servidores. 

Na nuvem, as empresas contam com um servidor de alta qualidade e disponibilidade, que pode ser acessado pela internet, em qualquer lugar.

Ou seja, direto da sua casa, você consegue acessar arquivos de trabalho importantes. Isso facilita bastante o dia a dia, especialmente para quem está trabalhando no regime remoto. Felizmente, não é só a comodidade da nuvem que impressiona. Existem diversos outros benefícios muito importantes, que vamos abordar abaixo. 

Redução de custos

O primeiro ponto que vamos abordar é a redução de custos proporcionada pelo armazenamento em nuvem. Antes, empresas de tecnologia gastavam muito dinheiro para manter estruturas como data centers e departamentos de Tecnologia da Informação (T.I).

Além de gastar com computadores e máquinas avançadas, as empresas precisavam contar com profissionais de suporte só para prestar serviços em casos de falhas no sistema. Hoje, não há mais a necessidade de fazer isso.

Com o armazenamento em nuvem, a empresa reduz custos físicos e operacionais. Ainda é possível trabalhar com um servidor de acordo com a demanda do negócio, ou seja, comprando mais espaço somente quando necessário.

Segurança de dados 

Os servidores na nuvem também oferecem mais segurança para os usuários. Eles são mais resistentes a invasões, tanto fisicamente quanto digitalmente, por contarem com uma estrutura integrada de Firewall e outros dispositivos de proteção.

Com isso, os dados sensíveis do seu negócio, e dos clientes, ficam mais protegidos, graças à estrutura gigantesca de armazenamento em nuvem oferecida pelas grandes empresas.

A segurança de dados é algo fundamental para qualquer empresa que presta serviços, independentemente do segmento. Ter uma estrutura mais segura de invasões é uma medida que melhora ainda mais o desempenho do seu negócio.

Agilidade e mudanças 

Outro ponto a favor do armazenamento em nuvem é a facilidade para atualizar e migrar de tecnologia. Em uma estrutura física, as empresas gastam tempo e dinheiro para mudar de servidor, por exemplo, ou realizar uma manutenção programada.

Era muito comum ver funcionários se mobilizando para carregar computadores e outros equipamentos em eventos de manutenção e ajuste

Com o armazenamento em nuvem, fica mais fácil e econômico atualizar a tecnologia. Até mesmo a migração de servidores se torna mais eficiente, com uma transferência de arquivos que gasta menos tempo.

Gerenciamento de recursos

O uso do armazenamento em nuvem também facilita a prestação de contas da sua empresa. Em uma estrutura física, fica mais difícil medir quanto está sendo gasto com cabos, computadores e funcionários, de uma forma geral.

Com a nuvem, você não só remove a confusão causada pelos itens físicos, mas conta com dados melhores e mais completos sobre cada processo interno da sua empresa.

Ou seja, facilita o gerenciamento de recursos, tanto financeiros quanto estratégicos. Além disso, é um modelo de armazenamento com escalabilidade, que pode crescer ou diminuir de acordo com a sua demanda diária.

Disponibilidade e sustentabilidade

As chances de um serviço de armazenamento por nuvem falhar são bem menores do que o modelo antigo, do servidor físico. Existem diversos backups e sistemas anti-falhas para garantir o funcionamento da sua operação.

Ou seja, é um método de armazenamento com maior disponibilidade, que não deixa os colaboradores na mão. Essa disponibilidade também gera mais sustentabilidade para os processos empresariais.

Com menos equipamentos físicos, a empresa está gastando menos recursos, que podem ser destinados para coisas melhores. Também gera uma economia de espaço e energia, que tornam seu negócio mais sustentável, mesmo que indiretamente. 

Leve mais tecnologia para o seu negócio!

Analisando todos os benefícios, a lição que fica é: não deixe de trazer as novas tecnologias para o seu negócio. Por mais que o custo inicial possa estudar, a médio e longo prazo, o investimento em ferramentas de otimização podem gerar resultados muito superiores ao que era feito antes.

Cada vez mais, as empresas focam menos em adquirir equipamentos de forma exagerada, focando em inteligência, análise estratégica e desenvolvimento sustentável. Hoje, menos é mais. O excesso de estruturas físicas pode gerar prejuízo para qualquer negócio.

Por isso, empresas como a Infoco Digital e a TagPlus são importantes. São elas que proporcionam mais ferramentas para que os negócios otimizem seus processos internos, poupando tempo e recursos para oferecer algo melhor aos clientes. 

Aqui na Infoco, você consegue obter certificados digitais de alta qualidade, com segurança e metodologia rápida. Sem sair de casa, por meio de videoconferência, você valida seu documento digital. Atualmente, contamos com os modelos e-CPF e e-CNPJ, em formatos A1 e A3.

Compre agora o seu certificado digital com condição especial!

A TagPlus é uma plataforma de gestão on-line integrada. Por meio do armazenamento em nuvem, você consegue controlar todos os dados do seu negócio, com segurança e praticidade. 

Por meio de um único sistema, você consegue gerenciar estoque, fluxo de caixa, armazenamento de dados e muito mais. Conheça a TagPlus!

Image by wirestock on Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias