Como usar a tecnologia para aumentar suas vendas em períodos sazonais

O uso da tecnologia, principalmente no varejo, só tende a aumentar, seja para suprir a exigência dos consumidores às marcas ou para fazer com que as marcas se adequem ao novo modelo de demanda.

Em datas comemorativas, o fluxo de pessoas nas lojas físicas aumenta significativamente e os varejistas são obrigados a adotar novas técnicas de gestão, além de investir em tecnologia e inovação de processos para garantir melhores experiencias de compra aos consumidores e aumentar a margem de lucro da empresa.

Veja a seguir as 3 principais reclamações dos consumidores e como solucioná-las utilizando as novidades tecnológicas já disponíveis em várias partes do mundo.

1. Falta de produtos nas prateleiras

Imagina que você foi ao mercado, na expectativa de encontrar um produto específico e se deparou com as prateleiras e gôndolas vazias. Qual sentimento te acometeu ao se deparar com isso? Raiva, decepção, vontade de comprar na concorrência?

Para evitar essa situação, os varejistas podem recorrer à dispositivos que detectam a ausência de produtos nas gôndolas, através de câmeras e sensores que identificam a retirada do produto da prateleira e automaticamente acionam a necessidade de reposição.

2. Vitrines e exposição de mercadorias

Dependendo do tipo de produto vendido na sua loja, é importante que haja segurança em relação aos itens. Produtos trancados em caixas ou colunas de vidro pode ser desinteressante ao consumidor, pois dessa maneira, ele(a) não consegue tocar o produto ou tem que pedir para algum(a) atendente o acesso ao produto. Esse tipo de situação pode atrapalhar a qualidade da experiência do consumidor dentro da sua loja.

Afim de evitar essa chata situação, é recomendado que os produtos trancados sejam etiquetados com sistemas antifurto, além do clássico e necessário sistema de câmeras internos.

3. Filas nos caixas

É no momento de concluir as compras que o cliente e o varejista conseguem ver o quão cheio está a loja. Se há muitas pessoas na frente, é possível que esse cliente desista de esperar e abdique de suas aquisições.

Mais uma vez, as câmeras internas de vídeo são perfeitas aliadas, pois permitem uma análise profunda de toda a situação. Diante dessa análise, é possível compreender o cliente e suas tomadas de decisões, e os pontos quentes e frios de movimentação e circulação da loja.

Conclusão

Como vimos, a tecnologia é uma importante aliada no comércio.
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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Publicitária Junior.

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