Tipos de estoque mais utilizados no varejo

O controle do estoque é, com toda a certeza, um dos principais pontos de uma gestão. É a partir de um controle eficiente que se consegue atender as demandas de um negócio, desde o planejamento de compras, agendamento com fornecedores e entregas dos produtos.

Os benefícios mais pontuais do controle de estoque giram em torno da qualidade e agilidade com que outros serviços co-dependentes da empresa são executados, além de reduzir significativamente custos processuais.

Tipos de estoque mais comuns

1. Estoque Consignado

É aquele estoque que não é propriamente dito da empresa, é de terceiros.

Exemplo: você tem uma marca de roupas e outra marca deixa alguns produtos para que seja vendido em sua loja. Os produtos ficarão expostos por tempo determinado ou até que sejam vendidos.

Essa prática é chamada de venda consignada.
O estoque consignado consiste naqueles produtos da outra marca, que enquanto estiveram sob seu domínio, também fizeram parte do seu estoque, por isso a designação.

2. Estoque de Antecipação

Também chamado de estoque sazonal, o estoque de Antecipação é aquele que só se mantem abastecido de “x” produto em determinadas épocas do ano.

O mais comum é que aconteça em datas comemorativas, como Dia dos Pais, das Mães, Natal, Páscoa, Carnaval e outras.

3. Estoque de Proteção

Também conhecido como estoque Isolador, esse tipo opera com uma margem de segurança de unidades a mais para caso ocorra algum erro de operação, como por exemplo, um atraso na entrega do fornecedor.

4. Estoque de Ciclo

Um dos tipos mais difíceis de gerenciar, o estoque de ciclo vive daqueles produtos que ganham notoriedade e depois caem no esquecimento.

É preciso muita atenção para a compra desses produtos para que não haja perda por excesso de estoque ou de venda por falta de mercadorias.

5. Dropshipping

Voltado para o e-commerce, o dropshipping é uma prática na qual a empresa não estoca nada.

Quando uma venda é efetivada pela loja, o produto sai do fornecedor diretamente ao consumidor, sem que a loja em questão se envolva no estoque.

6. Estoque Inativo

É aquele que não teve boa saída e “encalhou” no estoque.

Para fazer circular esses produtos, as lojas costumam fazer promoções em combos ou “leve 2, pague 1”.

Só é preciso atenção para não colocar preços muito abaixo do mercado e acabar prejudicando a imagem da sua empresa.

7. Estoque Regulador

Geralmente é utilizado por rede de filiais.

Consiste em ter um estoque central ou manter os produtos em “stand by” em uma loja para suprir necessidades de outras da rede.

8. Estoque de canal ou de trânsito

Diz respeito àqueles produtos que já foram comprados e estão sendo transportadas para sua empresa.

9. Estoque de Contingência

Muito utilizado por postos de gasolina, é aquele estoque que é mantido como garantia em situações de possíveis falhas na distribuição e entrega do produto.

É uma estratégia para se manter ativo no mercado enquanto outros do mesmo segmento deixam de operar.

Conclusão

Para facilitar o trabalho do controle de estoque, o ideal é contar com um sistema de gestão comercial mais completo, de preferência um ERP voltado para o varejista.

Dessa forma, todos os setores da sua empresa estarão sob controle: o de logística, financeiro, estoque, emissão de notas fiscais, controle de funcionários, relatórios e outras funções essenciais para um ótimo funcionamento.

O sistema TagPlus oferece essas funções e muitas outras.
Entre em contato para maiores informações!

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias