Como ganhar dinheiro na internet: 14 dicas para aplicar agora mesmo

Autonomia, flexibilidade de horário, liberdade geográfica e busca por qualidade de vida: fatores que têm motivado muitas pessoas a procurarem formas de como ganhar dinheiro na internet.

O surgimento de possibilidades voltadas à nova forma de trabalho fez com que profissionais repensassem suas carreiras e se dedicassem ao empreendedorismo digital. 

Para saber a área que mais combina com você, é necessário identificar suas habilidades, definir objetivos e ter clareza sobre quais temas despertam mais vontade de estudar e se aprofundar. Afinal, hoje, para se manter no mercado, é necessário estar em constante aprendizado.

A vantagem de empreender no ambiente digital é que, em muitos casos, não é necessário grande investimento inicial, alto nível de experiência ou produtos físicos. E são essas formas que vamos mostrar para você a seguir. Acompanhe!

Como começar a ganhar dinheiro online agora

Para aumentar sua base de clientes e ter sucesso em um negócio digital, é necessário dedicação — tanto na profissionalização como na divulgação do trabalho.

Para isso, separamos dicas a fim de ajudar você a dar o passo inicial:

  • aproveite sua formação acadêmica ou uma habilidade desenvolvida;
  • utilize o próprio ambiente digital (redes sociais e blogs, por exemplo) para divulgar o seu trabalho, apresentar portfólio, cases de sucesso e depoimentos de clientes;
  • busque cursos e mentorias para se qualificar mais;
  • pesquise como os seus concorrentes estão trabalhando.

14 formas de fazer renda extra na internet

Muitas pessoas têm medo de confiar em certas formas de ganhar dinheiro, visto que, na internet, há muitas pessoas mal-intencionadas que fazem ofertas tentadoras, porém enganosas.

Por isso, antes de começar, atente a alguns pontos:

  • desconfie de qualquer proposta que se venda como um ganho de dinheiro fácil;
  • pesquise sobre as plataformas que pretende utilizar;
  • caso seja por intermédio de uma empresa, busque por informações, a exemplo de depoimentos de clientes e de outros parceiros; 
  • tenha conhecimento profundo a respeito do produto que deseja vender. 

Por aqui, separamos as formas mais seguras de como ganhar dinheiro na internet. Veja a seguir.

1. Dê aulas online

Atualmente, existem várias plataformas para oferecer aulas online, como Preply e Italki, voltadas a idiomas. Mas você também pode utilizar Zoom ou Skype para ensinar de forma independente. Se você tem essa habilidade e conhecimento para compartilhar, pode iniciar hoje mesmo.

2. Venda por dropshipping 

No dropshipping, você possui uma loja virtual sem investir em estoque, o que reduz drasticamente custos. A responsabilidade do vendedor fica no operacional da loja virtual, sendo a estocagem e a entrega responsabilidade do fornecedor.

3. Venda software online

Se você tem interesse por tecnologia, essa área é perfeita: aposte na venda de software. Muitas empresas trabalham com programa de parcerias no qual você pode garantir uma comissão por cada venda.

Aqui, por exemplo, temos o programa de parcerias da TagPlus, que funciona de forma bem simples. Basta realizar um cadastro, que um de nossos consultores entrará em contato com você para formalizar a parceria. 

4. Participe de programas de afiliados

Em programas de afiliados, você tem um link personalizado que encaminha para alguma solução. Com ele em mãos, trabalha na divulgação e cada venda se converte em comissão, sendo também uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet

Se tem habilidade com redes sociais e/ou tráfego pago, dá para potencializar as vendas realizando uma divulgação mais técnica e profissional. 

Caso já ofereça uma solução e exista algum produto ou serviço que o complementa, aproveite para ampliar seus ganhos mostrando-o à sua base de clientes. Por exemplo, se você prestar serviços como designer, ofereça aos seus clientes um curso sobre gestão de mídias sociais utilizando um link de afiliado. 

5. Trabalhe como freelancer

Várias áreas contemplam o trabalho freelancer:

  • designer;
  • redator;
  • revisor;
  • programador;
  • ilustrador;
  • web designer;
  • gestor de tráfego;
  • editor de vídeo;
  • assistente virtual. 

Se você tem formação e/ou habilidade para alguma dessas áreas, pode encontrar clientes por meio das plataformas que conectam prestadores de serviços a clientes. Algumas delas são: LinkedIn para freelancers, Workana, 99Freelas, entre outros.

6. Preste consultorias

Domina muito bem um assunto? Você pode prestar consultorias e mentorias para pessoas que gostariam de se desenvolver neste campo. Dependendo da sua área de atuação, tudo pode ser feito de forma online, por meio de plataformas de comunicação.

7. Venda o que não usa mais

Já pensou em pegar o que não usa mais e colocar para vender na internet? Atualmente, você pode fazer isso de forma simples e gratuita pelo Instagram, marketplaces do Facebook ou OLX. Se você não se importa de pagar uma taxa pelas suas vendas, também pode utilizar o site Enjoei

Essa é uma forma muito prática de ganhar um dinheiro extra e organizar as coisas em casa. Eletrônicos, livros e roupas têm ótima saída.

8. Crie conteúdo para web

Atualmente, muitas pessoas e empresas precisam criar conteúdos para internet, mas não apresentam tempo ou habilidade para desenvolver esse tipo de trabalho. Nesse momento, entram os criadores de conteúdo digitais.

O formato pode ser em texto, vídeo ou fotografia, dependendo da sua aptidão. Monte um portfólio e apresente suas ideias para quem precisa.

9. Venda fotografias ou vídeos

Fotógrafos ou videomakers profissionais podem colocar sua criação em bancos de imagens para venda. Cada vez que alguém credita seu material, você será pago. Se investir em portfólio com os temas mais usuais do momento, é possível aumentar mais os lucros.

10. Venda produtos artesanais

Se tem habilidade para realizar trabalhos manuais, pode investir nesse campo. Além das vendas por redes sociais, utilize plataformas como a da Elo7. Nesse caso, é importante ter muitas fotos e uma descrição completa, para valorizar o produto e gerar confiança nos clientes.

11. Utilize marketplaces

Vender produtos por plataformas de marketplace é uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet. Esse tipo de plataforma exclui a necessidade de criação de uma loja virtual e aumenta as chances de divulgação, já que os marketplaces já trabalham o seu próprio marketing.

O custo pode variar, sendo a taxa sobre venda ou pagamento extra para que seus produtos tenham preferência de visualização nas buscas.

12. Crie um curso

Unir toda a sua expertise em um curso online pode render uma grana extra. Atualmente, existem plataformas nas quais você consegue hospedar o seu curso e ser encontrado com facilidade, como Eduzz e Hotmart.

13. Produza livros e/ou e-books

Se você tem ótima habilidade na escrita, pode investir na criação independente de livros ou e-books. É possível hospedar a sua criação em um site ou até mesmo utilizar plataformas mais famosas, como a do Kindle Direct Publishing

14. Responda a pesquisas online

Existem algumas plataformas que pagam você para responder a pesquisas, como Toluna, LifePoints e Qualibest. Dificilmente conseguirá manter esse trabalho como fonte de renda, mas funciona bem para quem gostaria de garantir um extra.

Não existe forma simples de ganhar dinheiro na internet: para todos os trabalhos, é necessário muito estudo e dedicação. Por isso, busque sempre formas de se aprimorar e utilize ferramentas da internet para se aproximar do seu público.

Se é uma pessoa apaixonada por tecnologia e gostaria de oferecer a solução completa de gestão para micro e pequenas empresas, aposte no programa de parcerias da TagPlus. Uma forma segura de ganhar dinheiro com um produto de qualidade. Saiba mais sobre o programa de parceria TagPlus e inscreva-se!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Deixe o seu Comentário

Categorias