O que é SKU e qual a importância para organizar o estoque?

O SKU é a sigla de Stock Keeping Units, que significa Unidade de Manutenção de Estoque, em português. Também conhecido como o CPF do produto, o SKU é uma referência identificadora de produtos que estão armazenados no seu estoque. Ou seja, ele representa um código, composto por uma sequência de caracteres, que identifica cada produto. 

Como um dos maiores desafios de um e-commerce é manter o estoque atualizado e controlado, o primeiro passo para garantir o sucesso em vendas é encontrar formas para organizá-lo de maneira eficiente e prática. Por isso, compreender o que é SKU se torna essencial e faz toda diferença na organização da sua loja.

E vamos relembrar que o Mercado Livre começou em 2019 a utilização do código SKU nos produtos anunciados no marketplace — o que ajuda muito no posicionamento de seus anúncios. Mas muitos vendedores ainda não sabem o que SKU significa e qual sua real funcionalidade — e você não quer que isso prejudique o crescimento das suas vendas, não é mesmo?

O que é SKU e para que ele serve?

O SKU é o código que identifica cada item armazenado no seu estoque, separando-os de acordo com características particulares, como tamanho, peso, cor, forma, fabricante, termos de garantia e quantidade.

Utilizados principalmente para organizar produtos em uma loja virtual, os SKUs atendem a três funções básicas: estoque, logística de armazenamento e especificação do item. Dessa forma, a identificação de produtos pelo código SKU tem como objetivo facilitar o gerenciamento, a localização e o fluxo de produtos no estoque.

Ainda, podemos dizer que o SKU é responsável por agilizar o processo de armazenamento e separação do produto vendido, devido à identificação das características descritas no código, além de auxiliar no controle diário do estoque da sua empresa. 

O SKU é utilizado por marketplaces, lojas virtuais, plataformas de e-commerce, armazéns ou qualquer tipo de negócio que queira organizar o estoque de maneira eficiente.

Qual a diferença entre o SKU e o código de barras?

O SKU não pode ser confundido com o código de barras. Ao contrário do código de barras, por exemplo, que não conseguimos ler, o SKU pode ser identificado por qualquer um de maneira simples e lógica. Não é necessário um leitor específico para alguém identificar a qual produto o SKU se refere. 

Em muitos casos, empresas utilizam os dois tipos de identificação. No processo interno, por exemplo, o SKU pode ser adotado como maneira principal de identificação, já que será usado pelos seus funcionários internos de estoque. Para o setor de vendas, pode-se manter o uso do código de barras integrado ao SKU.

Veja como criar o SKU no sistema TagPlus 

Ao acessar o menu ‘Gerenciar Produtos’ dentro do seu TagPlus para realizar o cadastramento de um novo produto, você vai encontrar o campo de Código Interno que é o campo onde você cria seu SKU.  

Onde o SKU deve ser utilizado?

O SKU pode ser utilizado em:

  • Lojas virtuais: cada um dos seus produtos terá uma identificação, fazendo com que você tenha o controle de qual produto está sendo vendido. Ao utilizar o SKU nos seus produtos, você poupa problemas no controle do seu estoque e pedidos, impedindo que cheguem produtos errados para seus clientes;
  • Marketplace: seguindo o exemplo da loja virtual, dentro dos marketplaces é interessante que você tenha seus SKUs cadastrados. Afinal, como foi citado lá no início do texto, o Mercado Livre passou a usar o SKU dos produtos anunciados. Além disso, recentemente ele passou a priorizar os anúncios de produtos com atributos definidos — ou seja, mais uma vantagem para você deixar seus anúncios bem posicionados nas buscas.

Por que usar o SKU no estoque do seu e-commerce?

Existem diversos benefícios para o controle do estoque com a utilização do SKU. Confira a seguir alguns deles!

Organização aperfeiçoada

Essa é uma das maiores vantagens de utilizar o SKU. Os itens são classificados com maior praticidade, e a disposição física dos produtos tem uma grande melhora, uma vez que se torna possível organizá-los por meio de vários tipos de classificações. Além disso, o código facilita o trabalho da área de Logística. 

Comunicação clara e objetiva

O SKU facilita a comunicação, ajudando na identificação das características dos produtos pelos códigos. Qualquer pessoa consegue perceber e entender o que eles significam — diferentemente de uma combinação de números sem objetivos definidos. 

Integração com ERPs

A facilidade de integração com outros sistemas também é outro benefício importante, entres eles sistemas de gestão como ERPs, o que ainda facilita o gerenciamento dos dados. 

Busca ágil dos produtos

Encontrar produtos com o SKU é muito mais fácil. No estoque, as prateleiras de produtos iguais, mas com variações de cores, se tornam um jogo de quebra-cabeça quando não são classificadas com o SKU. Sem a classificação específica correspondente, o vendedor teria o retrabalho de conferir produto por produto para garantir a cor desejada. 

Produtividade alta

Com a maior organização do estoque, o aumento da produtividade é um ponto garantido. Tarefas como localizar produtos na prateleira se tornam mais simples e rápidas para funcionários, contribuindo para que a reposição seja feita corretamente quando necessária, sem deixar com que o desfalque de produtos aconteça. 

Como você conferiu neste post, o SKU é uma funcionalidade importante para que sua organização interna não tenha erros e para que você aumente suas vendas. Assim, entender o que é SKU e como utilizá-lo, o ajuda a ter um gerenciamento eficiente no seu negócio.

Então, aproveite os benefícios oferecidos, faça as integrações necessárias entre sistemas e aumente sua produtividade e agilidade na identificação dos lotes. 

Gostou deste post? Agora, você já sabe 100% o que é SKU? Aproveite e acesse as nossas redes sociais para receber mais dicas legais como esta. A TagPlus está presente no Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Publicitaria e Designer, atua no mercado de comunicação visual a 6 anos, experiente no desenvolvimento de storytelling, projeção comunicacional, mídia e propagação mercadológica. Na TagPlus é responsável pela formatação das estratégias de comunicação empresarial. - Departamento de Marketing.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias

BlackFriday TagPlus BlackFriday TagPlus