Ruptura de estoque: saiba como evitar

O gerenciamento adequado dos produtos no depósito é um dos principais desafios de qualquer comércio. Evitar a ruptura de estoque é essencial para que a sua loja não perca vendas, nem comprometa uma boa reputação no mercado.

Por isso, entender o conceito de ruptura de estoque é indispensável para que a sua empresa tenha um equilíbrio de produtos disponíveis. Neste post, falaremos um pouco mais sobre isso, as suas causas e como contornar o problema. Boa leitura!

O que é ruptura de estoque? 

A ruptura de estoque nada mais é do que a falta de um ou mais produtos em suas prateleiras. Caso um consumidor vá até o seu estabelecimento — ou acesse o site — e não encontre a mercadoria de que precisa, temos um exemplo de ruptura.

Essa falta do produto é especialmente perigosa se a mercadoria for uma das mais vendidas do negócio. Isso porque o cliente pode se encaminhar a um concorrente e nunca mais voltar.

Falaremos detalhadamente das causas do problema no próximo tópico, mas já é bom adiantar que ela não ocorre apenas por um alto número de vendas, o que seria um fato até lisonjeiro para o negócio.

A ruptura do estoque também ocorre devido a falhas no gerenciamento. Em lojas físicas, por exemplo, trabalhadores pouco qualificados podem demorar a repor o produto nas gôndolas, inviabilizando novas compras.

Quais são as principais causas da ruptura de estoque?

A ruptura do estoque causa prejuízos para o negócio, já que a empresa deixa de vender quando o cliente não encontra o produto que quer. Nem adianta tentar explicações do tipo “temos, mas está no depósito”, porque o consumidor sairá decepcionado do mesmo modo.

Além disso, fatores externos podem ocasionar o problema, como a sazonalidade do produto e uma alta demanda. Vamos conhecer outras causas.

Falta de planejamento 

Quando não há um planejamento bem-feito, surgirem problemas no estoque é questão de tempo. Trabalhadores pouco qualificados ou a falta de uma política de reposição são os principais culpados aqui.

Além disso, pode ocorrer de o gestor não conseguir prever de maneira correta a demanda. Isso pode ser resolvido com a adoção de uma solução digital que agilize esse diagnóstico.

Falta de organização do estoque

Sem um controle de estoque e um sistema integrado para organizá-lo, fica cada vez mais difícil entender o lugar certo de cada produto. Caso exista a dificuldade de encontrá-los nos depósitos, o estabelecimento chega ao ponto de ruptura de estoque — já que a reposição se torna mais lenta.

Má gestão de compras

A má gestão de compras, causada por ruídos na comunicação com os fornecedores, também leva à falta de produtos no estoque e, consequentemente, no ponto de venda.

Furtos dentro do estabelecimento

Você se surpreende constantemente com os números dos produtos no estoque? Não consegue explicar o porquê de algumas mercadorias terem simplesmente sumido? Bom, uma das explicações pode ser a ocorrência de furtos dentro da sua empresa.

Eles afetam as compras da empresa, já que a demanda terá de ser revista constantemente. Do mesmo modo, aquela sensação de que um produto específico está vendendo muito pode ser mera ilusão: o que pode estar acontecendo é o furto frequente daquela mercadoria.

Como calcular o índice de ruptura de estoque?

Não existe uma única fórmula, mas a maneira mais simples de calcular o índice de ruptura de estoque pode ser representada assim:

Índice de Ruptura = (Itens em falta / Total de produtos da loja) x 100

Digamos que você tenha uma empresa de produtos de informática que venda um total de 50 produtos diferentes. Ao estudar o seu estoque, você descobre que 12 dessas 50 mercadorias estão indisponíveis no momento.

De acordo com a nossa fórmula, o cálculo será o seguinte:

Índice de Ruptura = (Itens em falta / Total de produtos da loja) x 100

IR = (12/50) x 100

IR = 0,24 x 100

Índice de Ruptura = 24%

Com o cálculo, fica mais fácil entender o giro dos seus produtos. O índice de 24% é considerável, e esse resultado pode ser bastante perigoso se os itens indisponíveis são aqueles que mais vendem — os “carros-chefes” do negócio.

Por isso, para entender se o número está aceitável ou não, leve em conta a porcentagem de indisponibilidade e quais produtos estão faltando. Um índice de 24%, mas que leve em conta apenas mercadorias que vendem pouco, não é tão danoso assim em relação ao exemplo do parágrafo anterior.

Como evitar a ruptura de estoque?

Agora, mostraremos as ações práticas para evitar a ruptura efetiva de estoque dentro do negócio.

Conheça os consumidores

Conhecer os seus clientes e o comportamento dessas pessoas é uma maneira eficiente de mitigar a ruptura. Afinal, com informações sobre eles, você saberá exatamente quais produtos são os mais vendidos e se antecipará às necessidades.

Por isso, é importante contar com uma tecnologia que registre as vendas de maneira otimizada e ajude os gestores a traçar tendências de consumo de acordo com a análise de determinadas épocas, por exemplo.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Com um bom relacionamento com os fornecedores, o planejamento da compra de mercadoria será mais preciso. Além disso, softwares de gestão são importantes para agendar as compras de produtos de acordo com a demanda.

Identifique os produtos de alto giro

Os produtos que mais vendem, os “carros-chefes” do seu negócio, têm prioridade na hora da reposição. Afinal, será a falta deles que vai irritar o maior número de clientes, que poderão buscar uma nova loja — e nunca mais voltar.

Isso evita que você faça compras desordenadas, adquirindo muitas unidades de produtos que já estejam encalhados em seu depósito. Utilize uma plataforma de vendas para fazer o agendamento da reposição desses itens.

Planeje bem as promoções

As suas promoções devem estar alinhadas ao controle de giro de produtos em seu estoque. Por isso, nada de prometer a oferta irrecusável de uma mercadoria que você não consegue garantir unidades suficientes para atender à demanda.

A dica é planejar promoções de maneira equilibrada e apenas depois de checar o seu estoque e a capacidade dos fornecedores para repor os produtos. Do mesmo modo, estude as suas vendas para ver as mercadorias que mais vendem de acordo com a sazonalidade.

Por que investir em controle de estoque?

Muitas vezes, os produtos faltam e a empresa perde vendas, entregando clientes para os concorrentes. Do mesmo modo, a falta de controle de estoque dificulta a identificação de furtos de mercadorias e outras falhas que causem indisponibilidade de produtos.

Para ter um bom controle de estoque, nada melhor do que contar com uma tecnologia que seja adaptada a diferentes tipos de comércio. Essa gestão é uma das principais funcionalidades do TagPlus.

Com ele, a gestão do seu estoque é simplificada. Você poderá cadastrar os seus produtos, a quantidade de itens e, a cada venda, ter os números atualizados para que você tenha certeza de quantas unidades ainda têm — e se é o momento de pedir novos materiais aos fornecedores.

Como vimos no artigo, a ruptura de estoque é um problema que assola diversas empresas. Afinal, o planejamento inadequado, a falta de controle dos itens disponíveis e de uma tecnologia que facilite esse controle são problemas que podem comprometer qualquer negócio.

Quer complementar a sua leitura? Então, entenda como realizar um controle de estoque eficiente!

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