4 estratégias para reposição de estoque para sua empresa

“Tem, mas acabou”. Sem boas práticas de gerenciamento de estoque e um sistema que dê conta da demanda em sua empresa, é essa resposta que os colaboradores terão de dar para os clientes quando eles perguntarem por certos produtos. E, provavelmente, os consumidores não gostarão de ouvir ou ler isso!

A boa notícia é que é possível fazer uma reposição de estoque ágil, alinhando boas práticas de gestão e o uso de um sistema que ajude a mapear os produtos que devem receber novas unidades. Neste post, falaremos da importância de manter os seus depósitos bem abastecidos, como fazer isso e qual é a melhor solução digital do mercado. Boa leitura!

O que é reposição de estoque? 

A reposição de estoque é um procedimento comum em empresas que têm de lidar com o abastecimento de produtos ou matérias-primas. Nesse sentido, trata-se da restituição de novos materiais no depósito da companhia, principalmente quando falamos das mercadorias para clientes finais.

Quando essa reposição é falha, ou simplesmente ausente, a empresa perde clientes e tem a sua reputação comprometida no mercado. Além disso, ela perde consumidores para os concorrentes, já que uma pessoa simplesmente tentará um novo produto e outro lugar — e talvez nem volte.

Também podemos citar o apelo visual: gôndolas e estantes cheias fazem com que os clientes se abasteçam rapidamente e tornem a jornada de compra mais ágil. Se eles tivessem de esperar para que um colaborador fosse ao depósito toda vez que a mercadoria faltasse, muitos desistiriam da transação.

Quais são os tipos de reposição de estoque?

Existem dois tipos principais de reposição que influenciam as práticas para manter os produtos sempre com bom estoque. Vamos conhecê-los.

Reposição contínua

O reabastecimento é conhecido como contínuo quando há uma maior rotatividade de mercadorias e baixo estoque. Assim, as empresas mantêm menos produtos em seu depósito, o que faz com que ela precisa comprar em um fluxo acelerado e em menores quantidades.

Nesse caso, enquadram-se as pequenas empresas e negócios on-line tocados por uma ou poucas pessoas, por exemplo. Os gastos com estoque são menores, mas é preciso ter fornecedores ágeis para não deixar faltar nada.

Reposição periódica

Já a reposição periódica é feita de acordo com a demanda. Embora eficiente, essa estratégia pode ser arriscada quando houver picos repentinos de procura, como em datas comemorativas.

No entanto, com um bom sistema de gestão que faça esse gerenciamento de estoque, o planejamento pode ser conduzido pelos gestores de forma adequada.

Como fazer a reposição de estoque?

Agora, mostraremos as principais dicas para manter uma reposição de estoque de alto nível.

1. Analise a rotatividade das mercadorias

Quando você notar que é preciso repor produtos, preste atenção a alguns pontos, como o histórico de vendas da empresa, que deve ser estudado cuidadosamente. Outro ponto é a demanda de cada mercadoria nos períodos em que você analisar.

Essa análise também ajuda a entender quais produtos devem ser priorizados, como no caso daqueles que vendem muito e que tornam a empresa uma referência no mercado. Essas mercadorias não podem faltar, já que a procura é maior.

2. Realize a previsão de demanda

Com uma análise do histórico de vendas das mercadorias do seu estoque será possível identificar padrões e tendências. Com isso, você realizará uma projeção futura da demanda a partir do entendimento dos produtos mais e menos vendidos.

Na previsão de demanda, também é preciso considerar períodos sazonais e datas comemorativas. Lojas de presentes, por exemplo, estarão sobrecarregadas no Natal, no Dia das Mães, dos Pais, entre outros.

Por isso, estudar o histórico de vendas e manter uma boa negociação com os fornecedores é essencial para ter o que os clientes querem! Também é importante contar com uma solução digital que ajude nesse mapeamento — falaremos dela ao final do texto.

3. Estude a frequência necessária de reposição

Além da demanda de produtos vendidos, você também deve estabelecer a frequência necessária para repor. Ela depende do volume de vendas feitas. Assim, caso você feche muitos negócios em determinado período, basta se antecipar em relação a ele no ano seguinte.

Essa antecipação é importante para mapear as suas necessidades e se preparar com os fornecedores. Já no caso de negócios que apresentam variações maiores de demanda de um mês para o outro, esse relacionamento com os parceiros se torna ainda mais importante.

Por isso, verifique a possibilidade de fechar parcerias com os fornecedores, de modo que a sua empresa seja uma prioridade para eles. Nesse caso, você não evitará problemas em garantir uma reposição frequente.

4. Use a tecnologia

Hoje, é muito importante contar com uma tecnologia que otimize o trabalho do gestor. Por isso, nada de registrar tudo no caderninho, que é um método que exige muito trabalho e, caso as suas anotações sejam perdidas, o planejamento também irá por água abaixo.

Um bom sistema de gerenciamento de estoque fornece informações atualizadas, em tempo real, e gera relatórios sobre os produtos de maneira automatizada. Assim, será possível ficar atento a um possível estoque mínimo, por exemplo, que exige uma reposição veloz.

Por que investir no controle de estoque automatizado?

Já que falamos da tecnologia, nada melhor do que contar com uma solução já consolidada no mercado. O sistema da TagPlus, entre muitas funcionalidades, também proporciona a gestão otimizada de estoques.

Nesse sistema, você poderá cadastrar todos os seus produtos, assim como a quantidade de itens. Esses dados serão atualizados de forma automática a cada venda feita. Com isso, você conseguirá controlar de maneira ágil e intuitiva as unidades restantes de cada mercadoria e definir o momento certo para a reposição.

Como se não bastasse, o programa para controle de estoque da Tag Plus também fornece diversos diferenciais para que você realize o seu controle de vendas de forma prática. Afinal, ele é capaz de se integrar aos outros setores da empresa, o que garante o alinhamento das áreas — tudo isso baseado em dados concretos.

O sistema da TagPlus é totalmente on-line, com a facilidade de poder acessá-lo de qualquer lugar. Basta uma conexão à internet para você desfrutar de um sistema único, capaz de automatizar os processos manuais de estoque.

Como vimos no artigo, a reposição de estoque é crucial para as empresas. Afinal, ninguém quer ficar com gôndolas vazias ou oferecer mercadorias no site que, na prática, não estão disponíveis para os clientes. Nesse sentido, contar com a tecnologia ajuda a realizar todo esse mapeamento e tomar as decisões necessárias.

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