Marketplace: seu shopping virtual!

O crescente investimento em tecnologias mundo afora, fez com que algumas pessoas enxergassem diferentes modelos de plataformas virtuais. Com isso, surgiu a expressão Marketplace e o E-commerce. Ambos representam modelos distintos de negócio, apesar de fazerem parte do mesmo nicho mercadológico.

As diferenças entre eles será tema do próximo texto do blog.
Fique ligado!

O que é um marketplace?

Marketplace é como se fosse um shopping virtual. Trata-se de uma plataforma de vendas que reúne diversas marcas em um só lugar, com o intuito de facilitar a procura do produto com melhor preço de mercado.

Vantagens

Visibilidade/ Investimento

Uma das maiores vantagens de se ter um marketplace como modelo de negócio é a visibilidade. Por se tratar de uma plataforma que reúne várias marcas, o número de acesso e alcance é muito alto. Além disso, as lojas ganham exposição e tráfego, resultando no aumento de vendas.

Investimento

Já que as propagandas são feitas pelos donos do marketplace no qual sua loja está inserida, elimina-se a necessidade de investimento em marketing para divulgação.

Aumento das vendas

Essas plataformas de comércio online possuem uma audiência altíssima de potenciais compradores, o que faz com que sempre tenha novos clientes realmente interessados em seus produtos.

Confiança

Se sua marca está inserida em um e-commerce reconhecido no mercado digital, com certeza gera maior confiança e credibilidade aos consumidores, pois subentende que seus produtos são de qualidade superior.

Desvantagens

Concorrentes

Devido ao número de concorrentes que vendem o mesmo produto e no mesmo espaço, seus preços tem que ser atraentes e justos aos olhos do consumidor.

Divulgação

O que por um lado é considerado vantagem, por outro é desvantagem.
O lado positivo é que as lojas não precisam se preocupar com investimento para anúncios. O lado negativo é ausência do poder de escolha das campanhas, já que são feitas por outras pessoas.

Conclusão

Para saber se sua empresa cabe no modelo de marketplace, o melhor a se fazer é conhecer profundamente seu público alvo, seu nicho de mercado e seus produtos. 

Sites reconhecidos no mercado, como Submarino e Lojas Americanas, trabalham com esse modelo de negócio, que como vimos, reúne no mesmo espaço, vários lojistas com diferentes ofertas de seus produtos.

Os clientes TagPlus podem usufruir da integração com o marketplace do Mercado Livre através do Mega MarketPlace, entre em contato e confira!





Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias