Expedição de produtos: os principais erros e como evitá-los

A expedição de produtos é uma etapa extremamente importante dentro da cadeia de distribuição. Os erros cometidos aqui costumam prejudicar a imagem da empresa, além de ser uma perda de tempo e um prejuízo financeiro.

Veja abaixo os principais erros cometidos no processo de recebimento e expedição de produtos, e como evitá-los.

Principais erros e como evitá-los

Não padronizar uma picking list

Picking list é a listagem de pedidos a serem separados, emitido por sistemas ERP. A atividade de picking é a de separar e preparar para o envio os pedidos dos clientes.

O processo funciona assim:

O operador recebe o pedido no formato de lista, contendo todos os itens solicitados e suas respectivas quantidades. Após a separação dos itens, é hora de realizar a alocação nas embalagens correspondentes. Essa etapa merece atenção dobrada para que seja feita a coleta completa dos pedidos e encaminhado até a área de expedição, onde é feito a conferência e preparação do transporte. Para acompanhar a carga são emitidos os documentos fiscais de transporte, e assim, iniciar a entrega dos produtos.

Os erros que podem ocorrer e comprometer toda a operação, são:

  • Separação de produtos e quantidades erradas;
  • Troca de dados dos clientes;
  • Esquecimento ou perda de itens;
  • Itens vencidos.

Como evitar esses erros:

Padronizar a packing list com as informações necessárias para manter o processo alinhado e ganhar tempo, tais como o nome do produto, descrição, quantidade, pedo, código de barras, etc.

Embalagem descuidada

Pacotes frágeis podem sofrer danos durante o transporte e danificar o produto. Por isso a importância de acomodar os produtos em caixas firmes e de tamanho adequado.

Os espaços vazios na embalagem devem ser preenchidos com plástico bolha ou papel amassado. As caixas e envelopes devem ser lacrados, adequadamente identificados e acompanhados da nota fiscal.

Armazenamento incorreto

Aqui duas coisas devem ser levadas em consideração: o layout e os equipamentos.

Um layout organizado ajuda a ter um maior controle do estoque, e consequentemente, vai evitar problemas operacionais. Conheça a rotatividade dos produtos e organize-os de maneira que os produtos que mais tem saída fiquem mais visíveis, e os sazonais, em outra área do seu armazém, por exemplo.

Os equipamentos como esteiras, carros pallet shuttle, aprimoram a entrada e saída de produtos, contribuem para a fácil localização dos itens, além de colaborar para uma otimização do espaço físico.

Carro pallet shuttle

Veículo insuficiente

A escolha do veículo para o transporte das encomendas é tão importante quanto o processo de picking list e embalagem dos produtos.

Não adianta ter um grande volume de entregar e apenas um caminhãozinho, porque não será suficiente. Para que as encomendas cheguem corretamente e na data prevista, é necessário ter o conhecimento do dimensionamento da frota.

É preciso pensar na capacidade do caminhão, no número de viagens, no fluxo de demandas e no planejamento das rotas, para assim, evitar gastos desnecessários.

Não ter um sistema ERP

Um ERP é um software capaz de integrar todos os dados de uma organização em um sistema unificado, armazenando e automatizando todas as informações de modo simples e de fácil acesso.

Dessa forma, com o uso de um sistema de gestão, todos os setores da empresa ficam concentrados dentro de um único lugar. Uma das maiores vantagens do ERP é o poder de integração com outras plataformas e programas que visam facilitar e agilizar o dia a dia das empresas, como é o exemplo da TagPlus.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias