Funcionamento e importância do centro de distribuição na logística

Conseguir fazer um controle de vendas e estoque por meio da mesma ferramenta nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando a sua empresa demanda uma estrutura um pouco mais robusta, como um centro de distribuição logística. Porém, sempre existem maneiras de otimizar os processos e conquistar bons resultados.

Neste post, você poderá conferir qual é a função de um centro de distribuição logística, como funciona esse mecanismo, suas vantagens e desafios. Por isso, não deixe de acompanhar o conteúdo até o final e aproveitar os insights gerados. Boa leitura!

O que é e qual é a função de um centro de distribuição?

Um centro de distribuição (CD) é um espaço físico de uma empresa utilizado basicamente para recebimento, armazenamento e despacho de produtos. Ele é fundamental para a cadeia de suprimentos, e a eficiência da sua operação determina o sucesso da maior parte da logística de um negócio.

O CD cuida de, basicamente, cinco processos que são fundamentais ao deslocamento de produtos em uma empresa, o que inclui o seu recebimento, a sua movimentação interna, o armazenamento, a separação e, finalmente, a expedição. Cada uma dessas etapas tem atividades específicas:

  • recebimento — é realizado quando uma mercadoria chega à empresa, é descarregada e precisa ter sua documentação conferida;
  • movimentação — é a primeira organização dos itens conforme suas ordens de compra, depois de estarem nas docas (podendo ir para o destinatário ou para o armazenamento);
  • armazenamento — é a etapa de alocar todos os itens no galpão conforme sua categoria até que sejam retirados para distribuição;
  • separação — é a fase de organização e de conferência dos itens, sempre conforme a sua documentação, fazendo com que eles sejam devidamente despachados dentro do prazo;
  • expedição — é o fechamento do ciclo, quando os produtos são encaminhados para os transportes que os levarão até o cliente final, seja dentro ou fora da empresa, incluindo a emissão de notas.

Como funciona um centro de distribuição logística?

Na prática, o funcionamento de um centro de distribuição logística costuma ser bem movimentado. As mercadorias chegam e saem o tempo todo, o que significa que elas também estão tramitando pelas outras etapas do CD.

É sempre fundamental que os colaboradores estejam conferindo os documentos, tanto no recebimento quanto na expedição dos produtos. A eficiência desse processo é crucial para garantir que não haja a ruptura de estoque e faltem mercadorias na loja, ou para assegurar que o cliente receba suas compras dentro do prazo estipulado.

Como você deve prever, uma boa organização desse setor pode ser determinante para o sucesso do negócio. Por isso, ele precisa ser pensado estrategicamente em função de localização, espaço físico, veículos disponíveis, softwares de gestão e assim por diante.

Quais são as principais vantagens de um CD?

Trabalhar com um centro de distribuição próprio permite que o negócio tenha mais controle das suas operações logísticas. Isso gera vantagens importantes, como as que você verá a seguir. Acompanhe!

Centralização de estoque

O primeiro grande benefício de um CD próprio é que ele centraliza e facilita o controle de estoque de uma empresa. Todas as unidades e filiais do negócio encaminham seus itens para esse centro, que vai recebê-los, catalogá-los e fazer sua distribuição da forma mais eficiente e ágil possível, ganhando tempo e economizando recursos.

Controle sobre processos

A próxima vantagem é a centralização de processos, já que estes ficam registrados pelos sistemas e, consequentemente, se tornam mais fáceis de serem gerenciados pelo responsável pela logística ou por setores de vendas específicos. Isso pode contribuir para decisões mais estratégicas e até para a redução de custos.

Gestão da sazonalidade

Com a gestão unificada de estoques e de logística, a empresa tem mais autonomia para controlar as oscilações de sazonalidade. Quando ela centraliza os itens, consegue fazer a distribuição eficiente das mercadorias de acordo com as demandas, sem deixar mercadoria parada em uma loja e faltando em outra, por exemplo.

Atendimento de qualidade

Com um centro de distribuição logística não é preciso estocar produtos em cada região. Assim, as unidades de uma empresa podem atuar de maneira mais enxuta e sem se preocupar tanto com essa questão do estoque, otimizando seus processos, aumentando a agilidade e concentrando seus esforços na qualidade do atendimento ao cliente.

Redução de custos

Por fim, com menos perdas e danos nos itens, a empresa consegue reduzir custos. Mas não é só isso. Ela também consegue distribuir os produtos a partir do planejamento de rotas estratégicas, que ajudam a economizar com o combustível e com a manutenção das frotas.

Quais são os desafios de uma operação de distribuição?

Como qualquer outro setor, o centro de distribuição logística também enfrenta os seus desafios. A seguir, elencamos os principais deles para você conhecer!

Localização

Nem sempre a localização de um CD é algo fácil de resolver. É fundamental que ele esteja em um local com uma boa infraestrutura de escoamento, o que inclui estradas seguras, interconexão das vias, bom trânsito, proximidade com os fornecedores, tributos locais vantajosos etc.

Mão de obra

Hoje o centro de distribuição logística depende de fatores que vão além de uma boa mão de obra operacional. É importante contar com profissionais qualificados tática e estrategicamente, que entendam de infraestrutura, de logística e que consigam aliar alta tecnologia ao funcionamento desse setor. Esse simples cuidado pode aumentar a eficiência das atividades e a satisfação do cliente final.

Tecnologia para gestão de entregas

Por fim, um dos maiores desafios hoje tem sido se manter competitivo quanto às tecnologias especializadas na gestão de entrega, também conhecida como last mile, ou última milha. É nessa fase que a empresa tem a melhor oportunidade de surpreender positivamente seus clientes, e isso só é possível por meio de boa conectividade e planejamento.

Você acabou de entender melhor como funciona um centro de distribuição logística e quais são os aspectos mais importantes sobre ele. Além disso, checou vantagens que a sua empresa pode tirar desse tipo de operação, além de ficar alerta sobre os seus principais desafios. Talvez esteja na hora de dar o próximo passo.

Está pensando em empreender em um centro de distribuição? Aproveite e descubra qual tipo de empreendedor é você e veja como otimizar sua gestão!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias