Loja virtual ou marketplace, qual plataforma escolher?

Muitas pessoas tem optado por vender seus produtos e serviços na internet, principalmente no cenário atual de pandemia. As plataformas de loja virtual e marketplace têm o mesmo intuito comercial, entretanto, apresentam diferenças cruciais para quem precisa escolher apenas uma.

Apesar das particularidades de cada, ambos os modelos de negócios tem como objetivo expandir horizontes e ganhar visibilidade no mercado.

Veja abaixo as características que diferenciam a loja virtual do marketplace e qual a melhor decisão tomar para seu negócio.

Loja Virtual X Marketplace

A loja virtual é uma plataforma de uma única loja que funciona como vitrine para anunciar seus produtos ou serviços.
O marketplace é uma plataforma que funciona como um shopping virtual, ou seja, é um espaço que reúne várias lojas diferentes.

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Marketing

Marketing digital é o futuro no presente. É a melhor forma de divulgar seu negócio e ganhar novos clientes.

Na loja virtual, toda a produção e divulgação das campanhas de marketing ficam por conta do dono da marca. É ele quem decide quanto investir, como quando e onde. Tudo isso acrescenta para a marca, que ganha visibilidade e novos potenciais clientes.

No marketplace, o marketing é totalmente decidido pela plataforma contratada. E as campanhas feitas, normalmente, dão ibope à própria marca, não às lojas que compõe a plataforma.

Nesse caso, só depende do que a marca quer para si. Se não tiver a fim de ficar se preocupando com o marketing, o melhor é investir em um marketplace. Agora, se quiser uma campanha que leve seu nome e sua personalidade, o melhor é ter uma loja virtual própria.

Concorrência

Na loja virtual, uma vez que a marca tem seu nome reconhecido pelos clientes fieis, é possível manter um relacionamento de qualidade com eles.
Mesmo diante do reconhecimento, as marcas precisam de diferenciais para se destacar das outras, por isso, invista em ações promocionais e de fidelização.

No marketplace, é impossível fugir dos seus concorrentes, já que estão reunidos no mesmo espaço que o da sua loja. A melhor maneira de se destacar é focar em produtos diferenciados e preços especiais.

Pagamento

Na loja virtual, todos as formas de pagamento que a marca decide adquirir, tem um custo, o do fornecedor. E o mercado, a cada dia que passa, lança novos meios de pagamento.

No marketplace, os custos adicionais ficam por conta do dono da plataforma. A única coisa que sua loja paga é a taxa administrativa que é cobrada pelo marketplace, para mediar as negociações com as empresas de cartão e bancos.

Investimento

Na loja virtual, toda a responsabilidade de contratação, desenvolvimento e estrutura da plataforma é do próprio dono.

No marketplace, é contratada uma empresa que fica responsável por toda a infraestrutura da plataforma.

Visibilidade e alcance

A loja virtual é responsável pela sua própria divulgação da marca.
Por isso, deve ser bem avaliado se vale a pena, diante da verba disponível para cada setor.

O marketplace, devido a reunião de várias marcas, têm um maior tráfego de visitantes. É ótimo para quem está iniciando sua aventura de vender na internet. 

Para uma marca que está começando a vender seus produtos na internet, e que ainda não tem investimentos suficiente, o legal é colocar sua loja em um marketplace para que se torne conhecida, e ter também uma loja virtual, para assim, receber os leads que vem do marketplace e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Estoque

Na loja virtual, o estoque funciona com mais autonomia do proprietário, principalmente em casos de ações promocionais.

No marketplace, qualquer ação deve ser comunicada à plataforma contratada, ou seja, a loja não tem liberdade para tomar suas próprias decisões.

Segurança

Na segurança, assim como em outros fatores, a responsabilidade sobre a loja virtual, é muito maior do que no marketplace, no qual o contrato com a plataforma já engloba a resolução de certos problemas que possam vir a ocorrer.

Sendo assim, o responsável pela loja virtual é que tem que contratar alguém para garantir a segurança de dados de seus consumidores.

No caso do marketplace, essa preocupação é da empresa contratada para averiguar a segurança do shopping virtual.

Conclusão

Tanto na loja virtual quanto no marketplace, existem características positivas e negativas. O que vai fazer com o que escolha por uma outra, é justamente o fato de saber o que sua empresa quer e precisa diante do mercado, agora e/ou futuramente.

Lembre-se que na maioria dos casos, a loja virtual é responsável pelo seu próprio sucesso, ou seja, as principais tarefas a serem feitas para chegar ao topo, são planejadas e realizadas por conta da loja.

No caso do marketplace, os lojistas optam por contratar uma plataforma que ficará responsável pelas tarefas principais, sendo assim, a preocupação vai a quase ‘zero’.

O ideal é que o lojista consiga manter as duas plataformas em pleno funcionamento. A loja virtual vai criar um ambiente de confiança para com os clientes, e o marketplace vai tornar sua marca conhecida, dar maior visibilidade e levar potenciais clientes à sua página própria.

Agora que está por dentro das principais diferenças entre o marketplace e a loja virtual, o que acha que é melhor para seu negócio? Conta pra gente!

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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