Aprenda a escolher um bom sistema de gestão comercial para a sua empresa!

Um sistema de gestão comercial online, ou ERP, é um software inteligente capaz de integrar todos os dados de uma empresa em único sistema, por meio do monitoramento de todas as transações realizadas, de modo simples e de fácil acesso. Seu objetivo é facilitar o dia a dia do empreendedor, otimizando e automatizando o máximo de tarefas possível.

O que o torna tão completo e adaptável a todos os segmentos são as suas funcionalidades, tais como: controle de estoque, controle financeiro, controle fiscal, vendas, emissão de relatórios, emissão de notas fiscais, e outras. 

Com a utilização de um sistema de gestão comercial, as empresas conseguem administrar muito melhor suas operações, o que favorece o desempenho total do negócio, independente do porte e segmento de atuação.

Quais as vantagens de um sistema de gestão comercial?

A automatização dessas funções garante vantagens ao empreendedor que utiliza o sistema de gestão comercial, independente do porte da empresa. Veja as mais relevantes:

  • eliminar o uso de interfaces manuais;
  • reduzir custos;
  • otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
  • otimizar o processo de tomada de decisão;
  • eliminar a redundância de atividades;
  • acessar, em tempo real, todas as informações da empresa;
  • reduzir a complexidade das operações;
  • reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado.

Esse conjunto de vantagens auxilia, principalmente, na tomada de decisões no dia a dia do empreendedor. Mas além disso, elas são extremamente fundamentais para o planejamento e criação de estratégias futuras.

Como um sistema de gestão comercial pode ajudar o seu negócio?

Além de todas as vantagens já descritas, a implementação de um sistema ERP é fundamental no processo de redução de erros e fraudes e, consequentemente, problemas com o fisco, pois permite uma análise completa dos dados de todos os departamentos da empresa.

Como fornece relatórios e sistematiza as informações da empresa, um bom sistema de gestão facilita as tomadas de decisão e o planejamento estratégico, embasando as ações em dados e ajudando o gestor a ter mais previsibilidade.

No âmbito fiscal, é possível ter um controle muito mais assertivo das despesas e contas a pagar, sendo, teoricamente, uma garantia de resultados saudáveis e possibilidade de crescimento. Na etapa de produção, é uma importante ferramenta no controle de resultados e qualidade.

Um sistema de gestão comercial se mostra eficiente dentro e fora da empresa, já que reduz o tempo de resposta dos fornecedores e, consequentemente, reflete nos clientes. Isso se dá devido ao formato moderno e digital, que permite repassar as demandas aos fornecedores com maior agilidade e menos erros, principalmente de logística.

Para quem essa solução é indicada?

Um sistema de gestão comercial é indicado para qualquer empresa que deseja empregar seus recursos da melhor forma, aumentar a produtividade e a lucratividade.

Existem sistemas de gestão comercial para todos os portes de empresa, incluindo os micro e pequenos negócios. Nesse sentido, é válido verificar a abrangência do sistema comercial. Algumas questões auxiliam a nortear sua escolha, como: quais áreas o software atua? Existem casos de sucesso para essas áreas? O sistema consegue se adaptar ao meu negócio em específico? 

São muitos os exemplos de atuações para um sistema de gestão para PME, como setores de alimentos, de beleza e estética, lar e decoração, moda e vestuário, tecnologia e informática, construção civil e outros.

O que levar em consideração na hora de escolher um ERP?

As palavras de ordem são integração, transparência e segurança. 

1. O primeiro passo é entender as necessidades da sua empresa. Faça um levantamento completo dos processos internos, de forma a compreender os caminhos percorridos pela informação. Com esse mapa traçado, você conseguirá visualizar as vantagens e benefícios, identificar fraquezas, competências e oportunidades da empresa.  

2. Averigue as formas de armazenamento das informações. O ideal é que o sistema permita armazenar diversos tipos de arquivos em nuvem, desde XML de NF-e, backups, imagens, relatórios, PDFs e documentos fiscais. Esse modelo tem o objetivo de facilitar o gerenciamento das atividades de contabilidade.

3. Um tópico também relevante a ser considerado, é o tempo de implementação e qual a disponibilidade para tal. Se você vende chocolates, por exemplo, talvez a Páscoa não seja o momento ideal, pois há a necessidade de adequar a equipe para receber o novo formato de gestão, inserir dados na plataforma, e outras funções que podem vir a demorar para serem concluídas. Portanto, dedique tempo necessário para que se torne o sucesso que você precisa para crescer.

4. Existem soluções de ERP para todos os orçamentos, por isso, cabe à você decidir quanto quer gastar em um. Avalie o custo X benefício do sistema para sua empresa. Leve em consideração o valor da mensalidade, funcionalidades, planos, suporte, facilidade para uso, manutenção e investimento.

Diferenciais TagPlus

Existem centenas de sistemas de gestão comercial sendo comercializados no Brasil atualmente, mas ainda assim, têm àqueles que se destacam pela facilidade implementação, de navegação, usabilidade, funcionalidades, suporte técnico e plataforma de artigos para os clientes. 

O sistema TagPlus veio para modernizar e automatizar sua empresa. Conte com a integração de dados em uma única plataforma. É fácil e intuitivo de ser utilizado, além de ser totalmente online, o que permite que seja acessado de qualquer lugar, a qualquer hora.

Ficou interessado? Teste nosso sistema por 15 dias gratuitos e conheça todas as funcionalidades disponíveis.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias