Como elaborar um plano de contas para sua empresa

Dezembro é um ótimo momento para fazer uma análise de dados aprofundada sobre seus negócios. E, também, começar a se planejar para o próximo ano. Elaborar um plano de contas é uma boa forma de iniciar o seu planejamento.

O plano de contas é peça fundamental para o bom desempenho organizacional e indispensável para uma gestão profissional. Também conhecido como modelo de contas, estrutura de contas ou elenco de contas, serve como base para todo o sistema financeiro da empresa. Ele vai auxiliar na padronização de informações e facilitar o
entendimento de processos administrativos, guiando as atividades contábeis.

Conheça os planos dois tipos de plano de contas:

1. Plano de Contas Contábil

Tem como finalidade indicar a condição patrimonial da empresa e detalhar todas os gastos contábeis que a levaram aquela situação. É essencial para manter a documentação da instituição dentro da lei.

2. Plano de Contas Gerencial

O plano gerencial tem o mesmo princípio que o contábil. Porém, sua estrutura não precisa seguir nenhum modelo ou regra, desse modo, pode ser elaborada pensando, exclusivamente, no gerenciamento. Ele, inclusive, pode ser montado com as mesmas informações do contábil.

3 dicas para montar o plano de contas da sua empresa

Não existe um modelo padrão para criação do plano de contas gerencial da sua empresa. Afinal, os gastos e necessidades são diferentes entre cada uma. É importante manter as informações claras e objetivas, pois, quanto mais detalhado for o seu documento, melhor para o controle financeiro.

  1. Para facilitar o processo de elaboração, você pode descrever os grupos de contas. Os lançamentos são divididos em quatro seções diferentes: ativos, passivos, receitas e despesas.
  2. Crie subdivisões para cada seção, isso ajudará a detalhar cada gasto. Você pode organizar sua planilha de contas com categorias maiores e, dentro de cada uma, dividir em seções menores, exemplo: “despesas” é uma seção grande. Já “despesas fixas” é uma seção dentro da primeira. Você ainda pode especificar ainda mais com “internet”, “aluguel”, salários” e etc.
  3. Você pode organizar a sua tabela como for melhor para o seu entendimento. Outra boa dica é estruturar as informações em níveis e subníveis, exemplo: “1. Capital Ativo”, “1.1 Capital Ativo de longo prazo” e assim por diante. Dessa maneira, você terá uma melhor visualização geral das suas informações.

Vantagens de ter um Plano de Contas

As vantagens de se ter um planejamento de contas são inúmeras, entre elas, estão o fornecimento de informações produtivas e importante para a administração e a adequação dos seus dados de acordo com às exigências de agentes externos, como por exemplo, do Imposto de Renda.

Além de guiar o todo o planejamento financeiro da empresa, o plano de contas atua como base para elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

 

Comece a Gerar NF-e Agora!

Teste o TagPlus por 15 dias

* Respeitamos sua privacidade. Seu e-mail está seguro.

Você não pagará nada se não gostar!

Image by peoplecreations on Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias