ERP: entenda os tipos e funções básicas

Conforme falado aqui na semana passada, o texto “Por quê automatizar as operações em minha empresa?” aborda, basicamente, as vantagens de se automatizar os processos em sua empresa. 


No texto de hoje, vamos apresentar conteúdos como tipos, funções mais utilizadas e como escolher um ERP compatível com sua empresa.

Bom, vamos lá então!

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos Empresariais, que também é conhecido como um sistema de gestão empresarial.


Na medida em que se cria um negócio e o desenvolve, é notório a necessidade da contratação de um sistema para gerenciá-lo, assim, minimiza seu trabalho e você utiliza esse tempo para realizar outras tarefas fundamentais para o andamento da empresa.

O ERP é um software de automação comercial que integra e gerencia processos comerciais, operacionais e financeiros de uma empresa.


Pode-se dizer então, que um ERP quando em funcionamento, permite que a empresa tenha todas as suas operações integradas, com o objetivo básico de oferecer suporte à tomada de decisão, e criar uma gestão empresarial profissional, possibilitando constatar cenários, otimizar recursos e potencializar as chances de sucesso de uma organização.

Abaixo, alguns tipos de ERP mais utilizados pelas empresas:

Em nuvem

É um sistema de gestão, no qual os dados da empresa ficam alojados no servidor e são acessados via internet. Para ter acesso ao sistema e começar a utilizá-lo, basta um navegador e internet, afinal, todo o suporte e gestão são oferecidos pelo fornecedor contratado;

De nicho

Assim como supõe o nome, este tipo de ERP serve à uma necessidade específica do mercado, com ferramentas voltadas à gestão própria do segmento;

Open source

É um termo em inglês que significa código aberto. É um software que não possui custos para adquirir a licença, mas tanto a implantação quando a gestão demandam trabalho especializado;

Gratuito

Sistemas não tão sofisticados que buscam ajudar pequenos empreendedores a automatizar suas operações. Já que a versão gratuita  não conta com suporte, costumam ser mais simples e fácil de mexer.
O problema é que a longo prazo deixa a desejar, principalmente pela necessidade de uma solução mais profissional.

Funções mais utilizadas para os clientes TagPlus

De acordo com nosso sistema, as funções mais acessadas são:
Emissão de NF-e e NFS-e NFC-e, contas a pagar e a receber, emissão de relatórios, gerenciamento de estoque e pedidos e atendimento pré e pós venda. Além de todas essas especificidades, muitos clientes elogiam a facilidade de introduzir informações e como a aparência é agradável aos olhos. 

Como escolher o melhor ERP para sua empresa?

A primeira coisa a se pensar, é o que sua empresa mais precisa, visto suas necessidades quando se fala em controle.


Segundo, compare fornecedores para selecionar qual realmente vai solucionar os problemas de sua empresa, além da melhor relação custo X benefício. Lembre-se sempre de consultar o histórico do fornecedor para não cair em uma cilada.

Sobre o TagPLus

O sistema TagPlus é um ERP que dispõe de procedimentos para gestão comercial de seu empreendimento, através da gestão de estoque, loja de aplicativos, geração de notas fiscais, suporte pós venda, entre outros.
Não deixe de consultar!

Image by Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias