6 dicas para motivar sua equipe de vendas e melhorar os resultados da sua empresa!

Os vendedores são a alma de qualquer empresa — e responsáveis diretamente pelos resultados alcançados. Por isso, motivar sua equipe de vendas é extremamente importante para garantir retornos positivos, expressivos e consistentes.

Embora esse seja um setor crucial para os negócios, de acordo com as estatísticas da SalesForce, 1 em cada 10 empresas tem uma taxa de rotatividade de vendedores acima de 55%. Esses números preocupam não apenas os gerentes de vendas, mas toda a empresa, uma vez que é muito caro substituir os funcionários. Além disso, muitas vezes, a alta rotatividade está diretamente ligada à falta de motivação.

Além de ajudar a reduzir a rotatividade, a motivação está diretamente ligada aos resultados e à performance do negócio. Um estudo da Right Management demonstrou que colaboradores motivados conseguem ser 50% mais produtivos nas suas atividades.

Já está convencido da importância de motivar a sua equipe de vendas? Então veja as dicas de como fazer isso!

As 6 principais dicas para motivar a equipe de vendas

O assunto motivação dos colaboradores nunca esteve tão em alta. Em época de pandemia, crise econômica e mudanças no formato de trabalho, muitas empresas notaram a necessidade de engajar seus colaboradores para colher frutos ainda melhores — e reduzir as taxas de turnover.

Uma pesquisa da Aberdeen Essentials mostrou que as empresas que contam com um programa de engajamento apresentam uma melhora de 9,2% no ciclo de venda média, com um nível de sucesso no primeiro contato com o cliente de 7,8% — enquanto os trabalhadores que não estão engajados têm uma taxa de sucesso de apenas 1,5%. Em relação à produtividade, esse aumento é de 26%. Veja como conseguir levar esses números para a sua empresa!

1. Conheça sua equipe de vendas

Nenhum programa de motivação funcionará, se você não se dedicar a conhecer seus colaboradores. É preciso entender quem são essas pessoas e o que elas querem, pois, nem sempre, a motivação está atrelada apenas ao dinheiro, portanto, programas que trabalhem com melhores remunerações e comissões podem não ser suficientes.

Para algumas pessoas, benefícios como a possibilidade de trabalhar home office alguns dias na semana ou ter um espaço, onde os funcionários podem relaxar e aliviar o estresse são mais interessantes do que outros mais tradicionais. Daí, a importância de conhecer a sua equipe.

2. Foque em ter um bom clima organizacional

O clima organizacional é muito importante para que as pessoas se sintam felizes e realizadas trabalhando na sua empresa. É impossível motivar seus funcionários, se as metas são abusivas, os líderes tratam mal seus vendedores e não há um clima de amizade e companheirismo entre os colaboradores.

Para entender como está o clima organizacional na sua empresa, comece fazendo uma pesquisa e ouvindo o que seus colaboradores têm a dizer. Após verificar os problemas, crie estratégias para resolver essas questões. Lembre-se de que, em muitos casos, pode ser necessário modificar a forma como a alta direção lida e cobra seus vendedores e demais colaboradores, por isso, a mudança de mentalidade da alta gestão é tão importante.

3. Ofereça treinamentos

Como cobrar que seus colaboradores tenham resultados mais expressivos, se a sua empresa não investe na equipe de vendas? O treinamento é fundamental para que seus colaboradores tenham mais recursos, conhecimentos e possibilidades de melhorar suas atividades e, consequentemente, seus resultados.

Dessa forma, sua equipe de vendas estará 100% capacitada para lidar com todas as etapas de um processo de vendas.

Mas, quais treinamentos oferecer? Isso dependerá muito do perfil dos seus colaboradores e da sua própria empresa, considerando seus processos internos, níveis de inovação, entre outros pontos.

Os treinamentos são uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que beneficiam os colaboradores, porque oferecem mais conhecimentos para eles se destacarem em suas carreiras, também são benéficos para a empresa, que colhe os frutos de ter vendedores mais bem preparados.

Além disso, seus vendedores se sentirão mais valorizados, por trabalharem em uma empresa que investe na sua formação, aumentando a motivação e o engajamento.

4. Estipule corretamente as metas e tenha processos bem alinhados

Metas abusivas e processos pouco claros são pontos que fazem com que muitos colaboradores se sintam desestimulados. Por isso, saiba definir metas estratégicas, que sejam possíveis de serem alcançadas e foque em estruturar muito bem seus processos de vendas, garantindo que todos os seus vendedores conheçam e entendam profundamente cada um deles.

A metodologia de metas SMART é a mais usada atualmente. Ela consiste em desenvolver metas que sejam:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Masurable);
  • Atingíveis (Attainable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Com prazo definido (Time-based).

Assim, as metas das suas equipes de vendas devem ser específicas, possíveis de serem medidas, capazes de serem atingidas, relevantes e terem um período delimitado para serem alcançadas.

Não é incomum encontrarmos gestores que estipulam metas impossíveis e abusivas, acreditando que seus vendedores “darão o sangue” para atingi-las. Mas isso, acaba desmotivando ainda mais os colaboradores, porque eles não conseguem bater a meta e nem receber a gratificação da empresa.

Outra possibilidade é definir metas de tarefas — e não apenas de vendas. Por exemplo:

  • número de reuniões a serem agendadas;
  • telefonemas a serem dados;
  • porcentagem de propostas a serem enviadas;
  • entre outras, que ajudam seus vendedores a manterem o foco.
equipe de vendas unida

5. Tenha uma comunicação efetiva e ofereça feedbacks

A comunicação é a base de uma equipe de vendas focada, motivada e engajada com a empresa. Como líder, você deve saber comunicar de forma clara e eficiente quais são as metas, os processos de vendas, as tarefas que devem ser realizadas, a cultura e os valores da empresa e todos os pontos importantes.

Outra questão fundamental, é em relação ao feedback. Ele é extremamente importante para que o colaborador saiba o que precisa melhorar e consiga atingir o que é esperado dele.

Esse feedback deve ser sempre construtivo, para que o colaborador possa crescer, e não ser desmotivado. E por isso mesmo deve ser feito individualmente. Além dos feedbacks negativos, não se esqueça da importância do feedback positivo, elogiando seus funcionários ou equipes quando eles atingirem o que é esperado ou fizerem um bom trabalho.

6. Use um bom sistema de vendas

A tecnologia pode ser uma verdadeira aliada da motivação da sua equipe de vendas. Afinal, ela permite integrar toda a sua empresa e oferece subsídios para que seus colaboradores trabalhem melhor, automatizando funções totalmente burocráticas, liberando o tempo dos seus vendedores para focarem em atividades que tragam mais resultados.

Com um sistema de controle de vendas, será possível fazer a comunicação fluir, integrando seus vendedores a setores estratégicos, como:

  • compras;
  • marketing;
  • financeiro etc.

Além disso, você poderá definir indicadores que ajudem a entender como está o desempenho da sua equipe de vendas — e acompanhar essas métricas de perto, garantindo que elas sejam alcançadas e, conseguindo, bonificar melhor seus vendedores.

Usando essa tecnologia, ainda é possível entender melhor quem são seus consumidores, oferecendo informações precisas aos seus vendedores, que podem otimizar os processos de vendas, tornando-os ainda mais efetivos.

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