O que é PDV em vendas?

Saber o que é PDV em vendas pode alavancar um negócio varejista devido à relação direta dessa solução com a experiência dos clientes, que sempre prezam pela rapidez e praticidade. Portanto, há ligação estreita entre PDV, fidelização do consumidor e, por consequência, fluxo mais previsível e contínuo de receita.

No entanto, as vantagens do PDV vão muito além da experiência dos clientes. Ao longo do texto, vamos explicar melhor o papel do PDV em vendas, como trabalhar com ele e os tipos de soluções disponíveis no mercado. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, continue a leitura até o final!

O que é PDV em vendas? 

Sobre a definição de PDV, existem duas formas de assim fazer, e ambas se relacionam.

No âmbito técnico, ele consiste em um software que vai ajudar o estabelecimento a processar as suas vendas e várias operações relacionadas, como a emissão de cupom fiscal e a baixa noestoque. Portanto, o PDV é um sistema que atua como frente de caixa. Quando os produtos passam pelo leitor de código de barras, eles são mostrados na tela do computador, com as suas respectivas quantidades e preços, bem como um menu com as opções de pagamento; esta tela é o PDV.

O PDV também é a sigla para Ponto de Venda. Na prática, ele consiste no lugar onde os produtos estão disponíveis para a compra por parte dos consumidores. Apesar de diferentes, é possível unir os dois PDVs em uma estratégia de vendas e otimização de processos, contribuindo, assim, na maior competitividade do estabelecimento. Muito provavelmente, você já deve ter visto itens como caixas de chocolate e outras guloseimas logo no começo do estabelecimento: a ideia é justamente torná-los visíveis e aumentar as chances de serem comprados.

Qual é o papel do PDV em vendas? 

O papel do PDV em vendas é de suma importância: além de finalizar as vendas, ele atualiza de modo simultâneo setores muito importantes, como o financeiro, ocontábil e o estoque. Isso possibilita que certos procedimentos deixem de ser manuais, como a reposição de itens no estoque e a emissão de notas fiscais.

Contudo, para que o software PDV auxilie a gestão comercial da forma que foi explicada, ele precisa estar conectado ao ERP. Na prática, o PDV emite o relatório de fechamento do caixa, após processar as vendas. Em relação ao ERP integrado, este faz a emissão de outros relatórios importantes na gestão comercial, como o volume devendas e o faturamento.

Tais relatórios, convém frisar, possuem relação direta com a melhoria contínua de processos e obtenção de diferenciais competitivos. Em outras palavras, quando o negócio se deixa guiar por dados com o auxílio de um software PDV integrado ao ERP, é possível identificar e corrigir possíveis falhas operacionais.

Querendo ou não, detalhes que outrora eram pouco percebidos acabam fazendo um cliente não voltar mais ao estabelecimento, como a demora na finalização de uma venda.

O PDV atua em outras frentes? 

Além da frente de caixa, o PDV atua em outros setores estratégicos de um negócio varejista. Um deles é o de finanças, visto que, por meio da integração com o ERP, é possível administrar com mais facilidade os meios de pagamento dos clientes, de modo a saber como estará a situação do caixa do negócio.

Na prática, o ERP é o responsável mais direto por lidar com questões relacionadas, por exemplo, às formas de pagamento mais usadas pelos clientes e gestão do estoque. Nesse sentido, um dos procedimentos é a baixa automática de um item, bem como o envio de notificações sobre a iminência de uma mercadoria faltar.

Como trabalhar com PDV em vendas? 

Tudo começa com o mapeamento das necessidades e deficiências do negócio. Em seguida, é feito um planejamento estratégico, com objetivos e metas a serem cumpridos dentro de um certo tempo, a exemplo do aumento das vendas do estabelecimento e o aumento na produtividade dos colaboradores.

A seguir, confira outras recomendações relevantes na hora de implementar o software PDV!

Conhecer sua persona

Ocliente do estabelecimento também pode ser chamado de persona. Trata-se de um perfil específico, com gostos e necessidades bem definidos. Com base nisso, o negócio deve implementar meios de promover a melhor experiência possível desse consumidor.

Em geral, o cliente não gosta de filas e preza pela economia e qualidade na hora de fazer suas compras. Nesse sentido, usar o software PDV torna esse processo mais rápido, impactando de modo positivo a experiência do consumidor.

Usar um sistema eficaz

Existem vários sistemas PDV no mercado. Dito isso, é crucial escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu estabelecimento, para que assim ele atue de modo eficiente como um frente de caixa.

Outra característica crucial de um sistema PDV é a facilidade de uso. Ter uma interface intuitiva ajuda muito o colaborador a se familiarizar rapidamente com a ferramenta, tornando-o mais produtivo.

Hoje em dia, as empresas também procuram por mobilidade, e no varejo não é diferente. Logo, ao procurar um software PDV, é importante verificar se ele também funciona em outros dispositivos além do computador, como celulares e tablets. Inclusive, aqui na TagPlus, é possívelbaixar o nosso aplicativo PDV tanto na versão Android quanto no IOS.

Quais os exemplos de PDV? 

Em geral, existem duas maneiras de um PDV funcionar: pelo computador (fixo na loja) e por dispositivos mobile. Sobre isto, é importante salientar que algumas lojas usam tablets que facilitam o processo de venda, de modo a reduzir a fila do caixa. De fato, um benefício bastante plausível ao cliente.

Na prática, o PDV por dispositivos mobile terá os seus dados armazenados nanuvem, integrados com o sistema. Dessa forma, é possível vender sem a necessidade do cliente estar no caixa, inclusive, em seu próprio domicílio.

Entendeu o que é PDV em vendas? Ao longo do texto, vimos que se trata tanto de um software quanto da sigla para Ponto de Venda, funcionando como uma solução degestão que integra os dados do setor de vendas.

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