O que levar em consideração na hora de abrir uma loja virtual
O mercado digital tem crescido muito rápido, ainda mais nesse cenário de pandemia, no qual o empreendedor foi obrigado a se reinventar para conseguir vender e obter algum faturamento. Abrir uma loja virtual se tornou necessidade e milhares de empresas pelo mundo recorreram ao universo virtual.
O problema nesse processo de criação de lojas virtuais, é que muitas pessoas não tem intimidade com a tecnologia, o que pode dificultar sua criação e manutenção. Pensando nessas pessoas, aqui vai um punhado de requisitos para ajudar a tirar esse projeto do papel.
Etapa 1
Planejamento
Tá, decidi então que vou ter uma loja virtual. Como começar?
Financeiro
A melhor maneira de evitar desastres lá na frente, é começar seu próprio negócio com tudo definido. Por isso, é importante que:
- Coloque no papel quanto poderá gastar;
- Até quando conseguirá segurar seu investimento sem retirar dinheiro de outras responsabilidades.
Tenha em mente que seus gastos iniciais serão com:
- Estrutura básica de funcionamento da loja virtual (plataformas e ajustes de TI);
- Divulgação (plano de marketing, mídias pagas);
- Operação (estoque, logística, impostos).
Existem as plataformas que oferecem hospedagem gratuita para sua loja virtual, mas para oferecer melhor experiência de compra ao consumidor, é necessário investir alguma quantia. Começar do zero não quer dizer começar com 0 reais, o investimento é necessário.
Etapa 2
Burocracia
Certifique-se de colocar em dia toda a parte burocrática que irá viabilizar o pleno funcionamento da sua loja.
MEI (Microempreendedor Individual)
Para faturamentos até 80 mil ao ano, registre-se como MEI (Microempreendedor Individual), através do Portal do empreendedor. O MEI faz parte do regime tributário Simples Nacional, no qual paga-se uma única guia de arrecadação e é isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
Para faturamentos acima de 80 mil ao ano, o processo é o mesmo da abertura de uma loja física (registro na Junta Comercial, na Receita Federal para obter o CNPJ, na prefeitura e na Secretaria Estadual da Fazenda).
Opções de empresas mais comuns dentro do Simples Nacional:
Empresário Individual (EI)
Tipo de negócio na qual somente um pessoa é responsável.
Se sua empresa se endividar, seus bens pessoais podem ser tomados para quitar.
Eireli
Tipo de negócio na qual somente um pessoa é responsável.
Mas nesse caso, há uma separação entre os bens pessoais e os da empresa.
Limitada (LTDA)
É um modelo comum de sociedade entre duas ou mais pessoas.
Os bens pessoais dos sócios são separados aos bens da empresa.
Importante: para vender online não é necessário ter CNPJ, mas para obter alguns benefícios sim. Além disso, para emitir notas fiscais é necessário o cadastro como pessoa jurídica.
Contratar um contador para esta etapa faz toda a diferença!
Etapa 3
Como montar uma loja virtual
Com todo o planejamento e parte burocrática bem definidos, é hora de executar!
Domínio
O domínio do site é o seu endereço na web. É o que diferencia sua loja das outras.
Na hora de definir o domínio da sua página, alguns requisitos fazem toda a diferença, tais como:
- Nome da marca: Junto ao nome da marca, coloque uma palavra chave que defina seu negócio.Esse pequeno detalhe já ajuda a posicionar seu site em mecanismos de busca;
- Definição do nome: Opte sempre por endereços fáceis de serem lembrados, sem caracteres especiais e termos em outros idiomas;
- ‘.com.br’: Sites com terminações em ‘.com.br’ garantem melhor posicionamento regional. Os mecanismos de busca identificam sua localização e dão preferência a resultados nacionais.
Servidor
Com o domínio registrado, você tem, ainda, que hospedá-lo em um servidor.
Milhares de empresas na internet oferecem hospedagem de sites. Veja alguns requisitos importantes:
- Limite de tráfego;
- Capacidade de armazenamento;
- Disponibilidade;
- Suporte;
- Preço.
Plataforma
Existem 3 tipos de plataformas para sua loja online no mercado:
Gratuitas
São muito limitadas e não permitem customização;
Código aberto
Também são gratuitas, mas precisam que você tenha conhecimento para montar sua loja ou contrate um programador;
Pagas
Além de terem todo o suporte necessário, permitem a customização.
É aqui que você monta sua loja, cadastra os produtos, coloca os preços, descrição, escolhe template e outras informações necessárias.
Também é aqui que você deve testar a navegabilidade do site, suas funcionalidades, possibilidades de integrações, segurança dos dados e certificado SSL.
Formas de pagamento
Apesar de muitas plataformas já disponibilizarem diversas formas de pagamento, você deve averiguar se atendem às necessidades dos seus clientes.
Quanto mais opções de e-commerce você oferecer, melhor. A diversidade de formas de pagamento dá maior garantia de venda. Mas lembre-se que tudo tem um custo, por isso a importância de conhecer seu público alvo e seu comportamento de compra.
Logística
Fornecedores
A escolha de bons fornecedores assegura qualidade do que você vende e dá credibilidade à sua loja.
Lembre-se: cliente satisfeito, é a melhor propaganda que você pode ter.
Estoque
O controle do estoque é um dos pontos mais relevantes para uma gestão eficaz. O estoque organizado, facilita encontrar os produtos que foram vendidos e despachá-los para entrega, sem perder tempo.
Divulgação
Com tudo nos eixos, é hora de divulgar sua loja para atrair novos clientes e torná-la conhecida. Pois, não adianta nada ter uma loja linda, super funcional e ninguém saber de sua existência, não é mesmo?
O marketing digital é um universo cheio de opções para divulgar sua loja, veja as principais:
- Redes sociais;
- Inbound Marketing;
- Mídias pagas;
- Blog;
- SEO;
- E-mail marketing.
Suporte
Lojas virtuais devem oferecer suporte ao consumidor. É uma forma de demonstrar interesse e preocupação com a experiência de compra dentro do site.
Pode ser via chat, e-mail ou telefone.
Desejável
Uma ferramenta de ERP se conecta à plataforma da sua loja virtual e automatiza o controle e processos necessários, como recebimento de pedidos de venda, verificação de pagamentos, emissão de notas fiscais, acompanhamento da entrega de pedidos, entre outras funções.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
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