Como o Inbound Marketing pode ser útil para seu negócio

Também conhecido como “Marketing de Atração” ou “Marketing de entrada”, em sua tradução ao pé da letra, o Inbound Marketing é um dos pilares mais importantes do marketing e vamos explicar o porque!

O que é o Inbound Marketing

Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que incluem a criação e compartilhamento de conteúdo que seja relevante para seu público, seja para suprir necessidades ou solucionar dúvidas. 

Ao contrário das campanhas de marketing tradicional que abrangem o público geral, o Inbound foca seus esforços para atrair novos clientes que estejam dentro do nicho específico definido, o chamado público-alvo. Em outras palavras, ele visa atrair e conquistar aqueles que realmente têm interesse no seu produto ou serviço.

No Inbound, é o cliente que chega até você, por meio de mecanismos de busca, como o Google e redes sociais. Por isso é tão importante estar em dia com o uso de palavras-chave e as métricas SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), que fazem com que seu site ocupe uma boa posição no ranqueamento e seja encontrado com facilidade.

Benefícios do Inbound Marketing 

  • Alcançar o público desejado;
  • Estabelecer um relacionamento próximo do público-alvo;
  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Aumentar o poder de persuasão;
  • Encurtar o ciclo de vendas;
  • Crescer em ticket médio;
  • Mensuração de resultados em tempo real.

Como funciona a metodologia do Inbound

Existem 4 etapas para transformar aquele simples visitante em promotor gratuito da sua marca. Cada etapa conta com diferentes ferramentas que auxiliam sua execução. São elas: 

  1. Atrair tráfego qualificado de visitantes;
  2. Converter os visitantes em leads;
  3. Transformar os leads em clientes;
  4. Encantar o clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Atrair tráfego qualificado de visitantes

É o primeiro contato do estranho com os canais digitais da empresa. O objetivo nessa etapa é resolver o problema do consumidor, através de um conteúdo útil para o que ele necessita no momento da busca. 

Ferramentas

Marketing de Conteúdo: cria, publica e promove conteúdos personalizados para os clientes. Não existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo.

Blog: é o principal canal de produção de conteúdo de uma empresa, além de criar relacionamento e identificação com o público; 

Mídias Sociais: permitem um compartilhamento mais fácil e efetivo do que outros canais pela quantidade de pessoas que atingem;

Anúncio: aumenta o reconhecimento da marca no público-alvo;

SEO: tem o objetivo de oferecer a melhor solução possível para o problema que motivou a pesquisa no mecanismo de busca.

Converter os visitantes em leads

É quando os visitantes aceitam o conteúdo ofertado, seja e-books, templates, podcasts e dicas exclusivas que agregue valor, e em troca disponibiliza alguma informação pessoal para a empresa, como e-mail e telefone, para posterior contato.

Ferramentas

Landing pages (formulários, e-books, e-mail marketing): são feitas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta em troca de informações pessoais;

CRM (Gestão de relacionamento com o cliente): central de informações sobre todos os contatos. Isso permite saber o que cada um deles precisa, e quando, o que é perfeito para gerar e nutrir leads.

Transformar os leads em clientes (vender)

Quando os leads confiam suas informações pessoais, eles estão passando uma simples recado: “quero saber mais!”.
Aqui começa o processo de construção da confiança entre marca e cliente. 

Ferramentas

Automação de Marketing: as ferramentas de automação permitem manter o relacionamento próximo dos leads e conduzi-los pelo funil, mesmo em grande escala.

E-mail Marketing: é o canal perfeito para estimular o interesse dos leads com praticidade e personalização;

Nutrição de leads: sequência de e-mails para deixar o lead mais perto da compra, conduzindo-os pelo funil de vendas;

Lead Scoring: é uma pontuação que te ajuda a saber quem merece a prioridade do time de vendas.

Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca

Não se engane, o funil de vendas não termina quando uma venda é fechada. Na verdade, a relação entre marca e cliente deve continuar, para que se alcance o objetivo de encantar e fidelizar esse cliente, para que ele siga comprando e fale bem da sua marca para amigos, familiares e também nas redes sociais.

Ferramentas

Sucesso do cliente: cliente satisfeito, é cliente que recomenda a marca;

Relacionamento ativo: não deixar que os clientes já existentes esqueçam da empresa. Mensagens e conteúdos relevantes mantém o relacionamento ativo, seja via redes sociais ou newsletter;  

Conteúdo avançado: crie conteúdos específicos para suprir suas necessidades, e mostre real preocupação. Isso fará com que eles amem a sua marca e sejam leais a ela.

Conclusão

Com cerca de 3,9 bilhões de usuários no mundo, a internet é um amplo campo de possíveis clientes da sua marca, e por isso o Inbound Marketing é o melhor caminho para promover seu negócio e transformar estranhos em divulgadores da sua marca.

A pesquisa de mercado e o planejamento é extremamente importante para entender quem é seu público-alvo e como se comporta, para assim criar e compartilhar conteúdos que sejam relevantes para eles.

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”
– Andrew Davis –

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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