Indústria 4.0: o que é e como vai funcionar?

O termo Indústria 4.0 precede as outras três Revoluções Industriais que fizeram parte da história mundial, através da produção em massa, eletricidade e tecnologia da informação, o que fez com que elevasse a renda dos empregados e desenvolvesse a competição tecnológica.

O que é Indústria 4.0 ?

O termo Indústria 4.0 foi empregado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, com o objetivo de incentivar mudanças em relação ao modo de operação das fábricas na época. Se tratava de um projeto estratégico de alta tecnologia, a partir do uso da automação, big data, internet das coisas, wi-fi e outras tecnologias.
Essas mudanças preveem uma completa descentralização do controle dos processos, que levará toda a cadeia de produção e de logística das fábricas à conexão com dispositivos inteligentes.

Podemos entender então, que essa quarta revolução veio para unir e mesclar o mundo físico, digital e biológico, causando um impacto muito mais profundo na sociedade.

Princípios básicos e benefícios

1.Autonomia e descentralização de processos

Aliada ao novo modelo de indústria, a Inteligência Artificial, vem para aprimorar o monitoramento de cada etapa com o objetivo de minimizar o risco de erros no processo.

2. Tudo virtual

Equipamentos tecnológicos serão instalados por toda a fábrica, de modo que seja possível controla-la por um dispositivo, como por exemplo, um smartphone, a qualquer hora e lugar.
Essa é a era da Internet das Coisas (Iot).

3. Processamento de informações

Tomada de decisão por parte dos gestores, muito mais ágil, segura e assertiva. Isso porque, a capacidade de processamento de informações serão instantâneos e em tempo real.

3 Principais tecnologias de conectividade

Internet das coisas (Iot)

É uma revolução tecnológica que conecta objetos utilizados no dia a dia à rede mundial de computadores. O objetivo é tornar o mundo físico e digital em um só, através de aparelhos que comuniquem entre si. 

Big Data

Big Data é tanto a capacidade de armazenamento de uma imensa quantidade de dados em nuvem, quanto a capacidade de retirar valor dessas informações em alta velocidade. Tem como base 5 V’s: volume, valor, velocidade, veracidade e variedade.

Inteligência Artificial

Mecanismos e dispositivos que buscam simular a capacidade humana – softwares e robôs – de pensar, resolver problemas, tomar decisões. Objetivo de automatizar processos.

Quais os possíveis impactos da Indústria 4.0?

O esperado é que trabalhos manuais e repetitivos sejam substituídos por recursos automatizados, como robôs e máquinas inteligentes.
O impacto disso será a geração de novas demandas profissionais, já que as habituais deixarão de existir.

As consequências para as indústrias serão:

-Redução de custos industriais;
-Ganhos de eficiência;
-Economia de energia;
-Redução de custos em manutenção de máquinas.

Agora o negócio é aguardar para ver quando vai começar a transformação tecnológica no setor industrial. É bem provável que em breve a internet comece a apontar as empresas que já aderiram ao novo modelo.

No nosso blog também tem vários outros artigos ligados aos avanços da tecnologia no mundo dos negócios. Se eu fosse você não perderia a oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento!
Aqui está um deles, confere lá: Startups

Ficou alguma dúvida sobre o que é a Indústria 4.0?
Deixe aqui sua dúvida que responderemos para você!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias