Tudo o que precisa saber sobre Startups

De acordo com estatísticas da empresa Startup Base (criada e mantida pela Abstartups), atualmente existem 12.792 mil startups no Brasil, sem contar aquelas que estão na fase inicial. Esse número equivale a mais que o dobro existente em 2017.  

Ainda segundo a Startup Base, empresa de dados oficiais do ecossistema brasileiro de startups, 48,77% das startups são do tipo B2B, ou seja, empresas que tem como público alvo outras empresas, e não o consumidor final, como é o caso de empresas B2C.

As startups vieram para ocupar um novo nicho no mercado e revolucionar tudo que conhecemos. Vem comigo que vou mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa incrível revolução no mundo dos negócios!

Você sabe o que é uma startup?

Assim como a Google, a Apple, o Facebook e a Microsoft, a ideia e conceito de startup surgiu na Califórnia/EUA, mais especificamente no Vale do Silício, região famosa pela inovação. Hoje, é um polo industrial composto por empresas e startups de tecnologia, computação e áreas similares.

STARTUP significa começar; dar um impulso; iniciar algo e avançar.

Toda empresa considerada Startup, é nova no mercado, ou seja, está iniciando seus trabalhos, e traz consigo ideias inovadoras e promissoras. O objetivo é gerar valor para muitas pessoas/ empresas, de forma sustentável. Portanto, é um modelo de negócio repetível e escalável.

Baixo Custo X Alto Potencial de Crescimento

Características principais

Escalabilidade

É a capacidade que a empresa tem de aumentar seu faturamento sem gastar mais com despesas como aluguel, produção e funcionários.

Repetitividade

É a capacidade de entregar o mesmo produto ou serviço em larga escala de forma simples, sem perder qualidade.

Inovação

Refere-se ao desenvolvimento de um produto, serviço ou modelo de negócio que seja novo ou pouco explorado.

Modelo de negócio

O maior desafio das startups é criar um modelo de negócios inovador, de forma a gerar valor para sua empresa e ao cliente.

Incerteza

O cenário de atuação das startups engloba tudo o que é novo ou pouco explorado. Diante disso, pode-se dizer que é um tanto quanto duvidoso. Por se tratar de um novo modelo de negócios, não há com o que comparar ou basear o sucesso e/ou fracasso.

Uma vantagem é poder experimentar o que dá certo e, se não ser, poder tentar algo diferente antes de sair por completo do mercado.

Tipos de startups

Existe uma gama de tipos de startups, desde aquelas que desenvolvem um produto ou serviço que será direcionado ao consumidor final, até àquelas que tem a intenção de vender as ideias para outras empresas ou mesmo startups. Veja alguns tipos:

Small Business Startup

Pequenas empresas, normalmente familiar, com poucos funcionários e sem intenção de crescimento.

Lifestyle Startup

Pessoas que fazem de um sonho, um empreendimento rentável.
Têm ideias que melhoram seu estilo de vida e constroem algo inigualável para perfis semelhantes ao seu.

Scalable Startup

Empresas que vive de capital de risco e possuem uma ideia com grande potencial de crescimento. Necessitam de um investidor para expandir e quem sabe, ser comprada por um futuramente.

Social Startup

Pessoas que tem como propósito fazer a diferença no mundo, oferecendo soluções positivas para a sociedade, com ou sem fins lucrativos.

Buyable Startup

Empreendedores com grandes ideias e que tem intenção de serem comprados por empresas maiores do mesmo setor.

Large Company Startup

Empresas que já estão inseridas no mercado e querem ser a única em seu segmento. Estão sempre pensando em inovações e aprimoramentos, com o intuito de sobrevivência.

Conclusão

Não sei se você sabe, mas a TagPlus começou bem pequenininha, em 2009, assim como as Startups que foram apresentadas ao longo do texto. Imagine só, eram apenas 3 pessoas com grandes ideias e muita força de vontade. Hoje somos quase 70 colaboradores e um mundo para desbravar!

Por isso, acredite no seu potencial, trace objetivos e metas, planeje, vá atrás do que te faz feliz e conte conosco, estamos aqui para ajudá-lo no que tiver ao nosso alcance!

Tem alguma dúvida? Mande seu comentário pra gente!
Gostou do texto? Deixe seu elogio pra gente ficar feliz! 😉

Fonte da foto: https://www.blbbrasil.com.br/blog/startup-governanca-corporativa/

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Obrigado por compartilhar a experiência de vcs, muito importante para alavancar sonhos e futuras startups….

Deixe o seu Comentário

Categorias