Ideias para empreender: confira as melhores dicas para 2022

Já pensou em começar o ano abrindo o próprio negócio? Nos últimos tempos, muitas pessoas deixaram de lado carreiras em corporações para seguir o sonho de empreender. A busca vem de uma imensa vontade de oferecer uma solução à sociedade, com autonomia e gestão de horários mais flexível.

No pós-pandemia, outro grande impulsionador foi a possibilidade do trabalho remoto, que ofereceu ainda mais liberdade, sobretudo aos empreendedores digitais.

Se tem vontade de empreender, mas não sabe por onde começar, este post é perfeito para você. Acompanhe, a seguir, as ideias para empreender com as melhores dicas para 2022.

Tendências de negócios para 2022

O ano de 2021 foi desafiante, mas isso não inibiu negócios de prosperarem mesmo em meio à instabilidade econômica. Setores como finanças e investimentos, tecnologia e saúde, moda e varejo, bem como mídia e entretenimento se destacaram e continuam sendo a grande aposta para 2022.

Porém, a busca pela inovação e movimentação do mercado tem sido o estímulo dos brasileiros na criação de novos negócios. Então, se a sua ideia é empreender em 2022, é preciso conhecer as principais tendências para o ano antes de definir o seu nicho.

Algumas áreas tiveram um ‘boom’ maior em decorrência da pandemia e, com certeza, vieram para ficar, sendo definidas como promissoras e muito rentáveis. Veja quais são as principais ideias para empreender e inspire-se!

Gestão inteligente e humanizada

Nos últimos anos, houve uma demanda crescente por negócios com valores humanizados e foco no bem-estar. A ideia é oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Nesse campo, líderes e profissionais de saúde, sobretudo da Psicologia, trabalham juntos, em busca de um ambiente de trabalho mais acolhedor.

Integração com o mundo digital

As regras de distanciamento impostas no início da pandemia aceleraram a ascensão dos negócios ao digital, e essa foi uma tendência que veio para ficar. Todas as atividades relacionadas a essa área têm alta demanda no momento. Gestão de mídias sociais, criação de sites e lojas virtuais, produção de conteúdo e campanha para mídias são alguns dos campos mais procurados

Oferecimento de experiências únicas

Experiência do cliente é prioridade para empresas e tem sido muito rentável. Todo mundo gosta de receber um tratamento especial, e isso também gera propaganda espontânea nas redes sociais. Um cliente satisfeito torna-se um embaixador da marca, o que gera autoridade — fator de extrema importância na era da comunicação digital.

Sustentabilidade

A busca por uma vida com propósito e escolhas mais conscientes já virou a realidade de muitas pessoas. Tendo isso em mente, empresas tomaram esses valores para si e trabalham por iniciativas mais sustentáveis. Qualquer iniciativa que vai de encontro a esta ideia costuma gerar uma percepção negativa do público.

E-commerce

A forma de consumir mudou, e o e-commerce no Brasil bateu recorde de faturamento em 2021. Para 2022, as expectativas nesse ramo são altas, com previsão de crescimento 26,9% maior, levando em consideração o ano anterior. Vender online amplia a atuação no mercado e pode garantir a sobrevivência do negócio.

Dropshipping

Por falar em vender online, o dropshipping veio como uma oportunidade para quem quer estar nesse ramo, mas não pode fazer um grande investimento. A ideia é que o empreendedor trabalhe na loja virtual, mas deixe o estoque e a entrega em responsabilidade do fornecedor parceiro.

Veja 8 dicas que vão te ajudar a empreender!

Decidiu empreender em um dos ramos que citamos acima? Ótimo! Confira, então, o passo a passo e comece com o pé direito.

homem usando um tablet, apoiado em uma mesa de madeira, em busca de ideias para empreender

1. Escolher um nicho de atuação

Esse é o primeiro passo para definir a área de atuação do seu negócio. Não tenha receio de escolher um ramo muito específico: ele pode ser um oceano azul de oportunidades.

Lembre-se de estudar o mercado e analisar quem serão seus concorrentes, conhecer o público e avaliar as dificuldades que eles apresentam. Tente achar pontos de falha nos seus concorrentes que o seu negócio vai suprir — esse poderá ser seu diferencial.

2. Ter um plano de negócios

O plano de negócios é um documento descritivo que deve conter informações básicas do empreendimento, servindo como uma ferramenta de consulta sempre que houver necessidade. Veja quais dados devem conter:

  • objetivos e ações para conquistá-los;
  • produtos ou serviços que serão oferecidos;
  • concorrentes diretos e indiretos;
  • oportunidades e ameaças (análise SWOT — inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
  • clientes;
  • fornecedores;
  • público-alvo;
  • receitas e despesas;
  • estratégias de vendas.

É muito importante ter esse documento atualizado, desde a implantação até seu funcionamento, para que, posteriormente, seja possível conferir o cumprimento das metas estipuladas.

3. Fazer um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base de tudo. Muitas empresas fecham em seu primeiro ano por não tê-lo priorizado. Não deixe de registrar todas as movimentações monetárias para não ter surpresas, mesmo que seja um negócio que necessite de pouco investimento inicial.

4. Encontrar um contador de confiança

O contador é responsável por toda a área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa e, por isso, é o profissional mais indicado para recomendar o sistema tributário que mais se encaixa ao perfil do seu empreendimento. Além disso, o contador auxilia na elaboração do cronograma de contas, contendo os melhores dias para cumprir com as necessidades da nova empresa.

5. Priorizar negócios digitais

O mundo está em constante evolução, principalmente no que tange os negócios digitais. Super em alta, o online veio para reforçar a importância de conseguir vender em vários canais. Ter uma presença online hoje, com domínio e hospedagem profissional, garante ampliação de mercado, o que pode trazer mais retorno para o seu novo empreendimento.

6. Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é de extrema importância para quem está planejando abrir um novo negócio.

É a partir dela que descobrirá se existe demanda para seu produto ou serviço, conhece seus concorrentes, adquire dados do público e trabalha melhor os objetivos da empresa. Parte do sucesso do seu negócio será garantido por essa pesquisa: ela será uma grande fonte de conhecimento para as próximas ações.

7. Implementar um bom sistema de gestão comercial

Ter um sistema de gestão comercial, como o TagPlus, vai ajudar você a ter controle melhor de todos os processos administrativos do seu negócio. Com ele, você ganha tempo, reduz desperdícios e mantém organizado tudo o que tange ao lado financeiro e fiscal da sua empresa. Um software ERP é indispensável para quem deseja potencializar o crescimento do negócio.

8. Estruturar um plano de marketing

Um marketing bem-planejado é a peça-chave para o seu negócio prosperar. Atualmente, é possível mensurar todas as ações por meio das ferramentas digitais, além da possibilidade de testar estratégias e ver resultados de forma mais rápida.

Outro fator importante a se considerar é a diversificação dos canais de comunicação e o investimento em mídia. Ser visto é muito importante, e é necessário buscar todos os caminhos possíveis para que isso aconteça.

Esperamos que as ideias para empreender deste artigo tenham te incentivado a iniciar um novo negócio em 2022. E lembre-se: é preciso escolher não somente uma área em alta, mas também uma atuação com a qual você se identifica. Desejamos todo o sucesso na empreitada!

Aproveite a visita para conhecer o seu perfil de empreendedor e ver como otimizar sua gestão.

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Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

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