Dropshipping: conheça a principal forma de vender online sem estoque

Vender online é uma modalidade que vem sendo cada vez mais difundida no mundo. É uma ótima opção para quem deseja aumentar a renda e ter praticidade na hora de vender sem precisar de um alto investimento.

No momento em que se começa a pesquisar e entender como é o funcionamento do e-commerce, da logística do processo como um todo, é que surgem as dúvidas e confusões. Dentre as várias opções de vender online sem estoque próprio, o dropshipping é o que mais tem se destacado, veja o porquê.

Como vender online sem estoque

No dropshipping a gestão do estoque e logística da entrega de produtos fica por conta do fornecedor. Além disso, ele também é responsável por gerar o código de acompanhamento para que você consiga supervisionar as atividades.

O processo funciona assim: O cliente acessa sua loja virtual, escolhe um produto e finaliza a compra. Automaticamente, sua loja repassa esse pedido ao fornecedor parceiro.

Assim que o fornecedor recebe o pedido, separa e embala o produto, emite a nota fiscal, e encaminha ao consumidor final.

Dessa forma, a responsabilidade do lojista é a parte operacional da loja virtual que deve focar em vender e profissionalizar o site para oferecer a melhor experiência de compra ao usuário.

Imagem: Lojaintegrada

Vantagens do Dropshipping

  • Facilidade no início do negócio: É uma oportunidade de ter um negócio estruturado sem ter que investir valores exorbitantes.
  • Baixo custo: Com a ausência do estoque, essa modalidade não permite o acúmulo de produtos. As ordens de serviço só são emitidas após o fechamento da compra na loja virtual, por isso o custo é baixo inicialmente.
  • Maior variedade de produtos: Sem custos adicionais e necessidade de espaço, a loja virtual pode oferecer maior variedade de produtos. O que é ótimo para quem deseja explorar novos nichos e expandir o negócio.

Atenção para:

  • Escolha do fornecedor: Pesquise e avalie aspectos como logística, organização, cumprimento de prazos, qualidade e política de preços. A qualidade da embalagem e da entrega são pontos cruciais para observar na hora de escolher um fornecedor para sua loja virtual.
  • Fornecedor nacional: Procure um fornecedor nacional que trabalhe com a linha de produtos que você pretende vender. Trabalhar com fornecedores estrangeiros pode ser complicado, pois os produtos podem ficar presos na alfândega, não chegar, ou chegarem danificados, o fornecedor de lá pode fechar, etc.
  • Troca/devolução de produtos: Nesse caso, a loja virtual somente faz o contato com o cliente. Quem efetua a troca é o fornecedor.
  • Gerenciamento dos pedidos: A responsabilidade de gerenciar os pedidos e enviar para o fornecedor, e fazer o contato com os clientes, é exclusivamente da loja virtual. O mau relacionamento pode impactar na imagem da sua empresa.
  • Pós venda: Como já vimos em outros textos por aqui, o pós venda é tão essencial quanto o primeiro contato. Todas as ações do cliente com a sua loja serão responsáveis pela escolha dele em efetuar uma nova compra com você.

Conclusão

Todos os modelos de negócios tem suas vantagens, benefícios e riscos. O que se tem a fazer é pesquisar o que melhor cabe à sua empresa. O dropshipping é uma excelente oportunidade para quem quer começar um negócio e não tem condições financeiras de investir em estoque de produtos, espaço físico para tal e transporte para entrega ao consumidor final.

É interessante que observe os comentários e críticas de seus clientes em relação à embalagem e entrega das encomendas, para que possa avaliar a melhor escolha do fornecedor parceiro da sua loja virtual.

Como é na sua loja? Qual modelo você utiliza? Funciona para você? Conta aqui!

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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