Como montar um negócio com pouco dinheiro para investir

Sabemos da grande dificuldade em estruturar, montar e abrir um negócio dentro da legalidade burocrática e que seja condizente com a realidade de cada um. Temos conhecimento também da complexa situação financeira em que o país se encontra e como isso afeta diretamente empresas de todos os portes.

Neste texto, vamos dar alguma dicas básicas para quem quer começar um negócio próprio, mas que tem pouco dinheiro para investir.

7 dicas para começar um negócio com pouco dinheiro

1. Otimize seu investimento

Na hora de criar, montar e executar um negócio, é ideal que se tenha conhecimento profundo sobre o tema. Isso, com certeza, vai facilitar e muito, a definir seu segmento de atuação, a entender as dores e necessidades do seu publico alvo e a conquistar fiéis clientes.

Por isso, a dica é: faça o que gosta e sabe de melhor. E lembre-se, nunca deixe de adquirir conhecimento.

2. Opte por negócios digitais

A abertura de uma loja física requer um investimento financeiro muito maior do que negócios apenas digitais.

É claro que todo tipo de negócio, seja ele físico ou digital, requer um investimento básico. Uma loja virtual, por exemplo, gasta tempo e dinheiro para definir o domínio, servidor, plataforma, etc. Mas em compensação não tem gastos como aluguel, conta de luz, de água, etc.

Além do mais, o marketing digital é um importante aliado na divulgação e captação de clientes.

3. Escolha segmentos pouco concorridos

Essa dica é para aqueles que ainda estão na dúvida do que vender.
Se você tem a certeza de que quer ser dono do próprio negócio, mas não sabe em qual segmento atuar, opte por nichos pouco explorados e que apresentam uma solução inovadora e inédita.

4. Tenha um bom plano de negócios e planejamento estratégico

Um negócio bem estruturado desde o começo, vai caminhar sempre equilibrado, necessitando apenas de ajustes normais.

5. Não misture o caixa pessoal com o da empresa

Esse é um dos maiores erros cometidos por micro e pequenos empreendedores. É extremamente necessário manter os dois caixas separados e também um fundo de reserva para ambos.

O principal fator de fechamento de empresas é a má gestão, como um todo. Não cometa esse erro, contrate a TagPlus.

6. Seja sempre comprometido

Se engana muito quem acha que o proprietário de uma empresa vive uma vida de ouro. É preciso muita coragem, comprometimento e responsabilidade para gerir um negócio.

Por isso, nunca “deixe para depois” suas responsabilidades como empreendedor. Esteja em dia com o fisco, com os documentos e com o funcionamento pleno da sua empresa.

7. Construa uma persona e seja fiel a ela

Importantíssimo ponto. Como sua empresa vai se portar e relacionar com os consumidores, qual postura vai ser adotada? Mais despojada, séria, dinâmica, tímida? Defina sua identidade e siga-a, isso vai criar identificação com o público e te dar credibilidade.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias