Tendências 2020: os movimentos globais no Brasil no segmento de HPPC
Tendência é uma inclinação ou preferência por determinadas coisas. Se trata de uma sequência de acontecimentos e eventos que garantem durabilidade. No caso do mercado, a tendência ocorre quando há uma mudança no comportamento, virando prática e hábito para um grande número de pessoas.
Seguindo essa linha de raciocínio, a tendência de mercado funciona como termômetro para preços e produtos ou serviços em alta. Todos esses fatores corroboram para melhor avaliação de tendências mercadológicas para os empreendedores que veem a necessidade de se adequar e sair na frente de seus concorrentes.
O mercado de HPPC
HPPC significa setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
De acordo com dados disponibilizados pela Cosmetic Innovation, até 2017, o Brasil ocupava a quarta posição no ranking mundial de consumo de HPPC. Ou seja, o mercado brasileiro tem forte influência na maneira de consumir, o que pode ser totalmente benéfico, principalmente em relação à qualidade e preço dos produtos.
Os diferencias que se destacam no mercado de consumo do brasileiro, são:
Personalização
Assim como já citado em outros textos por aqui, a personalização surge como forte influência em qualquer setor do consumo.
Atualmente, as marcas é que têm que se adequar às necessidades de seus clientes. Podemos dizer então, que cada cliente procura por produtos específicos que atenda aos seus desejos individuais.
Experiência
A ideia de levar experiência, é encantar o público e criar uma conexão emocional com o consumidor.
No caso de produtos para cuidados cosmetológicos, o ideal é fazer algo que envolva seu público e faça-os descobrir mais sobre o que você vende.
Por exemplo, fazer alguma ação em seu PDV que leve seu consumidor a descobrir como é o processo de x produto.
Micro-influencers
Utilizar micro-influenciadores para divulgar produtos, marcas ou serviços, tem se mostrado uma estratégia eficaz para as empresas e também para as pessoas, que tem aceitado cada vez mais esse tipo de divulgação.
A estratégia é aproximar o influenciador da marca, a partir de um tratamento especial, seja treinamento ou oferta de kits diferenciados. A ideia central é apostar em menor número de seguidores, mas que tenha alto engajamento.
Produtos naturais
Essa tendência é a que mais tem ganhado espaço no Brasil e no mundo afora. Marcas ecofriendly são aquelas que utilizam de matéria prima 100% natural e biodegradável para formulação de seus produtos, e principalmente, sem agredir o meio ambiente.
A preocupação com o futuro da natureza reflete diretamente em consumir produtos naturais que não agridem o meio ambiente e que a embalagem possa ser reaproveitada ou descartada de maneira correta.
Conclusão
Essas tendências de mercado não afetam somente esse segmento de beleza, mas sim todos aqueles que dependem da opinião de seus clientes. Por isso, é recomendado seguir o que tem sido feito, ou até mesmo lançar “moda”. Afinal, quem inova e se arrisca – com responsabilidade -, sai na frente de seus concorrentes!
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Escrito por
Renata Scaff
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