Você sabe a diferença entre os termos UX e CX?

Todos os dias são lançadas novos termos para falar sobre tecnologia, empreendedorismo e experiência do usuário. Para isso, vamos esclarecer o que é o UX Design (User Experience) e CX (Customer Experience).

A semelhança se encontra no fato de que ambos os termos significa “Experiência do Usuário/Cliente” e sempre estarão presentes em qualquer tipo de produto, serviços ou sistema.

O que é UX Design?

UX (User Experience Design), em português, significa Experiência do Usuário. É o conjunto de fatores e elementos relativos à interação do usuário com o produto. Em outras palavras, é uma área que tem como foco desenvolver experiências de uso de produtos, sistemas ou serviços, em ambientes digitais, como sites, aplicativos e softwares.

Exemplo: O tempo que uma página demora para carregar dentro de um site, afeta diretamente a experiência do usuário no site. O papel de consertar isso é do profissional de UX.

O que é CX?

CX (Customer Experience), em português, significa Experiência do Cliente. É o conjunto de ações para otimizar a interação entre o usuário e as marcas, durante todo a jornada do consumidor, que vai desde a interação nas plataformas até o pós venda.

O objetivo é entender quem é seu cliente, como ele se sente em contato com sua marca, e principalmente, promover a fidelização do cliente. Afinal, se o cliente “compra” a ideia da marca, a possibilidade de indicação a outras pessoas, dobra.

Ou seja…

O UX faz parte do CX. O CX trabalha com alguns aspectos fora do produto central. Ele valia a jornada de interação completa do consumidor com o produto, serviço, sistema ou plataforma.

O correto é que haja o match perfeito entre as duas experiências – UX e CX – para que seja considerado uma boa experiência para o cliente que consome a marca.

A tendência para o mercado nos próximos anos é entender a forma de consumo das pessoas, para lhes proporcionar a melhor experiência possível. Pois, como já falado em outros textos aqui no blog, cliente satisfeito, fideliza, volta e indica!

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias