8 dicas para tratar seu cliente da melhor forma possível

Quanto mais os dias passam, mais percebemos o quanto é importante ser bem atendido quando se está no papel de cliente. Se somos bem recebidos, tratados com cuidado, atenção e simpatia, temos muito mais vontade de voltar e realizar uma nova compra, concorda?

Tudo isso se dá pela maneira como o cliente é recebido em uma determinada loja. Por outro ponto de vista, o dos empreendedores, – podem reparar – as marcas que compreenderam a relevância do bom atendimento, já colhem bons frutos, como maior visibilidade no mercado, confiança e fidelização dos clientes.

Abaixo, iremos falar sobre 8 maneiras de tratar seu cliente para garantir, no futuro, novas vendas, seja com este mesmo cliente ou a partir de suas indicações:

Seja rápido para abordar o cliente

NUNCA deixe um cliente esperando. Atenda-o o quanto antes, para que ele não fique mal humorado e acabe indo embora, ou até mesmo fazendo duras críticas à sua empresa, seja para pessoas próximas e/ou na internet.

Seja educado

Atenda bem qualquer pessoa que entrar em sua loja. Mesmo que você esteja passando por algum momento de insatisfação, não deixe de sorrir e ser agradável. Você vai agradecer no futuro, tenho certeza disso!

Chame o cliente pelo nome

De acordo com o Marketing 4.0, estamos na Era do Cliente, aquela no qual o mercado é que se adapta às necessidades do público, não o contrário. Além disso, outra característica é a exigência de atendimento personalizado e de qualidade.
Chamar o cliente pelo nome passa aquela sensação de que ele(a) é especial. E com isso, demonstra preocupação com suas vontades e bem estar em sua loja. Uma boa estratégia é sempre finalizar uma compra com o cadastro de dados do cliente.

Site e redes sociais atualizadas

Para este tópico, temos dois textos publicados em nosso blog para melhor guiá-los, um sobre Vendas no Instagram e outro a respeito da Importância das redes sociais no varejo. Dá uma conferida lá!
Para nosso textinho aqui, podemos dizer que as redes sociais confirmam o que os consumidores pensam sobre a marca. Lá eles conseguem ver novos produtos, promoções, lançamentos, até mesmo antes de subir para o site. Além disso, é bem provável que haja sorteios super legais para quem interagir com a página da loja.
Então, lembre-se, mantenha suas redes sociais e site oficial da marca sempre em movimento, você vai ver como muda o fluxo e o engajamento!

Fale a língua do seu cliente

Não adianta querer falar de forma culta e palavras difíceis se o seu cliente não tiver esse perfil. Fale e aja de forma que ele(a) entenderá sem fazer esforço.

Tenha funcionários que conheçam de verdade o que vendem

Invista na qualificação de seus funcionários, afinal, um bom atendente – que conhece seu mix de produtos e seus benefícios – está muito mais apto a concluir uma venda com sucesso.

Insatisfação vs. Satisfação

Atender um cliente insatisfeito também é importante.
Imagina que ótimo conseguir mudar a visão desse cliente? Com certeza, sua marca receberá muitos elogios. Por isso, resolva os problemas que surgirem, sem medo de não dar certo. A sinceridade é um ponto crucial no atendimento ao cliente.

Pós-atendimento (fidelização)

Concluiu uma venda? Ótimo, mas não se dê por vencido, o verdadeiro trabalho está só começando! Pense a longo prazo!
Desenvolva ações, seja descontos, promoções, vouchers, sorteios, etc. Tudo é válido na hora de garantir a fidelização do cliente. Faça com que a marca se torne indispensável ao cliente.

Conclusão

Toda e qualquer estratégia para conhecer seus clientes, entender suas necessidades, concluir uma venda com sucesso e quem sabe, fidelizá-lo, é válido. Diante do cenário mercadológico atual (concorrência, inovações, novidades, etc), cada empresa deve buscar seus diferenciais para se destacar das demais.
As dicas dadas nesse texto, irão te ajudar a trilhar o caminho do sucesso.
Aproveitem, leiam, se informem!

Até o próximo textinho, dia 26/08/2019.

E você? O que faz de melhor para atender os consumidores que chegam até sua loja? Conte pra nós aqui nos comentários!

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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