Trabalho Remoto: 5 dicas para otimizar seu rendimento

Trabalhar remotamente é um privilégio que muitas pessoas gostariam de ter. Fazer home office, por exemplo, é uma alternativa para reduzir gastos com infraestrutura, evitar horas no trânsito e, ainda, ter flexibilidade de horário. No entanto, o trabalho remoto traz certas dificuldades que devem ser avaliadas com cautela.
Por isso, hoje vamos dar 5 dicas para otimizar seu rendimento.

1.Estabeleça uma rotina

É preciso se organizar e fazer a gestão do seu tempo. O primeiro passo é entender que ninguém consegue ser produtivo por muitas horas seguidas. Portanto, é importante compreender em quais horários do dia você rende mais. Dessa forma, organize seu dia para trabalhar mais nestes momentos e dê uma pausa a cada uma hora e meia ou duas horas. Procure, também, realizar atividades fora de casa em horários preestabelecidos, como exercícios físicos ou sair com os amigos.

2.Mantenha as distrações longe

É fundamental descobrir o que atrai sua atenção e atrapalha seu rendimento. Uma dica essencial é desligar o seu celular, mantê-lo no modo avião ou até mesmo colocá-lo em outra sala. Se não for possível ficar sem o aparelho, já que você o utiliza para trabalhar, procure silenciar aplicativos que possam distrair sua atenção.

3.Crie um espaço agradável

O ambiente no qual trabalhamos afeta muito nosso ritmo de trabalho. Por isso, defina o local onde você irá ficar todos os dias e organize-o de forma a ser confortável. 
Procure um espaço com boa luz natural: além de ser mais fácil enxergar, a luz solar faz bem ao organismo e ajuda a te manter acordado. Escolha, também, uma boa cadeira e uma posição adequada para seu computador. Ficar com os pés sempre apoiados no chão e colocar o monitor a uma altura equivalente aos seus olhos, previne dores na coluna, ombros ou problemas de visão.
Além disso, tente montar seu home office em um local fora do seu quarto. A cama pode ser um dificultador para se levantar pela manhã e não permite que o cérebro entenda que é hora de trabalhar.

4.Invista no que vai facilitar seu trabalho

Ao abrir um novo negócio ou começar a trabalhar remotamente, alguns investimentos podem ser feitos com o objetivo de melhorar a empresa. Contratar planos de internet de banda larga e de celular que sejam rápidos e estáveis é um deles. Lembre-se que essas serão suas ferramentas de trabalho e a conexão precisa aguentar videoconferências, armazenamento de dados em nuvem, muitas ligações e mensagens. Uma dica interessante é: antes de definir seu plano e sua operadora, faça uma comparação de preços e de velocidades. Assim, você fica por dentro das ofertas do mercado, encontra o que se encaixa melhor no seu perfil de usuário e ainda evita pagar por serviços e funcionalidades que não vai utilizar. Os planos da Vivo, por exemplo, variam bastante conforme sua cidade e suas necessidades. Entenda suas necessidades, compare e opte pela melhor para você.

5.Automatize as operações da empresa

Para que o rendimento da empresa realmente continue crescendo com funcionários em trabalho remoto, é preciso automatizar as operações.
Usar tecnologias para integrar os sistemas e todos os dados, facilita o controle por parte da gestão e acelera o fluxo de trabalho.
Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) como a TagPlus possibilitam que se reúna em um mesmo sistema, o controle financeiro, a emissão de boletos e notas fiscais, a gestão de estoque, geração de relatórios de forma prática e rápida, entre outras operações. Colocando em prática todas essas dicas, seus dias de trabalho remoto serão mais eficiente.

[Artigo produzido por Melhor Plano, em parceira com a TagPlus]

Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias