Como a automatização do seu processo de venda afeta seu lucro

[GUEST POST MERCOS]

Manter as vendas organizadas é fundamental para o bom andamento dos negócios, mais do que isso, é essencial para sua lucratividade.

Primeiramente, vamos relembrar do que se trata lucro:

  • Lucro é a diferença entre as receitas e todos os gastos e custos envolvidos em uma operação.

Como vemos, não se trata apenas de vender mais, mas também de reduzir seus custos. Para uma equação perfeita, é necessário minimizar suas despesas e maximizar seus ganhos. 

Utilizar uma ferramenta para o gerenciamento e controle é uma boa forma de manter o trabalho fluído e centralizado. Além de otimizar o tempo do seu vendedor, permitindo que ele consiga destinar esse período sobressalente para novas vendas.

David Souza, Gerente de Canais da Mercos, compartilha com a gente um cálculo importante:

Um vendedor perde muito tempo digitando pedidos que foram recebidos por e-mail, WhatsApp e por telefone. Esse tempo gira em torno de 7 horas e 20 minutos por semana. É um impacto da falta de produtividade.

E a gente sabe que falta de produtividade afeta diretamente no resultado dele no final do mês, né?

Além disso, se o pedido não chega na hora para o seu ERP, como você pode fazer o controle do estoque? Programar melhor sua produção ou até melhorar seu processo logístico?

Você já chegou a fazer a conta do custo que você tem com pedidos errados e quanto eles representam na sua operação? Indicamos esse exercício para você entender melhor.

Conhecemos algumas empresas que tem uma pessoa ou equipe exclusivamente para fazer essa digitação de pedido e minimizar os erros, e então repassar para o  ERP.  Se for o seu caso, você poderia usar esse capital humano em outra função e deixar que automatização comercial faça isso. 

Outro fator muito importante é saber como está rentabilidade dos seus pedidos. Conhecemos casos de pedidos que chegaram para gestão com uma margem tão pequena que não pagava o custo da venda. Você está fazendo esse acompanhamento? 

Agora falando sobre seu vendedor externo ou representante, você faz uma análise de como está a capilaridade de atendimento e como ele trata sua carteira de inativos. Sabemos que existem casos de profissionais que acabam sempre fechando pedidos com os mesmos clientes, com um controle mais próximo e o apoio de uma ferramenta de e-commerce B2B, ele poderá fechar novos pedidos aumentando consequentemente seu faturamento.

Por último, quero perguntar a você um ponto bem delicado, caso o vendedor saia da empresa, como ficam os clientes? Você tem um controle para que um novo profissional dê continuidade? Sua carteira de cliente é um dos maiores bens da sua empresa, merece ser tratado com muito carinho, pois o custo da troca pode afetar diretamente seus ganhos.

Por isso, um sistema de força de vendas como o Mercos, aliado ao ERP PARCEIRO mantém os processos mais ágeis e fáceis de controlar, trazendo economia de tempo para a operação. Logo, redução de custos! 

O que o Mercos entrega?

  • Otimiza o processo de vendas;
  • Elimina o retrabalho e minimize erros.
  • Aumenta a produtividade da equipe de vendas;
  • Entregara o desempenho da sua equipe em tempo real, personalizado conforme sua estratégia;
  • Ecommerce B2B integrado ao Mercos.

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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