Quais são as técnicas de vendas para aumentar os resultados do seu negócio?

Engana-se quem pensa que vender é um dom: existem muitas técnicas de vendas por trás de resultados bem-sucedidos. Estudo e aprimoração constantes fazem parte do dia a dia dos profissionais que lidam com o público na venda de produtos ou serviços.

Neste post, trazemos algumas delas para você começar a aplicar hoje mesmo no seu negócio ou com sua equipe de vendas. Vamos lá?

O que são técnicas de vendas?

As técnicas de vendas podem ser definidas como métodos de abordagem que contribuem para o processo e o resultado de uma equipe de vendas, no qual o objetivo final é efetivar a venda de um produto e/ou serviço.

Essas técnicas são adaptáveis, ou seja, capazes de apresentar resultados precisos e satisfatórios junto aos clientes mesmo em cenários distintos de negociações. O objetivo central do método é suprir as necessidades dos leads e entregar uma ideia positiva do que a empresa vende.

Qual é a importância da aplicação das técnicas de vendas na minha empresa?

Aplicar técnicas de vendas oferece mais controle e segurança ao processo, pois são métodos testados com sucesso por vendedores mais experientes.

Em um ambiente com condições mais previsíveis, é possível tomar melhores decisões e reduzir as objeções do cliente. Com isso, a negociação pode fluir de forma mais efetiva e trazer o resultado esperado: o aumento das vendas.

Quais são as melhores técnicas de vendas e como aplicá-las no dia a dia?

As técnicas de vendas são adaptáveis de acordo com cada cliente. O foco da conversa deve ser voltado totalmente para a necessidade dele e o maior objetivo é mostrar que você ou a sua empresa apresenta a solução que ele procura, antes de oferecer a proposta comercial.

Para isso, existem alguns métodos que poderá aplicar para potencializar a negociação. Veja detalhes a seguir.

Pratique a escuta ativa

Ouvir o cliente é primordial para que ele sinta confiança na negociação, além de ser um ótimo método para conhecê-lo. Clientes não costumam se sentir confortáveis quando têm a sensação de que estão empurrando um produto ou serviço. A ideia aqui é abrir espaço para negociação em vez de apenas oferecer algo.

Barista aplica técnicas de vendas

Estude as objeções

Antes de iniciar a negociação, é importante listar todas as possíveis objeções e planejar sua contra argumentação. Assim, poderá responder rapidamente e transmitir uma imagem mais segura na venda.

Neste momento, é importante conhecer bem todas as possibilidades de oferta que poderá oferecer, como remover vantagens ou recursos para reduzir o preço do produto/serviço ou aumentar o tempo de garantia do produto.

Conheça seus concorrentes

Antes de entrar em contato com você, seu lead provavelmente pesquisou sobre os seus concorrentes e vai utilizar essas informações para questionar o produto/serviço.

A fim de ganhar vantagem na negociação, você deve se preparar e ter consciência dos diferenciais da sua empresa. Seu cliente pode ter dificuldade para ver o que difere você e seu concorrente: é neste momento que se deve mostrar com clareza o motivo de ele escolher a sua solução, ressaltando as qualidades do que oferece — sem falar mal da concorrência.

Tenha atenção à linguagem corporal

No caso de uma negociação face a face, entender a linguagem corporal do cliente faz toda a diferença. Negociadores bem-sucedidos são atentos a isso e sabem exatamente o momento em que devem recuar ou dar o ultimato da proposta.

Com o passar do tempo e a experiência, a compreensão se torna natural, mas, para quem está começando agora, existem livros e canais no YouTube sobre o tema.

Utilize gatilhos mentais

Uma técnica bastante usada na comunicação tanto online, como no Instagram, como offline, no caso de pontos físicos de venda, são os gatilhos mentais. Eles são agentes externos que despertam sensações no nosso cérebro e nos levam a tomar decisões de forma inconsciente e mais impulsiva.

Para o nosso cérebro, tomar decisões pode ser cansativo, e os gatilhos provocam sensações que aceleram o processo de venda, a exemplo de:

  • urgência (”somente hoje!”);
  • exclusividade (para um público específico);
  • escassez (”últimas unidades”);
  • novidade (”acabou de chegar”);
  • prova social (depoimento de clientes), entre outros.

Aplique storytelling

O storytelling é uma importante ferramenta de vendas e uma forma bastante eficaz de encantar o seu cliente no momento da apresentação do produto ou serviço. Lembre-se de contar uma história real e utilizar gatilhos mentais que despertem emoções e curiosidade do seu público, sobretudo nas vendas online.

Um modelo de storytelling comum é a jornada do herói, na qual você poderá narrar como a sua solução ajudou pessoas ou negócios a superar problemas que a personagem tem em comum com seu lead.

Como é possível perceber, as bases de uma negociação de sucesso são planejamento, testes e resiliência. Um bom vendedor está sempre aprimorando suas técnicas de vendas e aprendendo com cada cliente. Não deixe de colocar em prática nossas dicas no dia a dia do seu negócio!

Agora que já aprendeu as principais técnicas de vendas, que tal saber como manter sua equipe sempre motivada? Acesse o post 6 dicas para motivar sua equipe de vendas e melhorar os resultados da empresa!

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Escrito por

Analista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.

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