6 dicas para garantir a satisfação do seu cliente

Toda a situação que estamos passando em decorrência da pandemia, serviu para que olhássemos com mais atenção a alguns pontos da nossa vida pessoal e profissional. Do lado pessoal, temos o autoconhecimento, o famoso “olhar para dentro”, a aceitação de quem somos, dos defeitos e qualidades, e outras coisas. No âmbito profissional, aprendemos a enxergar as possibilidades como novas oportunidades de crescimento, buscando sempre a satisfação do cliente.

O principal fator observado e o que gera mais retorno para os negócios é a comunicação, seja na prospecção de novos clientes, na hora da venda ou no pós venda. Não importa o QUANDO, mas sim o COMO fazer.

Essa constatação deve vir acompanhada de estratégias para lidar com o novo comportamento do consumidor e seus hábitos de compra.

Veja alguns fatores que são indispensáveis para a boa comunicação da sua marca para com os clientes, principalmente no atendimento. Fizemos esse texto em uma linguagem bem simples para que todas as pessoas possam ler e identificar o que falta fazer em seu próprio negócio. 

1. Conheça as dores e necessidades dos seus clientes

Nada melhor que entender o que aflige seu cliente, pois dessa forma, você consegue colocar seu produto ou serviço como a solução ideal. Você pode falar das qualidades, e vantagens de adquirir o que vende, o que ele(a) vai ter de benefício e cenários a longo prazo. 

Entender as dores e as necessidades do consumidor é o primeiro passo para traçar suas estratégias de vendas.

O fato de conhecer o cliente, permite que invista em uma relação duradoura e de confiança.

2. Invista em tecnologias

Quando se fala em tecnologias, o que você pensa?

É um leque com mil e uma possibilidades. Em uma loja, por exemplo, você pode colocar um sistema de gestão como o TagPLus, para controlar seu estoque, emitir de notas fiscais, cadastrar produtos, dar baixa de produtos de forma automática, e outros.

Pode colocar também câmeras para controle de clientes e funcionários, pagamento via QR Code (como vai ser com o PIX), omnichannel (integração do online com offline), etc.

O objetivo de investir em tecnologias no ponto físico e virtual é facilitar o dia a dia e agilizar os processos da venda e entrega da compra, oferecendo uma melhor experiência de compra aos clientes. 

3. Garanta a satisfação do seu cliente

A satisfação do cliente começa no momento em que ele procura a sua loja para sanar uma dor ou necessidade. O papel do lojista é entregar soluções, informações, bom atendimento e produto/serviço de qualidade.

A marca que consegue captar um cliente e conquistá-lo, terá um fiel defensor. Vale a pena investir na entrega e comprometimento.

4. Ofereça espaço para comentários, elogios e reclamações

Ninguém melhor que os próprios clientes e usuários do seu produto ou serviço para dar feedbacks construtivos. As críticas e reclamações servem para observar se há um padrão e o que pode ser melhorado a partir disso. 

Sempre responda os comentários, por pior que seja. Isso demonstra preocupação com o bem estar dos clientes e pode tomar uma proporção ainda maior se ficar visível para que outras pessoas vejam. Exemplo disso, são os comentários que ficam expostos quando se procura por uma empresa no Google.

As pessoas se baseiam nas críticas e elogios de outras para consumir de determinada marca. 

5. Treine seus colaboradores e prepare sua equipe

Para alcançar o sucesso total em negócio, é preciso que todos os colaboradores estejam na mesma sintonia e unidos ao mesmo objetivo. Para isso, é indispensável um treinamento de como tratar os clientes, do que deve ou não dizer.

Tem algumas palavras chaves que fazem total diferença na hora da venda, como por exemplo: 

  • O nome do cliente;
  • “imagine”: faz com que a pessoa se imagine utilizando o produto ou serviço em um cenário real;
  • “porque”: quando o motivo para adquirir o produto ou serviço é apresentado, incentiva as pessoas a comprarem;
  • “conquistar”, “espírito”, “felicidade”, “incrível”, “magia”, “esperança”, “sensacional”.

6. Capriche no pós venda

Se engana quem acha que a relação com o cliente acaba com a venda final. 

É muito importante dar atenção ao cliente, ao que ele consumiu com você e quais os gostos dele. Invista no envio de newsletter com conteúdos relevantes, envie promoções e códigos de desconto, crie um cartão fidelidade, etc.

O pós venda tem relação direta com a fidelização do cliente e, por consequência, com a lucratividade da sua empresa. A experiência positiva que o consumidor tem durante e após a compra é que o leva a fidelizar com a marca e é uma excelente oportunidade para reunir dados sobre eles e acompanhar o desempenhos dos produtos ou serviços vendidos. 

Conclusão

No universo dos negócios é imprescindível buscar por novas possibilidades de crescimento e reconhecimento. Conhecer quem consome seus produtos ou serviços é uma prova de amor à sua empresa. Essa estratégia vai garantir clientes fiéis, que irão indicar sua marca e expandir cada vez mais essa linha de contatos. Tudo o que você investe é visto e percebido pelos consumidores. 

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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