PDV gratuito para PC: como obter um?

Um negócio ganha eficiência quando gerencia de forma integrada todos os seus processos, desde a entrada da mercadoria ou dos insumos até a venda. Com a transformação digital, novas ferramentas para isso têm se tornado acessíveis.

Entre elas, o sistema de frente de caixa chama a atenção, principalmente quando voltado para pequenos comércios que ainda realizam operações manuais na hora de vender. Agora, se o valor do investimento é uma limitação, contar com um software de PDV gratuito para PC pode ser a solução.

Que tal entender como obtê-lo a seguir? Venha conferir!

O que é um PDV?

PDV significa Ponto De Venda. Mas isso não diz muito, não é mesmo? E não é para menos, uma vez que tal expressão pode ser usada para se referir ao local de exposição dos produtos ou ao conjunto de tecnologias que formam o terminal de frente de caixa.

Esse último caso engloba o hardware — PC ou tablet, impressora, leitor de códigos de barras, máquina de cartão etc. — e o software. Entretanto, essa sigla é mais comumente utilizada para tratar só do programa.

Assim, é um sistema ou uma funcionalidade dentro do PDV voltada para registrar as vendas, controlar o fluxo de caixa e as transações financeiras decorrentes, emitindo os documentos fiscais enquanto finaliza os processos comerciais.

Tais aplicativos estão disponíveis em diversos formatos — instalados, em nuvem, por licença, por assinatura e por aí vai. Nesse sentido, uma classificação que chama a atenção é a que serve para diferenciar as opções gratuitas das pagas.

Quais são as diferenças entre sistemas de PDV gratuitos e pagos?

Na prática, o que muda entre eles são os elementos postos à disposição dos usuários, já que muitas empresas oferecem uma alternativa sem custos com capacidades limitadas, a fim de impulsionar a aquisição do modelo completo.

Um bom exemplo do que não está integralmente disponível são as funcionalidades, incluindo relatórios e cadastros que tendem a ser restritos. As integrações também não são tantas ou de qualidade, reduzindo a agilidade.

Ainda, não é incomum haver dificuldades quanto à robustez da solução, demorando para carregar ou para responder. Além disso, o suporte costuma ser apenas uma lista de perguntas e respostas, comunidades online em que outros usuários tentam ajudar ou manuais, sem um canal de atendimento.

Quanto custa um sistema PDV?

Quando se trata dos valores para se contar com um sistema de PDV pago, não é preciso gastar os olhos da cara para ter um. Há softwares por assinatura que custam menos de R$ 100,00 mensais e entregam várias vantagens, indo além do mero registro das operações.

O que altera os preços no caso dessas tecnologias são os pacotes, normalmente oferecidos em formatações mais simples por mensalidades menores, que aumentam de acordo com o que é adicionado.

Também é interessante entender se são soluções de frente de caixa que compõem ERPs ou são sistemas de gestão comercial à parte. Isso porque os módulos disponíveis e contratados tanto impactam o investimento quanto as funcionalidades a que se tem acesso.

É possível obter um sistema de PDV gratuito para PC?

Quem está procurando um PDV gratuito para PC pode encontrar opções em nuvem com acesso online ou instaladas na máquina, sem nenhum tipo de cobrança pelo seu uso. Algumas fazem parte de sistemas mais completos, que incluem controle de estoques, consolidação financeira e contábil, enquanto outras se limitam ao registro de vendas em si.

Quais são as funcionalidades necessárias a um PDV de qualidade?

Para você não errar na escolha de um PDV gratuito para PC e acabar com uma solução incompleta ou de baixa qualidade, confira as funcionalidades que não podem faltar em uma ferramenta de PDV!

Emissão de documentos fiscais

A emissão de notas fiscais ou de cupons é obrigatória para a maioria dos empreendimentos. Então, por que não aproveitar e fazer tudo de uma vez, usando uma única solução? Isso torna o processo rápido e prático, automatizando atualizações financeiras ou de estoque, por exemplo. Assim, trata-se de um item básico para um PDV gratuito para PC.

Integrações e automações

Quem quer um PDV gratuito para PC precisa olhar os APIs desenvolvidos para a solução, pois utilizar sistemas separados e que não se comunicam hoje em dia implica em, no mínimo, perder tempo, correndo o risco de ficar com informações incorretas.

A resposta para evitar tais dificuldades está nas integrações, tanto com outros softwares quanto com os demais setores da sua empresa, capazes de criar um fluxo contínuo de trabalho, promovendo a automação de tarefas.

Acesso a dados e relatórios

Diante da relevância das informações para a tomada de decisão, na hora de contar com um sistema para PDV gratuito para PC, é preciso observar a capacidade da solução de aproveitar os dados. Ou seja, quais são coletados e como podem ser trabalhados nos relatórios, para que seu negócio consiga mensurar o desempenho, descobrindo onde buscar melhorias.

Quais cuidados devem ser tomados durante a escolha?

Entre os cuidados a tomar para garantir o máximo aproveitamento de um PDV gratuito para PC, é preciso observar na hora da escolha se há e como é:

  • o suporte e treinamento oferecidos: o pleno uso de uma ferramenta digital depende do quanto o fornecedor consegue orientar e prestar uma assistência adequada para a resolução de problemas;
  • o atendimento das normas fiscais e contábeis: com a obrigatoriedade de emitir notas, há também a de seguir as legislações e boas práticas ligadas à área para o negócio não sofrer sanções;
  • a resposta às necessidades da empresa: desde os meios de pagamento aceitos até a otimização do sistema são detalhes que facilitam a utilização, ajudando o empreendimento a ser mais bem-sucedido;
  • a segurança: proteger dados pessoais e corporativos, evitar ou identificar fraudes, contar com medidas de precaução para falhas etc. são só alguns elementos que minimizam perdas nesse campo.

Por que contar com tecnologia de ponta nesse item?

Funcionalidades e capacidades tecnológicas são o grande diferencial dos sistemas de PDV. Assim, independentemente do software ser pago ou gratuito, é fundamental buscar soluções de ponta, para que o empreendimento obtenha o máximo desempenho a partir dessa ferramenta. Afinal, são elas que geram vantagens como:

  • mais agilidade, economia e produtividade, graças a processos tanto padronizados quanto automatizados;
  • melhora da tomada de decisão, devido ao amplo aproveitamento das informações;
  • melhoria da experiência de consumo, alcançada com a maior eficiência e qualificação do atendimento;
  • elevação do controle, reduzindo perdas por desorganização e seus riscos.

Contar com um sistema de PDV gratuito para PC não é impossível. Basta observar suas funcionalidades e tomar o cuidado de entender tudo o que está incluso nessa solução para garantir seu máximo aproveitamento.

Pois, enquanto muitas empresas que oferecem a frente de caixa como um módulo em um conjunto mais amplo cobram a parte por esse serviço, a TagPlus disponibiliza isso sem custo adicional. Ainda, é importante lembrar que as tecnologias de ponta levam diversas vantagens ao negócio. Portanto, avalie esses aspectos com atenção antes de escolher.

Se você quer saber mais sobre o assunto para tomar a melhor decisão, veja como funciona a operação do PDV!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias