Conheça 3 métodos de controle de estoque e como aplicá-los
Conhecer métodos de controle de estoque ajuda o seu negócio a evitar desperdícios de mercadorias e de oportunidades de venda. Afinal, ele é útil para administrar entradas e saídas de itens comercializados ou consumidos internamente.
Por exemplo, imagine que você revenda produtos e receba clientes na sua casa. É preciso saber quem entra e quem sai do local, quando e como isso ocorre. Essas informações são essenciais para analisar suas oportunidades de vendas, quantos itens foram vendidos, os que ainda restam e outros detalhes.
Ao falar em controle de estoque, a lógica é a mesma. Pensando nisso, listamos 3 métodos para administrar o local de armazenamento dos produtos e outras informações relevantes. Confira!
O que é controle de estoque?
O espaço que armazena os produtos a serem vendidos, comercializados internamente ou insumos para produção precisa ser gerenciado. A essa gestão atribui-se o nome de controle de estoque, voltado para acompanhar o fluxo de entrada e saída de mercadorias.
Por exemplo, esse tipo de controle consegue registrar que, no mês de abril, 70% dos produtos disponíveis foram vendidos. Como os 30% restantes são itens perecíveis, é preciso averiguar a data de vencimento deles.
Se o prazo estiver próximo, pode ser necessário desenvolver campanhas de queima de estoque. Junto com isso, o controle de estoque é responsável por solicitar ao fornecedor novos produtos, conforme a demanda percebida.
Se comprar demais, itens podem vencer ou passar muito tempo sem serem comercializados. Se a quantidade de itens adquirida for insuficiente, o seu negócio perde oportunidades de venda e a clientela pode recorrer à concorrência.
No entanto, só é possível entender qual é a quantidade ideal, além de outras informações estratégicas, com o controle de estoque. Por isso essa administração é tão essencial para o andamento do negócio.
Quais são os 3 métodos mais comuns de controle de estoque?
Após entender o que é gerenciamento de estoque e qual a importância, conheça 3 metodologias úteis nesse tipo de gerenciamento!
1. Curva ABC ou Ótimo de Pareto
Esse método faz uma representação gráfica dos produtos disponíveis em estoque e faz uma categorização deles conforme o nível de rotatividade existente. Por exemplo, você tem um varejo de roupas masculinas e percebeu que camisa polo é a peça mais vendida?
Esse produto é o carro-chefe do seu negócio e fica no grupo A, de maior relevância. Um pouco atrás desse time ficam as camisas regatas, que não vendem tanto quanto o grupo A, correto? Logo, o grupo deles é o B. Por fim, ficam os produtos com baixa saída que, hipoteticamente falando, podem ser camisas com gola V. Nesse caso, a categorização é a C.
Ao adotar a Curva ABC no controle de estoque fica mais fácil visualizar quais itens realmente fazem a empresa girar. Assim, eles são prioridades e não podem faltar no armazenamento. Para ter certeza disso, é necessário analisar a movimentação média, margem de resultados e velocidade de reposição de estoque.
2. Custo Médio
Para colocar essa metodologia em prática, some o custo das mercadorias atuais com as antigas e divida pela quantidade total de itens. Fez isso? Como o próprio nome sugere, você chega ao custo médio dos produtos.
Então, ao ter essas informações em mãos, é possível atualizar a precificação dos produtos a partir da chegada de novos itens. Por exemplo, o varejo gasta R$75 para produzir 10 peças atuais da empresa e R$100 na produção, também de 10 unidades das novas mercadorias?
O cálculo é o seguinte: 75 + 100 / 10 + 10 = R$6,25. Então, o custo médio de cada item em estoque é de R$6,25.
3. Média Ponderada Móvel (MPM) ou Preço Médio Ponderado
Tem esse nome por avaliar a média de custo dos produtos disponíveis em estoque. Entretanto, diferentemente do método anterior, ele não é indicado para a precificação dos produtos, apenas para o controle permanente do estoque.
Para isso, basta somar o preço dos produtos estocados e dividir pela quantidade de itens adquiridos. Por exemplo, você comprou 100 unidades de camisa polo por R$30? O custo da compra foi de R$3.000. Enquanto isso, o preço de 50 peças de regatas custou R$25? O custo dessa aquisição é de R$1.250.
Então, ao somar o total de custos da camisa polo e de regata (3.000 + 1.250), o total foi de 4.250. Esse valor deve ser dividido pela quantidade de unidades adquiridas (100 + 50). O resultado é de R$28,33. No entanto, também é importante saber quantas peças foram vendidas e qual o preço de cada uma delas para calcular o custo médio da mercadoria.
Quais são as vantagens do MPM?
O MPM é um dos métodos de controle de estoque mais vantajosos pela facilidade na implementação. Nesse sentido, é importante refazer o cálculo de custos sempre que novas mercadorias foram adquiridas. Isso faz com que o custo médio seja seguro e não traga prejuízos financeiros.
Qual é o melhor sistema de controle de estoque?
O melhor sistema de controle de estoque é o da TagPlus. Isso porque o armazenamento consegue ser constantemente atualizado e a gestão é simplificada. Para maior compreensão, saiba que basta cadastrar os produtos e a quantidade de itens na plataforma.
Dessa maneira, o estoque é automaticamente atualizado a cada venda. Logo, a sua empresa consegue visualizar de forma clara e simples o fluxo de caixa, como entradas e saídas de mercadorias. Assim, é mais fácil acertar o momento exato em que a reposição deve ocorrer.
Além disso, trata-se de uma plataforma intuitiva e que oferece suporte especializado. Outro ponto positivo é ser totalmente on-line, embora também possa ser acessada mesmo sem internet.
E aí, conseguiu entender quais são os principais métodos de gestão ou controle de estoque? Além dos mencionados, existem outros populares, como o PEPS, UEPS, Just in Time e mais. Escolha o mais alinhado às demandas e demais particularidades do seu negócio.
Então, quer aproveitar para conhecer mais sobre o sistema de controle de estoque da TagPlus? Acesse nosso site agora mesmo e tire eventuais dúvidas sobre ele!
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Escrito por
Eduardo Luiz
Gostei muito
Agradecemos o seu feedback, Vitinho!