Fluxo de caixa diário: o que é e como fazer

Quem é empreendedor e precisa lidar com muitos aspectos do negócio não pode negligenciar o seu fluxo de caixa diário. Afinal, essa é uma ferramenta crucial no controle financeiro, assim como um sistema de gestão, dando mais visibilidade em relação às entradas e saídas. Sem esse acompanhamento, o empreendimento caminha às escuras, sem saber se tem dinheiro para custear um investimento futuro, por exemplo.

Por mais que existam ferramentas sofisticadas, o fluxo de caixa diário pode ser um bom começo para certos negócios. Ao longo do texto, vamos explicar melhor o que é essa ferramenta e como elaborar uma, mostrando a sua função e de que forma ela contribui no equilíbrio das finanças do negócio. Boa leitura!

O que é o fluxo de caixa diário?

Um fluxo de caixa diário é uma planilha em que devem ser registradas as entradas e saídas da empresa. Além disso, ele serve de base na elaboração de documentos contábeis maiores, como os balanços e a DRE, ou Demonstração de Resultados de Exercício. Portanto, mesmo tendo que lidar com muitas atividades ao mesmo tempo, o empreendedor não pode deixar de registrar o dinheiro que entra e sai do negócio.

Como fazer o fluxo de caixa diário?

Antes de alimentar uma planilha do Excel com as entradas e saídas, é preciso fazer alguns procedimentos. Um deles é reunir documentos que comprovam a movimentação financeira do negócio, como extratos bancários, faturas e e-mails.

Com esses documentos em mãos, é preciso categorizá-los. Uma das formas de fazer isso é estabelecendo a seguinte classificação:

  • vendas;
  • pagamentos de contas;
  • recebimentos de clientes;
  • despesas gerais;
  • salários.

Na hora de preencher a planilha de fluxo de caixa diário, também não se deve esquecer de colocar data, descrição da transação, o valor e a sua categoria. Esta última é de grande importância, pois ajuda o empreendedor a encontrar gastos desnecessários e que podem ser reduzidos. Da mesma forma, as categorias mostram onde as receitas do empreendimento precisam ser incrementadas.

Com todas as informações da planilha preenchidas, é hora de fazer o cálculo do saldo. O procedimento é relativamente simples, bastando subtrair o total de saídas das entradas no intervalo de um dia de expediente. Dessa forma, é possível o empreendedor detectar tendências ou padrões, a depender dos valores diários, se eles se repetem ou não.

De forma geral, é assim que se faz um fluxo de caixa diário. Contudo, o trabalho não terminou — na verdade, está só começando. Isso porque o monitoramento diário se faz necessário, visto que os números podem apontar problemas financeiros futuros, por exemplo. Com uma postura mais proativa, é possível evitar esse cenário ou atenuar seus danos, mantendo o negócio ainda sólido e operacional.

Importante ter em mente o seguinte: fazer um fluxo de caixa diário é muito mais do que ter um retrato atual da empresa. É ter uma projeção de como estarão as suas finanças amanhã, e se elas serão capazes de pagar salários, fornecedores e demais responsabilidades, em especial os impostos.

Quer uma planilha de fluxo de caixa diário no Excel, pronta e gratuita? Acesse o link a seguir para fazer o download!

Qual a função do controle de fluxo de caixa diário?

De modo mais geral, a função de controlar diariamente o caixa do negócio está em servir de base para a tomada de decisão. Na prática, um empreendimento só pode dar um novo passo se houver um bom suporte financeiro para isso lá na frente. Diante das incertezas do mercado e do setor em que o empreendedor atua, registrar as movimentações no fluxo de caixa diário ajuda a lidar melhor com cenários cuja demanda será menor.

Assim, a empresa terá conseguido “juntar gordura” e não deixará de operar em momentos com pouca procura dos clientes.

Liquidez e insuficiência de fundos

Para operar, empresas precisam ter capital de giro. Todavia, nem sempre é possível contar com esse dinheiro, sendo outra função do fluxo de caixa diário mostrar quando isso pode acontecer. Portanto, na ausência de liquidez, será preciso honrar com todos os compromissos, incluindo salários, fornecedores e impostos.

A antecipação de recebíveis costuma ser a melhor saída para o problema do capital de giro. No entanto, o empreendedor não pode se acostumar a isso por causa dos juros baixos. Em outras palavras, antecipar recebíveis é útil na hora de cobrir lacunas momentâneas do caixa.

Explicando brevemente, quando o cliente compra no crédito parcelado, a empresa vai demorar para receber o valor integral. Por meio da antecipação, o banco ou instituição financeira adianta esse pagamento, mediante a cobrança de juros que costumam ser menores do que em um empréstimo.

Controle tributário

Apesar de ser uma ferramenta de controle elementar, o fluxo de caixa diário ajuda muito a empresa a não deixar de pagar seus tributos. Afinal, se algum pagamento atrasar, o negócio estará sujeito a multas e juros, podendo fazer o seu caixa ficar desfalcado. Dependendo da época do ano, esse é um cenário indesejável, visto que a empresa deseja ter capital de giro para repor o seu estoque, por exemplo.

O que é fluxo de caixa semanal?

Se a empresa não tem um volume tão elevado de movimentações por dia, ela pode optar por um fluxo de caixa semanal. Geralmente, sua construção é feita com o saldo inicial da semana anterior, as transações financeiras da semana atual e uma projeção das semanas futuras.

Independentemente se o fluxo de caixa é diário ou semanal, ambas as ferramentas são cruciais a gestores e donos de negócios. Se o empreendimento tem setores e um quadro com alguns funcionários, isso já pode ser um indicativo de que a empresa movimenta valores com certa frequência.

Com o passar do tempo, é normal o fluxo de caixa diário ou semanal não ser mais suficiente para prover a gestão financeira, sendo preciso adotar um sistema. Este deve apresentar funcionalidades sofisticadas, capazes de agilizar o processo de inserção e cruzamento de todas as movimentações financeiras do negócio.

Como vimos, o fluxo de caixa diário é uma ferramenta fundamental para o controle financeiro de um negócio. Quem empreende não pode abrir mão desse recurso, pois ele dá mais visibilidade em relação às entradas e saídas, ajudando, entre outras coisas, a projetar investimentos e pagamentos de tributos.

Aproveite a visita ao blog para conhecer as funcionalidades do nosso sistema de gestão comercial!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias