Sistema de gestão financeira: como escolher o melhor para a sua empresa

Escolher um sistema de gestão financeira que atenda às principais necessidades da empresa e facilite processos rotineiros, como fazer a DRE, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, é preciso buscar apoio para ter certeza de que você fez a melhor escolha.

Por isso, no post de hoje, queremos te ajudar a entender melhor o que é um sistema de gestão financeira e como você pode eleger aquele que melhor supre as demandas do seu negócio. Além disso, vamos recomendar o melhor sistema de gestão financeira empresarial que existe no mercado e explicar como usá-lo. Você topa? Então, aproveite as dicas!

O que é um sistema de gestão financeira?

Um sistema de gestão financeira é um programa que reúne uma série de recursos com a finalidade exclusiva de organizar, integrar e gerir as finanças de uma empresa ou de uma pessoa.

Eles normalmente funcionam por meio de plataformas intuitivas ou dashboards mais completos em que é possível cadastrar todas as informações da empresa e reunir os dados mais relevantes num único local.

O sistema de gestão financeira empresarial é fundamental para agilizar, automatizar e aumentar a segurança de processos como:

Quando todos esses dados são integrados em uma plataforma, o gestor pode fazer cruzamentos importantes e projeções que ajudam a qualificar a tomada de decisão. Assim, fica mais fácil controlar o orçamento da empresa e prever quando é necessário aumentar o capital de giro, por exemplo.

Obviamente, tudo isso contribui significativamente para o ganho de produtividade da equipe do setor financeiro, que não precisa ficar providenciando e atualizando todas essas informações manualmente. A alteração de um único dado, como uma venda, já atualiza o sistema inteiro.

Como escolher o melhor sistema de gestão financeira?

Escolher o software ideal para sua empresa vai depender de alguns fatores considerados cruciais. Para que você não se esqueça de analisar cada aspecto, listamos os mais importantes deles a seguir. Olha só!

1. Verifique as funcionalidades do sistema

Ao escolher o seu sistema de gestão financeira, é importante entender quais são as funcionalidades que ele oferece e se elas estão alinhadas com aquilo que o seu negócio precisa. Nem sempre um software robusto é a melhor alternativa.

Se a sua empresa for enxuta, e os processos, simplificados, não há motivo para ter mais recursos do que realmente precisa. Da mesma forma, se o negócio tem muitos processos complexos, é preciso garantir que todos eles sejam atendidos pelo sistema.

2. Analise o custo-benefício

Um dos maiores erros de quem está escolhendo um sistema de gestão financeira on-line é avaliar apenas o custo do software. Em vez disso, é interessante observar a relação entre o preço e os benefícios que ele oferece. Por exemplo, ele automatiza alguns processos ou você precisa realizar muitas etapas manualmente?

Isso é imprescindível para diferenciar um sistema básico de um que realmente resolve os impasses do dia a dia. Se a solução não agiliza a gestão financeira, então é só mais um custo desnecessário.

3. Avalie a segurança do sistema

Também é importante pensar que, quando você usa um software na nuvem, a segurança é um passo importante para ser observado. Nesses casos, é necessário se certificar de que as informações da empresa estarão devidamente protegidas.

Claro que apenas o fato de armazenar os dados na nuvem já é algo positivo e evita os principais riscos físicos relativos à perda de informações.

Porém, também é preciso questionar se os arquivos recebem criptografia, se códigos de segurança são usados e quais são os outros métodos adotados para reforçar as barreiras contra vazamentos.

4. Investigue a facilidade de implementação

Também é preciso pensar em termos de implementação e usabilidade do sistema. Quanto mais complexo ele for, mais difícil será fazer com que a sua equipe se adapte a ele. Isso pode acarretar uma baixa no desempenho geral, pelo menos por um tempo.

Por isso, procure softwares mais intuitivos para serem usados e escolha uma empresa que disponibilize implementação e treinamentos adequados para os profissionais. É preciso tornar a transição do sistema atual para o novo a mais natural e fácil possível.

Qual o melhor sistema de gestão financeira?

O TagPlus é a melhor solução que você pode encontrar no mercado hoje. Além de ser on-line, ele é direcionado para micro e pequenas empresas de todos os segmentos.

Com isso, você ajuda a aumentar a produtividade e a melhorar o desempenho do seu time financeiro. São diversas as vantagens para quem decide optar por ele. Confira as principais!

Integração

Com um sistema comercial disponibilizado pelo TagPlus, você não precisa ficar alternando entre uma ferramenta e outra para dar conta de tudo. Todas as informações e os recursos necessários serão disponibilizados em uma plataforma on-line.

Segurança

Com os nossos servidores, suas informações ficam protegidas contra danos e extravios físicos. Além disso, é possível extinguir o risco de roubo de dados. Nosso sistema também conta com um sofisticado método de proteção, tudo para deixá-lo mais tranquilo.

Acessibilidade

Uma das maiores facilidades de usar um sistema em nuvem, como o TagPlus, é que você pode acessar os dados financeiros do negócio em absolutamente qualquer lugar.

Se você tem uma viagem de negócios e precisa resolver uma pendência financeira, tudo estará disponível, desde que você tenha acesso à internet. Com todos esses cuidados, você só tem uma preocupação: fazer o seu negócio crescer e se desenvolver.

Como usar um sistema de gestão financeira na nuvem?

Usar um sistema de gestão financeira on-line e na nuvem é simples, desde que você saiba como acionar as suas funcionalidades. Cada fornecedor de software vai exigir algumas ações diferentes, mas, em geral, você precisará:

  • personalizar o sistema com dados e informações do seu negócio, como CNPJ, informações de vendas e estoque, informações financeiras e assim por diante;
  • informar as contas bancárias do empreendimento, se você quiser operá-las por meio do sistema, tendo acesso aos saldos;
  • criar usuários para os profissionais e definir as responsabilidades de cada membro da equipe;
  • explorar as funcionalidades, como integração com a contabilidade, emissão de notas, controle de estoque e assim por diante.

Como você percebeu, um sistema de gestão financeira é fundamental para organizar e facilitar a rotina do negócio. No caso do TagPlus, ainda há outra boa notícia: é possível experimentar o software gratuitamente.

Assim, dá para entender direitinho se o nosso sistema atende ou não às necessidades da sua empresa. São 15 dias sem pagar nada para resolver os principais problemas de controle de caixa, controle de estoque e armazenamento de informações.

Conheça as funcionalidades do TagPlus e veja como ele pode transformar o seu negócio!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias