4 empreendedores de sucesso no Brasil

Quem não deseja ser um empreendedor de sucesso no Brasil? A partir do momento em que se abre um negócio, espera-se que ele prospere apesar das dificuldades, e, para contorná-las e otimizar os processos do empreendimento, o ideal é contar com um bom sistema de gestão financeira e comercial.

De fato, é comum os empreendedores se depararem com inúmeras adversidades, incluindo variáveis tanto dentro quanto fora do seu controle. As incertezas econômicas são um exemplo de variáveis que não podem ser controladas por uma única pessoa; já os conhecimentos e as habilidades em uma determinada área, podem.

Dado o cenário, o que fazer para ser bem-sucedido nos negócios? Com o intuito de te inspirar, vamos trazer 4 histórias de empreendedores de sucesso no Brasil que superaram dificuldades e hoje são referências em seus segmentos de atuação. Quer saber quem são eles? Então, continue lendo nosso conteúdo até o final!

O que é ser um empreendedor de sucesso

Uma das palavras que podem resumir um empreendedor de sucesso é resiliência. Muitas vezes, não é o nosso concorrente que nos atrapalha, mas sim nós mesmos, por consequência de nossa falta de confiança e conhecimento em alguns aspectos do negócio.

Diante das adversidades, é preciso ser resiliente e, principalmente, entender aonde se quer chegar. De modo mais concreto, é necessário documentar os objetivos e as metas da empresa em um plano de ação, e ir ajustando-os conforme os resultados começam a aparecer.

Ser um empreendedor bem-sucedido, portanto, é saber aproveitar os momentos difíceis para fazer deles um aprendizado constante. Uma coisa é certa: ao longo da vida, colecionamos mais fracassos do que vitórias, mas isso não significa que somos fadados ao insucesso.

Um acerto pode ter um peso muito maior do que a soma de todos os erros que o empreendedor comete à frente de uma empresa, justamente porque a sua experiência passada serviu de aprendizado. E novos erros são comuns, sobretudo porque o mercado muda, assim como as necessidades e os hábitos de consumo das pessoas.

4 empreendedores de sucesso no Brasil que começaram do zero

As histórias a seguir são de pessoas que batalharam bastante para obter o êxito profissional. Acompanhe com atenção e use-as como inspiração para o seu negócio!

1. Eloi D’Avila

A Flytour, empresa de referência em emissões de bilhetes aéreos, foi criada pelo empreendedor Eloi D’Avila. Na infância, Eloi vendia jornal e era engraxate, sendo que, em virtude de maus-tratos sofridos em casa, decidiu fugir do interior do Rio Grande do Sul e tentar a vida em São Paulo.

Depois de conseguir uma carona e chegar até São Paulo, Eloi viveu na rua e pegava serviços de engraxate e vendia jornal para sobreviver. Conforme foi ganhando e juntando dinheiro, mudou-se para o Rio de Janeiro, e foi nesse período que Eloi começou a trabalhar como office boy em uma agência de viagens. Com o dinheiro desse trabalho, criou a EDO Representações, que mais tarde seria a Flytour, que hoje conta com mais de 3 mil funcionários e mais de 220 pontos de vendas.

2. Alexandre Costa

O segundo empreendedor de sucesso da nossa lista é o dono da Cacau Show, outra empresa superconhecida dos brasileiros. Sua trajetória nos negócios começou na adolescência, quando vendia ovos de chocolate e trufas artesanais no estado de São Paulo. Para aumentar seus conhecimentos e fazer o seu negócio ser mais lucrativo, Alexandre foi estudar na Bélgica visando trazer ao Brasil a culinária do chocolate local.

Devido ao seu esforço, Alexandre fez a Cacau Show se tornar a maior rede de chocolates finos do mundo. Seu exemplo demonstra que, quando se quer ir longe, todos os empecilhos podem ser contornados. Para conseguir viajar até a Bélgica, ele teve de juntar suas economias, arriscando-se em um país diferente do seu lugar de origem.

3. Flávio Augusto

Flávio Augusto talvez seja um dos empreendedores de sucesso mais renomados da nossa lista. Dono da escola de idiomas Wise Up e ex-proprietário do time de futebol americano Orlando City, o empresário começou, na periferia do Rio de Janeiro, e com menos de 20 anos, vendendo cursos de línguas, e foi crescendo nessa ocupação.

Flávio também escreveu livros em que conta a sua história e como o empreendedorismo mudou a sua vida. Hoje, ele é dono do “MeuSucesso.com”, uma plataforma online que ajuda pessoas a encontrar nos negócios uma maneira de ter suas vidas transformadas. O empreendedor tem, ainda, o projeto “Geração de Valor”, cuja proposta é transmitir gratuitamente suas experiências enquanto empresário.

4. Silvio Santos

O dono do SBT começou sua trajetória aos 14 anos vendendo capinhas para título de eleitor, no Rio de Janeiro. Por causa de sua voz destacada, Sílvio Santos saiu das ruas e foi trabalhar como locutor de rádio, e, depois disso, sua carreira decolou. Antes de fundar a emissora tão popular entre os brasileiros, ele adquiriu o Baú da Felicidade, expandindo o negócio que antes pertencia ao radialista Manoel da Nóbrega.

Outra criação de Silvio Santos foi a empresa de cosméticos Jequiti, em 2006. E não podemos esquecer da Tele Sena, que é um título de capitalização que oferece diversos prêmios a quem o compra, incluindo casas, automóveis, motos e valores em dinheiro.

Desafios de empreender no Brasil

O Brasil não é um ambiente dos mais favoráveis aos negócios. Os múltiplos impostos e regulações tendem a dificultar as iniciativas, e aquelas que permanecem tendem a crescer em um ritmo mais lento. Não obstante, falta conhecimento de gestão por parte dos empreendedores — embora se tenha uma boa ideia e um projeto promissor, o desequilíbrio nas receitas faz vários desses negócios irem à falência.

Oportunidades para empreender no Brasil

O quadro aparenta ser desanimador, mas o que se pode visualizar é exatamente o contrário. Quem consegue contornar as dificuldades inclina-se a encontrar maior tranquilidade, dada a carteira de clientes crescente e o fluxo de receitas uniforme. A internet é um espaço propício para empreender, mormente porque os custos para ingressar não são muito altos. Algumas áreas que têm potencial para dar um bom retorno ao empreendedor são:

  • e-commerces;
  • clubes de assinatura dos mais variados nichos;
  • cosméticos naturais;
  • produtos vegetarianos e veganos;
  • delivery.

Vimos no texto algumas histórias de pessoas que venceram dificuldades e desafios, criando verdadeiros impérios. Se elas conseguiram, você também é capaz, se for persistente e buscar se especializar ainda mais no segmento em que atua.

E aí, qual empreendedor de sucesso no Brasil mais te inspira? E qual perfil melhor se adequa à sua personalidade? Continue no blog e descubra os tipos de empreendedor!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias