Como fazer uma descrição de produto para o e-commerce?

Vender na internet é algo incrível! Pesquisas de 2022 mostraram que, no Brasil, há quase 50 milhões de consumidores online. Ou seja: temos um grande público e muitas chances de crescer consideravelmente nos negócios.

Mas, para que isso seja possível, há regras e condições que devem ser seguidas para que o sucesso venha. Uma delas é ter um cuidado especial com a descrição de produto para o e-commerce, aumentando as chances de que o seu consumidor se conecte com o que você está vendendo.

Não sabe como fazer isso? Sem problemas. A gente te conta! Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é uma descrição de produto?

É o conjunto de detalhes que fornece informações caprichadas e relevantes sobre um determinado produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de texto (que traz características como tamanho, funcionalidade, cores, etc.) e fotos em alta qualidade, que permitam a visualização total do produto em questão.

Por isso, fique ligado(a): se você quer vender produtos online, não pode descrever os seus de qualquer jeito.

Quais são as vantagens da descrição de produto para e-commerce?

Quando o assunto é vendas online, todo cuidado é pouco na hora de conquistar mais clientes. Sendo assim, caprichar na descrição de produto é uma forma de apresentar as características da mercadoria ao consumidor e influenciar a decisão de compra.

Veja algumas das vantagens desse recurso:

  • informações detalhadas sobre as características, especificações técnicas e detalhes diferenciados do produto ou serviço;
  • melhora da confiança do cliente, que se sente mais seguro com aquela compra;
  • diferenciação em relação à concorrência, mostrando um cuidado extra com a experiência do consumidor;
  • melhor compreensão do seu próprio produto, preparando toda a equipe para lidar com questionamentos;
  • melhora da visibilidade online;
  • uso de técnicas de SEO a partir da aplicação de palavras-chave na descrição dos produtos;
  • otimização de vendas cruzadas e upselling, a partir da implementação de “produtos parecidos” na página, que podem aumentar ainda mais seus lucros e girar o seu estoque.

Como fazer uma boa descrição de produto para loja virtual?

Para finalizarmos, confira algumas dicas para arrasar em suas descrições!

Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a escrever, é importante entender quem são os seus clientes e o que eles valorizam. Com isso, você pode, por exemplo, fazer sugestões de uso, com base no que você sabe que vai atingir seu público-alvo.

Seja claro

Opte por uma linguagem simples, clara e direta e evite textos muito longos ou que deem muitas voltas. Vá direto ao ponto.

Seja detalhado

Forneça informações detalhadas sobre as especificações do produto, como tamanho, material, cores, peso, funcionalidades e muito mais.

Trabalhe com fotos de qualidade

Não se esqueça de que as imagens utilizadas do seu produto devem ter o máximo de definição, a fim de que detalhes possam ser visualizados com o bom e velho zoom.

Destaque os benefícios

Em vez de se concentrar apenas nas características técnicas, destaque os benefícios do produto e desperte a necessidade de compra em seu cliente.

Adicione depoimentos e avaliações

Se possível, inclua esses detalhes, já que isso ajuda a construir confiança e credibilidade, um dos gatilhos mentais mais importantes para o e-commerce (junto com o de urgência).

Agora que você já tem as dicas para arrasar em sua descrição de produto para e-commerce, não perca tempo! Repagine suas descrições ou as crie do zero com as informações que foram passadas ao longo do nosso bate-papo.

Aproveite para conhecer algumas dicas para calcular o preço de venda em sua empresa e fazer uma gestão mais consciente sobre esse assunto. Esperamos que goste do conteúdo!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias