Como fazer uma descrição de produto para o e-commerce?
Vender na internet é algo incrível! Pesquisas de 2022 mostraram que, no Brasil, há quase 50 milhões de consumidores online. Ou seja: temos um grande público e muitas chances de crescer consideravelmente nos negócios.
Mas, para que isso seja possível, há regras e condições que devem ser seguidas para que o sucesso venha. Uma delas é ter um cuidado especial com a descrição de produto para o e-commerce, aumentando as chances de que o seu consumidor se conecte com o que você está vendendo.
Não sabe como fazer isso? Sem problemas. A gente te conta! Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que é uma descrição de produto?
É o conjunto de detalhes que fornece informações caprichadas e relevantes sobre um determinado produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de texto (que traz características como tamanho, funcionalidade, cores, etc.) e fotos em alta qualidade, que permitam a visualização total do produto em questão.
Por isso, fique ligado(a): se você quer vender produtos online, não pode descrever os seus de qualquer jeito.
Quais são as vantagens da descrição de produto para e-commerce?
Quando o assunto é vendas online, todo cuidado é pouco na hora de conquistar mais clientes. Sendo assim, caprichar na descrição de produto é uma forma de apresentar as características da mercadoria ao consumidor e influenciar a decisão de compra.
Veja algumas das vantagens desse recurso:
- informações detalhadas sobre as características, especificações técnicas e detalhes diferenciados do produto ou serviço;
- melhora da confiança do cliente, que se sente mais seguro com aquela compra;
- diferenciação em relação à concorrência, mostrando um cuidado extra com a experiência do consumidor;
- melhor compreensão do seu próprio produto, preparando toda a equipe para lidar com questionamentos;
- melhora da visibilidade online;
- uso de técnicas de SEO a partir da aplicação de palavras-chave na descrição dos produtos;
- otimização de vendas cruzadas e upselling, a partir da implementação de “produtos parecidos” na página, que podem aumentar ainda mais seus lucros e girar o seu estoque.
Como fazer uma boa descrição de produto para loja virtual?
Para finalizarmos, confira algumas dicas para arrasar em suas descrições!
Conheça o seu público-alvo
Antes de começar a escrever, é importante entender quem são os seus clientes e o que eles valorizam. Com isso, você pode, por exemplo, fazer sugestões de uso, com base no que você sabe que vai atingir seu público-alvo.
Seja claro
Opte por uma linguagem simples, clara e direta e evite textos muito longos ou que deem muitas voltas. Vá direto ao ponto.
Seja detalhado
Forneça informações detalhadas sobre as especificações do produto, como tamanho, material, cores, peso, funcionalidades e muito mais.
Trabalhe com fotos de qualidade
Não se esqueça de que as imagens utilizadas do seu produto devem ter o máximo de definição, a fim de que detalhes possam ser visualizados com o bom e velho zoom.
Destaque os benefícios
Em vez de se concentrar apenas nas características técnicas, destaque os benefícios do produto e desperte a necessidade de compra em seu cliente.
Adicione depoimentos e avaliações
Se possível, inclua esses detalhes, já que isso ajuda a construir confiança e credibilidade, um dos gatilhos mentais mais importantes para o e-commerce (junto com o de urgência).
Agora que você já tem as dicas para arrasar em sua descrição de produto para e-commerce, não perca tempo! Repagine suas descrições ou as crie do zero com as informações que foram passadas ao longo do nosso bate-papo.
Aproveite para conhecer algumas dicas para calcular o preço de venda em sua empresa e fazer uma gestão mais consciente sobre esse assunto. Esperamos que goste do conteúdo!
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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