Dicas de vendas: veja como se preparar para a Black Friday

A Black Friday é uma data de grande sucesso em todo o mundo. Em 2020, o evento movimentou R$ 4,02 bilhões no e-commerce, de acordo com a consultoria Ebit|Nielsen¹, especializada em análises do mercado varejista. No Brasil, o evento aconteceu pela primeira vez em 2010 e, desde então, tem atraído cada vez mais lojistas e consumidores, levando todos à procura por dicas de vendas.

Em 2021, o Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro e é esperado um acréscimo de, pelo menos, 20% em relação a 2020. Por isso, aproveite este conteúdo para obter informações que podem ser úteis para o seu negócio.

Como aumentar suas vendas na Black Friday?

Vários fatores influenciam no sucesso de vendas na Black Friday da sua loja. Veja 11 dicas de vendas que a TagPlus separou para você se preparar para vender muito nesta data tão esperada.

Crie uma pré-campanha

Para começar, é muito importante informar aos clientes que o seu estabelecimento irá aderir à Black Friday, inclusive, esclarecendo quais condições e ofertas acontecerão. A criação da pré-campanha permite que o público tenha tempo para programar seus gastos de forma organizada, o que impacta diretamente a forma como irão consumir na sua loja.

Além disso, essa etapa irá fortalecer a marca na mente dos consumidores. Alguns e-commerces utilizam essa estratégia de pré-campanha com o objetivo de antecipar ofertas e atrair mais clientes para a data. Por isso, prepare-se com antecedência!

Analise o mercado

Na Black Friday, uma boa ideia é precificar seus produtos ciente do preço dos seus concorrentes. Isso é relevante porque oferecer um produto com valor desproporcional ao mercado — tanto para mais quanto para menos — diminui as chances de compras.

Para que isso não aconteça, faça uma análise prévia sobre os preços estipulados pelos seus concorrentes e utilize essas informações para estabelecer uma faixa de preços. Dessa forma, você pode criar estratégias a fim de chamar a atenção do consumidor para a sua loja.

Se a sua marca tiver um e-commerce, lembre-se de levar em consideração, no momento da pesquisa de mercado, o valor do frete e o prazo de entrega, pois são os fatores que mais definem o sucesso de uma compra online.

Gerencie o estoque

A melhor forma de ter uma boa gestão do estoque é, primeiramente, conhecer o seu público-alvo e a forma como ele consome, identificando quais produtos apresentaram as melhores e as piores saídas. Com essas informações em mãos, é possível avaliar o que deve ser comprado e o que deve ser evitado, a fim de garantir um resultado positivo na Black Friday.

Dê atenção ao cumprimento dos prazos de entrega com seus fornecedores, para que não aconteça nenhum tipo de problema. Essas medidas preventivas auxiliam tanto na aquisição de produtos quanto na gestão estratégica do espaço físico do estoque.

Foque na experiência do cliente

Se o seu negócio quer oferecer uma experiência omnichannel, garanta que todos os canais estejam alinhados com a mesma linguagem, com o propósito de oferecer a melhor experiência ao seu cliente. A entrega positiva da marca leva à fidelização do cliente e, por isso, precisa ser completa.

Um grande erro do lojista é adotar esse modelo de vendas e não conseguir atender todos os canais com o mesmo desempenho. Isso é extremamente prejudicial à imagem da empresa e abre precedentes para reclamações e possível perda de popularidade.

Lembre-se: um cliente feliz faz sua divulgação gratuita!

Ofereça descontos reais

A Black Friday é um evento reconhecido mundialmente por seus baixos preços por tempo limitado. Ou seja, é uma oportunidade única de adquirir produtos ou serviços com os preços mais acessíveis do mercado.

Uma ideia bacana para movimentar a venda de produtos parados em estoque é uni-los a outros de maior saída, assim é também uma forma de incentivar os clientes a conhecer outros produtos disponíveis na loja.

Não tente maquiar os preços, ofereça somente o que é possível para sua loja, seja claro e honesto. Além disso, a entrega de brindes é vista como um gesto de carinho com os clientes, além de servir como grande incentivo para consumir novamente.

Faça ações nas redes sociais

Uma das mais importantes dicas de vendas para a Black Friday é fazer um bom uso das redes sociais. Elas têm se tornado ferramentas indispensáveis para a comunicação, divulgação e aproximação da marca com o cliente.

Normalmente os seguidores de uma página apoiam missão, visão, valores e posicionamento que a empresa passa. Com isso, uma ótima forma de aumentar o número de seguidores e o engajamento com a página é fazer sorteios e promoções especiais para seguidores.

Você também pode investir em vídeos e materiais infográficos (textos visuais explicativos e informativos associados a elementos não verbais, como imagens, sons, gráficos etc) para chamar a atenção no momento da divulgação.

Prepare seu site

O alto volume de acessos nos sites faz com que fiquem congestionados, travem e não concluam a compra dos clientes. Isso é extremamente prejudicial para a imagem da sua empresa. Diante disso, faça testes antes da época de promoções e confira se a plataforma suporta a expectativa de tráfego.

Outro ponto importante, é garantir que todos os botões do site estejam funcionando corretamente e se estão levando para a página a qual deveriam. O objetivo é fazer com que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível.

Adquira um certificado de site seguro para que seus clientes não tenham medo de colocar seus dados de compra na sua página.

Dica extra: endereços de sites que começam com HTTPS, não com o anterior HTTP, possuem o certificado SSL/TLS e são confiáveis.

Estimule o engajamento da equipe

Gestores e colaboradores em sintonia permitem que o negócio caminhe de forma fluida e contínua para o sucesso. Para tanto, o atendimento ao cliente deve ser um dos maiores diferenciais de uma empresa que deseja reconhecimento.

Em qualquer promoção, é indispensável que sua equipe esteja ciente dos acontecimentos para que possam orientar os clientes da melhor maneira.

Diversifique as formas de pagamento

A diversificação na forma de pagamento faz parte da experiência que o consumidor tem com a sua marca. Além de ser um diferencial, representa um grande percentual do retorno de clientes. Se não for possível manter as opções durante todo o ano, esforce-se para oferecer, pelo menos, na Black Friday.

Estabeleça uma políticas de troca

As políticas de troca e devolução tratam-se de uma regra estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), referente ao direito do consumidor e obrigatoriedade dos comércios de realizar a troca de produtos defeituosos ou irregulares.

Em uma data comemorativa do porte da Black Friday, é esperado um grande aumento do número de vendas. Nesse sentido, é fundamental que o estabelecimento esteja preparado para lidar com os eventos de troca e devolução.

Importante: deixe sempre uma cópia do Código do Consumidor disponível e visível para seus clientes. Lembrando que o documento assegura as duas partes.

Organize o ponto físico

A organização do ponto de venda físico é fundamental para a decisão de compra do cliente. Um ponto de venda precisa ser planejado de forma com que o consumidor percorra o trajeto determinado pelo visual merchandising, ou seja, que caminhe pelos pontos estratégicos de acessos aos expositores e/ou produtos. Essa prática influencia diretamente no comportamento do consumidor no interior da loja.

Atenção: se a sua loja possui uma vitrine, não deixe de utilizá-la para a Black Friday, pois é um ponto fortíssimo de atração!

Como o TagPlus pode te ajudar com as vendas?

Veja, agora, as funcionalidades do TagPlus que podem contribuir para sua empresa!

Controle de estoque

Dentro do sistema TagPlus, todos os usuários conseguem criar promoções e descontos para produtos previamente selecionados, além de montar kits e combos, baseando-se em informações automatizadas do estoque. Isso incentiva os clientes a consumirem diferentes produtos ou serviços da sua marca.

Outra vantagem da criação de kits e combos é a possibilidade de incluir produtos de maior e menor saída. Assim, é possível incentivar a movimentação física e logística das suas mercadorias, contribuindo para o controle de estoque.

Além disso, ao cadastrar seus produtos e a quantidade de itens, a cada venda, o estoque automaticamente abate o produto e atualiza para que você saiba quantas unidades têm e a hora certa de pedir novos suprimentos.

Fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é outra função essencial de um bom sistema de gestão comercial e, com o TagPlus, não poderia ser diferente. Utilizado no dia a dia do negócio, o fluxo de caixa faz o registro das entradas e saídas da sua empresa, tornando-se um demonstrativo de desempenho financeiro e grande auxiliar na tomada de decisões em curto e longo prazo.

Além do controle de estoque e do fluxo de caixa, o sistema entrega relatórios semanais/mensais/anuais, emite boletos e notas fiscais, possui mais de 21 integrações com lojas virtuais, e-commerces, automação de vendas e muitos outros.

Viu só que, com essas dicas de vendas, a Black Friday é uma excelente oportunidade para impulsionar seu negócio? Para aproveitar a data da melhor forma, conte com nosso apoio. O time comercial da TagPlus está pronto para te atender. Experimente grátis a nossa plataforma!

1 Vendas do e-commerce na Black Friday somam R$ 4 bi e batem recorde

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Publicitária por formação, atua há 3 anos com produção de conteúdo para a web, escreve roteiros para vídeos institucionais, cria copy para campanhas e redes sociais e é amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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