Sazonalidade: venda o ano todo com a ajuda da tecnologia
A sazonalidade é uma velha conhecida de vários empresários, já que ela é capaz de afetar significativamente as vendas. Estamos falando daquelas empresas que são afetadas por determinados períodos do ano.
Em certos meses, as vendas sazonais costumam aumentar, com picos de faturamento. Em outros, a quantidade de vendas pode ser tão pequena que o empresário tem dificuldades para manter o pagamento das contas em dia.
Se você está sofrendo com a sazonalidade, já pensou em usar a tecnologia a seu favor? Saiba como neste conteúdo!
Afinal, o que são negócios sazonais?
Negócios sazonais são aqueles com picos de vendas em determinadas épocas do ano (alta temporada) e vendas muito baixas ou quase inexistentes em outras épocas (baixa temporada).
Mesmo os negócios que não são totalmente sazonais podem acabar sendo afetados pela sazonalidade, como no caso das datas comemorativas ou promocionais, como a Black Friday, que exigem um bom planejamento do gestor. Afinal, esses são períodos com alta demanda e é importante se preparar para eles, atendendo com excelência seus clientes.
Tecnologia e sazonalidade: como usar a seu favor?
Você sabia que a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é sazonalidade? Veja como ela pode ajudar o seu negócio.
Análise do mercado e histórico de vendas
Um bom software de gestão ajudará você a entender melhor a sazonalidade e como ela afeta o seu mercado e, principalmente, o seu negócio. Para isso, basta analisar o histórico de vendas para cada época do ano.
Assim, será fácil visualizar quais são os meses com maior e menor receita — e começar a se preparar para eles corretamente. Por exemplo, planejando suas vendas para o Natal e outras datas comemorativas nas quais você sabe que haverá uma alta demanda.
Definição do perfil dos clientes
Outro ponto muito importante que um software pode ajudar é na compreensão mais profunda sobre quem são seus clientes. Você pode analisar quais produtos e marcas eles procuram mais e em quais épocas do ano, as formas de pagamento mais usadas e, caso tenha um CRM aliado, poderá trabalhar com dados pessoais, como idade, renda, localização etc.
Todos esses dados são fundamentais para planejar suas promoções e direcionar suas campanhas de marketing. Eles também ajudam o setor de compras, garantindo que você tenha em estoque os produtos e marcas com maior saída, e o financeiro, oferecendo as modalidades de pagamento certas para o perfil das pessoas que atende.
Manutenção do estoque
Não tem nada pior do que, durante o período de alta, acabar sem produtos nas prateleiras. Para evitar essa situação, planejamento é fundamental. E nada melhor do que ter dados precisos dos anos anteriores para poder prever seu futuro.
Também existem dispositivos capazes de detectar a ausência de produtos nas gôndolas, usando câmeras e sensores. Eles conseguem identificar automaticamente a retirada de determinado produto da prateleira e acionam a necessidade de reposição.
Os softwares de gestão, ainda, fazem o controle automático do estoque. Dessa forma, a cada venda realizada, o produto tem baixa automática — e quando ele está próximo do fim, o sistema envia um alerta para o setor de compras, evitando ficar sem mercadorias.
Maior controle financeiro
O controle financeiro é extremamente importante para qualquer empresa — e ainda mais para os negócios sazonais. Afinal, nos períodos de baixa, você precisará continuar pagando suas contas e honrando seus compromissos.
Novamente um software de gestão é um aliado. Ele realiza o fluxo de caixa automaticamente e oferece dados precisos sobre suas movimentações financeiras, como as entradas e saídas, indicando os principais custos do seu negócio.
Com isso você pode planejar corretamente o equilíbrio do seu caixa — e não ficar no vermelho em alguma época do ano.
Soluções antifurto
Durante os períodos de alta pode ser difícil controlar quem entra e sai da sua loja, não é mesmo? E os furtos, infelizmente, podem ser comuns.
Para driblar essa situação, muitos empresários optam por deixar os produtos trancados em caixas ou colunas de vidro que só podem ser acessadas pelos funcionários. Essa não é uma solução atrativa para o consumidor, que não pode interagir com o produto e acaba se sentindo acanhado, dificultando as vendas.
Por isso, vale a pena investir em tecnologias antifurto, como câmeras de segurança, etiquetas antifurtos nos produtos mais caros, detectores na entrada das lojas, entre outros.
Correta definição do layout da loja
Você sabia que a definição do layout vai além de uma mera questão estética e também ajuda a despertar a vontade dos seus clientes de consumirem?
Hoje já existem diferentes tecnologias que podem lhe ajudar nessa missão, como sistemas de câmera com infravermelho que conseguem identificar os pontos de interesse dos clientes na sua loja, melhorando o seu planejamento.
Canais de venda online
A pandemia modificou drasticamente a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e também consomem. As compras online se tornaram cada vez mais comum — e são ótimas alternativas para a sazonalidade.
Oferecer mais canais de venda ajuda a transformar e a facilitar a experiência do cliente com o seu negócio. Também é uma ideia interessante para aquelas empresas que funcionam em locais turísticos e sofrem com as oscilações de períodos de férias e feriados e épocas tradicionais. Nesses casos, nos períodos de baixa no turismo, você poderá continuar vendendo seus produtos para pessoas de outras partes do país — ou do mundo.
Outra dica é criar uma comunicação omnichannel. Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais multicanais (visitam o ponto físico e fazem compra online, compram online e retiram o produto em pontos físicos etc.). Se você quer impactar e fidelizar seus clientes, precisa oferecer essas facilidades. Assim, crie estratégias para impactar seus clientes em todos os canais nos quais eles estão, como mobile, ponto de venda físico, sites de varejo, redes sociais etc.
Excelente pós-venda
O pós-venda é um grande aliado quando o assunto é fidelização. Se você tem clientes fiéis, acaba sofrendo menos com a sazonalidade. Todavia, para oferecer um bom pós-venda, você precisa conhecer seu cliente e manter o contato certo com ele em diferentes canais.
A tecnologia ajuda a estruturar seu funil de vendas, compreender a fundo quem são seus clientes e programar disparos de e-mail ou outras formas de comunicação após as vendas realizadas. Esse recurso pode ser usado não apenas para monitor, mas também encantar o cliente, oferecendo outros produtos, vouchers de desconto, testes grátis etc.
Como a TagPlus ajuda com suas vendas sazonais?
A TagPlus é a parceria ideal para melhorar suas vendas sazonais. Somos um sistema de gestão comercial online que ajuda a tornar as rotinas administrativas mais simples, em empresas de diferentes setores e portes.
Com o sistema TagPlus, você será capaz de ter melhor controle financeiro, analisar seu histórico de vendas, monitorar seu estoque e automatizar diversas funções, elevando a sua gestão.
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Escrito por
Renata Scaff
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