Cobrança recorrente: como fazer e benefícios para sua empresa

A cobrança recorrente é uma estratégia de pagamento que pode transformar a maneira como sua empresa lida com mensalidades, assinaturas e planos, sejam eles para serviços, produtos ou Software as a Service (SaaS).

Esse tipo de pagamento automatiza o processo para o cliente, proporcionando segurança e eficiência, além de uma gestão financeira mais previsível e simplificada para a sua empresa.

Neste post, vamos explorar o que é a cobrança recorrente, como implementá-la e quais são os benefícios que ela pode trazer para sua empresa. Independentemente do seu ramo de atuação, a cobrança recorrente pode ser uma aliada poderosa na otimização do fluxo de caixa e na fidelização de clientes.

O que é cobrança recorrente?

Cobrança recorrente é um método de pagamento automático em que uma empresa cobra de seus clientes regularmente, de forma periódica, por um serviço ou produto.

Esse modelo é comumente usado para mensalidades, assinaturas e planos, garantindo que o pagamento seja feito em intervalos regulares, como mensalmente ou anualmente, sem a necessidade de ação manual por parte do cliente.

Como exemplo de empresas que utilizam o pagamento recorrente temos: os streamings de vídeo ou música, como Netflix, Disney+, Spotify, entre outros; mas não pense que por ser uma prática de grandes empresas que sua aplicação precise de alto investimento. Vamos te apresentar aqui soluções com baixo custo para aplicar agora mesmo na sua empresa.

Como funciona a cobrança recorrente no cartão de crédito para empresas

Com alguns passos, a empresa consegue configurar para receber pagamentos recorrentes a partir do cartão de crédito do cliente, como pode ver a seguir:

  • escolha e configuração do sistema: a empresa precisa configurar um sistema de cobrança recorrente, que pode ser feito através de plataformas de pagamento online que oferecem essa funcionalidade (como PagSeguro, Mercado Pago, Efí, iugu etc.);
  • integração com sistema de gestão: é preciso encontrar soluções compatíveis com o seu ERP, assim, terá melhor controle financeiro;
  • autorização do cliente: é necessário os dados do cartão de crédito do cliente e autorização da operadora, para realizar cobranças recorrentes;
  • processamento automático: o sistema processa automaticamente os pagamentos na data acordada, cobrando o valor diretamente do cartão de crédito do cliente;
  • gestão e relatórios: a empresa pode acompanhar os pagamentos recebidos, gerenciar assinaturas e planos, e gerar relatórios financeiros através do sistema de cobrança.

Como funciona a cobrança recorrente no boleto para empresas

A cobrança recorrente no boleto bancário é a forma mais econômica para empresas gerenciarem pagamentos periódicos de clientes, pois possui custo mais baixo do que as taxas das operadoras de cartão.

Além disso, utilizar a cobrança recorrente no boleto bancário pode melhorar a acessibilidade, já que muitas pessoas não possuem cartão de crédito.

Veja como funciona:

  • escolha da plataforma: a empresa deve escolher e se cadastrar em uma plataforma de pagamento que ofereça a funcionalidade de cobrança recorrente via boleto;
  • automação: a plataforma de pagamento gera boletos de forma automática com base na periodicidade acordada (mensal, trimestral etc.);
  • envio de boletos: os boletos são enviados para o cliente via e-mail ou impressos imediatamente durante a venda;
  • pagamento do boleto: o cliente pode pagá-lo em qualquer banco, casa lotérica ou através de internet banking;
  • notificações: a empresa pode enviar notificações de vencimento via e-mail ou SMS, lembrando-o do pagamento iminente, ou mensagens de cobrança no caso de pagamento vencido;
  • confirmação: após o pagamento do boleto, o banco confirma a transação, e a plataforma atualiza automaticamente o status no sistema da empresa;
  • relatórios: a empresa tem acesso a relatórios detalhados sobre os pagamentos realizados, os boletos pendentes e os vencidos.

Aqui na TagPlus, para nossos clientes, trabalhamos com o TagPix Cobrança, que tem um processamento muito similar a de um boleto, com a possibilidade de inserir data de vencimento e cálculo de multa e juros automático, e a rapidez de recebimento do pagamento por PIX. E, o melhor, tudo isso integrado ao nosso sistema de gestão!

Benefícios da cobrança recorrente para empresas

A cobrança recorrente oferece diversos benefícios para empresas de diferentes tamanhos e setores:

  • fluxo de caixa estável: permitindo que a empresa preveja suas receitas com maior precisão e, assim, planeje suas finanças de maneira mais eficaz;
  • redução da inadimplência: uma vez que os pagamentos automáticos minimizam a chance de atrasos e esquecimentos por parte dos clientes;
  • automação dos processos: redução do trabalho manual e minimização de erros, permitindo que a equipe da empresa se concentre em tarefas mais estratégicas;
  • redução de custos: a automação diminui os gastos associados à cobrança manual e dos inadimplentes. Empresas que utilizam plataformas de cobrança recorrente podem negociar melhores condições de pagamento, resultando em taxas por transação mais baixas;
  • melhora da experiência do cliente: oferecendo uma forma de pagamento simples, conveniente e segura, o que aumenta a confiança dos clientes na empresa.

Implementar um sistema de cobrança recorrente pode transformar significativamente a gestão financeira de uma empresa, tornando os processos mais eficientes, aumentando a satisfação do cliente e promovendo um crescimento mais sustentável.

Pagamento recorrente no boleto com recebimento imediato

Agora que você já entendeu como funciona a cobrança recorrente, e sabe das vantagens do PIX para empresas, convido você a conhecer o TagPix Cobrança, o método de pagamento recorrente integrado ao seu TagPlus.

Imagina ter a praticidade do boleto, com a eficiência do pagamento por PIX, tudo isso com a menor taxa de transação do mercado. Veja mais sobre o TagPix Cobrança no vídeo a seguir:

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Escrito por

Bacharel em Comunicação formada pela PUC Minas, certificada em Marketing Digital pela mesma instituição. Escrevo especialmente sobre empreendedorismo, marketing e varejo.

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