Automatização de pagamentos via PIX: vantagens e como fazer

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil. Ele permite que transações financeiras sejam realizadas de forma rápida e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A automatização de pagamentos via PIX oferece diversas vantagens para os varejistas. Neste post, vamos explorar o que é a automatização de pagamentos e as vantagens de implementá-la em sua loja.

Vamos lá?

O que é Automatização de Pagamentos?

A automatização de pagamentos refere-se ao processo de tornar as transações financeiras mais eficientes e ágeis, eliminando a necessidade de intervenção manual.

No contexto do PIX, isso significa automatizar, através de um sistema específico, a geração de cobranças, a conciliação de pagamentos e a atualização de status das transações.

Vantagens de Automatizar Pagamentos

Aumenta a produtividade

Com a automatização, os pagamentos são processados instantaneamente, reduzindo a espera para receber os valores. Com isso, os vendedores também economizam tempo ao não precisarem lidar manualmente com cada transação.

Minimiza erros

A automação minimiza erros humanos, como digitação incorreta de valores ou códigos, já que todo os processo é realizado pelo sistema.

Reduz a chance de fraudes

Os processos manuais descentralizados de pagamento são suscetíveis à fraude devido à presença de diversos pontos de entrada para faturas falsas e à falta de visibilidade completa sobre os pagamentos.

A automação simplifica o processo, proporcionando visibilidade total e facilitando a identificação de pagamentos suspeitos.

Melhora a experiência do cliente

Clientes apreciam a rapidez e facilidade de pagamento. Proporcionar um processo mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera na fila do caixa, fará com que eles se sintam satisfeitos e valorizados.

Como automatizar pagamentos via PIX no varejo

O primeiro passo para automatizar pagamentos via PIX na sua loja é verificar se o seu sistema de vendas oferece alguma integração que simplifique pagamentos e transações financeiras.

Se você ainda não possui um sistema de gestão para otimizar suas vendas, convido você a experimentar gratuitamente o TagPlus.

Aqui, contamos com o TagBank, para facilitar o recebimento de PIX por parte das empresas. Essa é a ferramenta que vai automatizar e facilitar as transações financeiras.

Com o PIX, as cobranças podem ser realizadas por QR Codes ou links de pagamento. O que traz para os clientes maior comodidade e eficiência na hora do pagamento.

Integrado a um sistema de gestão você garante ainda que as vendas feitas na sua loja sejam automaticamente registradas e atualizadas no seu financeiro.

Dessa forma, todo o processo é realizado pelo seu sistema de gestão, eliminando a necessidade de que seus funcionários acessem a conta bancária da empresa para verificar se o pagamento foi aprovado.

Utilizando um sistema on-line, como o TagPlus, ainda seria possível controlar de qualquer lugar, com acesso a internet, as movimentações financeiras da sua empresa, saber quais produtos mais vendem, emitir notas fiscais, verificar o estoque e enviar os dados para contabilidade com poucos cliques.

Conclusão

Você já sabe da importância dos pagamentos por PIX para empresas. Agora, entendeu que a automatização de pagamentos é uma estratégia inteligente para otimizar o fluxo financeiro da sua loja.

Ao implementá-la, você oferece uma experiência mais ágil e conveniente para seus clientes, além de reduzir a carga de trabalho manual.

Se convenceu de que automatizar os pagamentos da sua empresa é uma excelente estratégia? Conta para a gente nos comentários.

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Profissional de Comunicação, com habilitação em Relações Públicas e especialização em Marketing Digital.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias