Balanço Patrimonial: o que é e como calcular

O Balanço Patrimonial de uma empresa é uma parte muito importante da gestão financeira. Hoje vamos explicar o que é, como funciona e como calcular o Balanço Patrimonial.

O que é o Balanço Patrimonial?

Um Balanço Patrimonial é uma forma de demonstrar a condição financeira atual de uma empresa. É nele que será possível a visualização de seus lucros, dividendos e seu Patrimônio Líquido, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos em determinado período. Ele é um documento contábil, gerado depois da escrituração e tratamento de toda a movimentação e informações financeiras da empresa.

Entre as suas finalidades, está contribuir para o processo de tomada de decisão.

Todo Balanço Patrimonial serve de base no planejamento estratégico e tributário do negócio. Em relação a este, o documento auxilia os donos e gestores a encontrar maneiras legais de pagar menos impostos e fazer o empreendimento lucrar mais.

Além disso, possíveis investidores costumam analisar o Balanço Patrimonial das empresas antes de aportar algum valor no empreendimento. Vale ainda destacar que o Balanço Patrimonial é obrigatório por lei.

O que compõe um Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é dividido em três categorias principais:

Ativos: Nesta categoria estão compreendidos os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Além desses, estão contidos os ativos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que ela tem a receber. Alguns exemplos: caixa, aplicações financeiras, duplicatas a receber, estoque, seguros a vencer, imóveis, veículos, equipamentos, entre outros.

Passivos: Já nos Passivos estão contidas as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas. Exemplos: fornecedores e funcionários a pagar, impostos, serviços a prestar, etc.

Patrimônio Líquido: são os recursos próprios da entidade, e o seu valor é a diferença positiva ou negativa entre o valor do Passivo e o do Ativo. É aqui que fica evidenciado o lucro ou prejuízo do período, as reservas de investimento futuro e o montante que cada sócio investiu na sociedade.

De forma resumida, podemos dividir o Ativo em:

  • Circulante — disponível em até um ano. Ex.: caixa, cheques, estoque e aplicações financeiras de curto prazo.
  • Não Circulante ou Realizável a Longo Prazo — recursos a receber em prazos superiores a um ano. Também faz parte do Ativo Não Circulante o Ativo Imobilizado, como imóveis, veículos e máquinas.

E o Passivo em:

  • Circulante — obrigações a pagar em até um ano.
  • Não Circulante ou Exigível a Longo Prazo — obrigações a pagar com vencimento superior a um ano.

Já o Patrimônio Líquido em:

  • Capital Social — investimentos por parte dos sócios ou lucros que foram reinvestidos.
  • Lucros/Prejuízos Acumulados — formados a partir do resultado financeiro da empresa.

Como calcular o Balanço Patrimonial?

A ideia é bastante simples. Basicamente fazer o Balanço Patrimonial nada mais é do que lançar todos valores investidos no caixa, em estoque e em estrutura para funcionamento, empréstimos, débitos com fornecedores, pagamento de funcionários e outras despesas. O resultado após todos os lançamentos vai evidenciar o lucro ou prejuízo no exercício.

A fórmula para se calcular o Balanço é:

Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

Ativo = (Passivo + Patrimônio Líquido)

Indicadores de renda

Basicamente, os indicadores de renda estão relacionados aos lucros do negócio. Dito isso, na hora de fazer o Balanço Patrimonial, são usadas três informações: Giro de Ativos, Retorno Sobre os Ativos e Retorno Sobre o Patrimônio Líquido. Confira cada um deles a seguir!

Giro de Ativos

Este indicador estabelece um paralelo entre os Ativos do negócio e a Receita Líquida. A ideia desse indicador é saber se a empresa está conseguindo gerar riqueza a partir dos seus bens. O Giro de Ativo é calculado por meio da divisão entre a Receita Líquida e o Total de Ativos.

Na prática, é usado o faturamento no intervalo de 12 meses no cálculo da Receita Líquida. Contudo, devem-se descontar valores como quantias reembolsadas e impostos. Os Ativos devem ser contabilizados no mesmo período da Receita Líquida.

Retorno Sobre os Ativos

Também conhecido por ROA (Return On Assets), este indicador relaciona a rentabilidade do negócio com o Total de Ativos. Em outras palavras, o ROA mostra como o negócio é gerido e de que forma os ativos são empregados em prol da rentabilidade do empreendimento.

O cálculo do indicador é feito pela divisão entre o Lucro Operacional e o Ativo Total Médio. O primeiro é retirado do DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e o segundo é obtido no próprio Balanço Patrimonial.

Quanto maior o percentual do ROA, mais temos um sinal de que o negócio está sabendo aproveitar bem os ativos. Caso contrário, é preciso verificar o que está acontecendo, sendo uma possibilidade o uso de ativos muito antigos, ultrapassados ou sem uma manutenção correta. Computadores e sistemas são um bom exemplo disso.

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido

Também conhecido por ROE, o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido é o quociente entre o Lucro Líquido e o Patrimônio Líquido. Analisando mais de perto essa fórmula, imagine o seguinte:

Se você consegue um Lucro Líquido expressivo em 12 meses, por exemplo, e um Patrimônio Líquido não muito elevado, significa que sua empresa consegue gerar bons lucros, sem a necessidade de expandir recursos.

Mesmo assim, não existe um valor de referência que torne um negócio mais ou menos lucrativo nesse cenário.

Indicadores de liquidez

Liquidez diz respeito a transformar um bem qualquer ou investimento em valor monetário tangível. Com base nisso, vamos apresentar, nos subtópicos seguintes, quatro indicadores: Liquidez Imediata, Liquidez Corrente, Liquidez Seca e Liquidez Geral. Acompanhe!

Liquidez Imediata

Se sua empresa tem condições de cumprir compromissos e dívidas prontamente, significa que ela tem boa Liquidez Imediata. Isso mostra que o negócio tem capacidade de lidar com cenários adversos, de modo a não manter dívidas por muito tempo.

Contudo, o indicador deve ser avaliado em conjunto com outras informações. Afinal, é possível que uma alta liquidez aponte para um volume baixo de investimentos, podendo manter o negócio estagnado e sem perspectivas reais de crescimento. A Liquidez Imediata é calculada pela seguinte fórmula:

Liquidez Imediata = (Ativos Circulantes – Estoque – Contas a Receber) / Passivos Circulantes

Com base na fórmula acima, é possível obter os seguintes resultados para a Liquidez Imediata:

  • maior que 1: significa que a empresa consegue honrar compromissos e dívidas de curtíssimo prazo;
  • igual a 1: quer dizer que tanto os compromissos e dívidas quanto o capital são equivalentes;
  • menor que 1: a empresa não consegue quitar dívidas imediatas, podendo recorrer a empréstimos e antecipação de recebíveis, por exemplo.

Liquidez Corrente

A fórmula da Liquidez Corrente é mais simples que a da Liquidez Imediata, sendo o resultado da divisão entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Vale destacar que o indicador considera a capacidade do negócio quitar compromissos de curto prazo, porém, não imediatos.

Liquidez Seca

A fórmula da Liquidez Seca é quase igual à da Liquidez Corrente. A diferença é que os estoques são subtraídos do Ativo Circulante, mas os resultados são interpretados da mesma forma que os dos outros indicadores de liquidez. Ou seja, apontam a capacidade da empresa em quitar compromissos e dívidas imediatas ou de curto prazo.

Liquidez Geral

No caso da Liquidez Geral, a fórmula é um pouco maior, porém, é fácil entender os seus componentes. Para calcular, usa-se a seguinte relação:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Diferentemente das Liquidez Imediata, Corrente e Seca, a Geral mede a capacidade da empresa em pagar seus compromissos também a longo prazo.

Indicadores de dívida

Existem dois indicadores importantes na realização do Balanço Patrimonial: o Grau de Endividamento e o Endividamento. Acompanhe cada um deles a seguir!

Grau de Endividamento

O nome já diz praticamente tudo. Este indicador mostra se a empresa consegue operar com recursos próprios ou se precisa recorrer a empréstimos, por exemplo. Em outras palavras, se o negócio é mantido com muito capital de terceiros, significa que o seu Grau de Endividamento é elevado.

A fórmula, cujo resultado é expresso em porcentagem, é a seguinte:

Grau de Endividamento = (Capital de Terceiros / Ativos) × 100

Endividamento

O Endividamento é o resultado da divisão entre o Passivo Total e o Ativo Total do negócio. Logo, se a parte de cima da fórmula for muito menor que a de baixo, pode ser um forte indício de que a saúde financeira do negócio não vai bem, em decorrência de fatores como:

  • má alocação de recursos;
  • muito capital de terceiros;
  • pouco giro de estoque, em decorrência de um volume baixo de vendas.

Veja no vídeo a seguir:

Por que fazer o Balanço Patrimonial?

A principal função do Balanço Patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período. Ele é uma uma das principais declarações financeiras de uma empresa e, assim, merece atenção especial no momento de sua elaboração, a fim de que haja um controle do patrimônio eficiente.

Além disso, conforme mostrado, o Balanço Patrimonial mostra com clareza as informações de renda, liquidez e dívida do negócio. Assim, o dono do empreendimento consegue entender o que precisa ser solucionado em termos financeiros, tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

Sem essas informações, a gestão acontece praticamente às cegas, sem perspectivas reais de crescimento e quitação de compromissos e dívidas.

É por meio dele que é possível determinar se uma empresa está sendo lucrativa ou não.

Agora você tem conhecimento de como calcular Balanço Patrimonial, mas sabe como ter uma boa organização com relação a todos esses valores envolvidos? Um sistema de gestão pode ser a solução ideal nesse caso.

Quer mais informações sobre como nosso software, o TagPlus, pode ajudar sua empresa? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

    • Heloíse,

      Positiva, negativa e nula são status do balanço.

      Negativa: Essa situação, também conhecida como “passivo a descoberto”, acontece quando o valor dos passivos supera o dos ativos. A empresa não tem recursos suficientes para liquidar todas as suas dívidas e uma parcela das suas obrigações não será paga.

      Uma situação patrimonial desfavorável como essa deve ser resolvida com acréscimo de capital por parte dos sócios, com o objetivo de aumentar o patrimônio líquido.

      Positiva: Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.

      O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido. Isso significa que o valor dos passivos é igual a zero, ou seja, a empresa não possui obrigações com terceiros. Geralmente, essa situação ocorre no momento da abertura da empresa.

      Nula: O patrimônio líquido é nulo quando ativos e passivos têm o mesmo valor. Essa situação demonstra que todo o ativo da empresa está sendo financiado com recursos de terceiros. Isso tende a acender um sinal de alerta para a empresa, que pode entrar em dificuldades para cumprir suas obrigações e logo entrar em uma situação negativa.

      Para entender melhor o seu negócio é recomendado que entre em contato com um contador.

  • O que eu queria saber é como se efectua o calculo entre o Debito e o Credito?
    Fazendo os calculos no grafico T

    • Olá, Zamora. Tudo bem?
      No lado esquerdo do razonete (também conhecido como gráfico T), são lançados os débitos (saldos devedores), e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do T.

      Sendo assim, de um lado do razonete registram-se os aumentos e do outro, as diminuições. A natureza da conta é que determina qual lado deve ser utilizado para aumentos e qual deve ser utilizado para diminuições.

      Toda conta de Ativo e todo acréscimo de Ativo são lançados no lado esquerdo do razonete (lado do débito). Toda conta de Passivo ou Patrimônio Líquido, bem como os acréscimos, serão lançados no lado direito do razonete (lado do crédito).
      Toda diminuição de Ativo será lançada no lado direito e toda diminuição de Passivo será lançada no lado esquerdo do razonete.

      Para mais detalhes sobre esse cálculo, recomendo que conte com o auxílio de seu contador para melhor compreensão da questão.

  • no caso o ativo não circulante e passivo não circulante também entram na conta para descobrir o patrimonio liquido?

    • Luiza,
      Todos os ativos e passivos devem ser considerados para que consiga saber qual é o montante de seu patrimônio líquido.

    • Bom dia Nicole,

      A fórmula para se calcular o balanço é:
      Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido
      Ativo = (Passivo + Patrimônio Líquido)

      Para realizar o cálculo do salário e do benefício emergencial do empregado em caso de acordo para redução de jornada e salário ou de suspensão do contrato do trabalho, clique aqui.

  • Por favor precisa de uma demonstração de cálculo, qual a forma correta de se armar um cálculo. Não precisa ter valores porém ter tudo que deve ser somado. Desde já agradeço!

    • Bom dia, Luna!
      A fórmula para se calcular o balanço é:

      Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido
      Ativo = (Passivo + Patrimônio Líquido)

      O patrimônio líquido é a diferença positiva ou negativa entre o valor do Passivo e do Ativo.

  • Preciso que me ensine como calcular pq sei colocar tudo certo no ativo e no passivo porém não sei como calcular no final para chegar ao patrimônio líquido. Uma questão tipo essa…Represente mediante balanço patrimonial a situação do patrimônio da empresa individual de Sandra após cada fato ocorrido.

    • Maria, bom dia!
      Tudo bem? A fórmula para se calcular o balanço é:

      Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido
      Ativo = (Passivo + Patrimônio Líquido)

      O patrimônio líquido é a diferença positiva ou negativa entre o valor do Passivo e do Ativo.

  • Gostei tipo estou estudando adm ai tipo eu me complico um pouco na contabilidade q muitas vezes nao entendo mas pesso ajudar pra minha professora

Deixe o seu Comentário

Categorias