6 tendências mundiais aceleradas pelo Coronavírus
A crise global instalada pela pandemia de Coronavírus, vem levantando várias questões que demandariam um maior intervalo de tempo para virem à tona com força total. O isolamento social e o medo do futuro tem levado a população a desenvolver novos hábitos.
O que vem sendo tanto falado é que “não seremos mais os mesmos” quando tudo isso passar. Tudo vai mudar, principalmente a forma como lidamos e interagimos com o mundo.
Diante desse quadro, algumas tendências previstas mundialmente foram aceleradas. Confira abaixo.
Automatização de serviços e trabalho remoto
Já era previsto o uso da Inteligência Artificial no futuro das empresas, a chegada do Coronavírus apenas acelerou o processo. Sem o contato físico, grandes empresas já estão utilizando a automatização de serviços, substituindo a mão de obra humana por bots inteligentes.
Nos processos internos, como gestão de estoque, emissão de relatórios e notas fiscais, estão sendo feitos por softwares de gestão, como o TagPlus.
O trabalho remoto, em um futuro próximo, será considerado uma atividade normal e vai transformar o comportamento das pessoas.
Redes Sociais
O uso das redes sociais em parceria com e-commerces, já vinha sendo utilizado como forma de aumentar os canais de venda e, consequentemente, o número de potenciais clientes.
A pandemia do Coronavírus obrigou as lojas a se tornarem cada vez mais digitais e engajadas com as ferramentas das redes sociais.
Vale de tudo, desde stories com os produtos, promoções e sorteios de vouchers para uso posterior à pandemia, enquetes para interagir os seguidores, atualização sobre o impacto no varejo, novidades, frases motivacionais, e outros.
Vitrine online
Esse tipo de comércio já vinha sendo estudado no Brasil, e em outros países do mundo, funcionavam normalmente. A vitrine online pode ser definida como a maneira de expor visualmente os produtos em um site, de forma que seja possível identificar detalhes e descrições dos produtos.
Assim como as redes sociais, as vitrines são ferramentas utilizadas para alavancar suas vendas e é o primeiro contato do cliente com a loja. Por isso, é importante fazer um planejamento visual do seu comércio online, a fim de potencializar sua taxa de conversão e seu poder de comunicação.
Delivery
Os aplicativos de entrega de alimentos cresceu muito no último ano. O futurista Rohit Bhatgava, descreve os novos modelos de estabelecimentos como “restaurantes fantasmas”, para aqueles que só funcionam como delivery.
No Brasil, essa tendência chega com força em meio à pandemia de COVID-19, e deve continuar em alta, além de se tornar fonte de receita para muitas pessoas.
Empatia, consideração e respeito
Características como empatia, consideração e respeito tendem a se elevar com a pandemia. Se colocar no lugar do outro é um ato de bondade e consideração pela vida. A tendência é que a sociedade como um todo volte a praticar a empatia e o respeito, e também as marcas, que buscam se aproximar dos clientes.
Hoje em dia, é possível perceber como o contato do cliente com a marca impacta diretamente no consumo. O bem estar e saúde mental influencia no comportamento de consumo das pessoas.
Meio ambiente
Todos os dias, uma parte da natureza é devastada pelos humanos, mesmo que com a justificativa da necessidade do uso da matéria-prima na produção de produtos essenciais. Com a paralisação de diversas indústrias devido à pandemia de COVID-19, estudiosos já percebem uma grande melhoria na qualidade do ar, das águas e no retorno de animais considerados desaparecidos.
A tendência é que as pessoas recuperem o cuidado e respeito para com a natureza, pensando em seu próprio bem estar.
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Escrito por
Renata Scaff
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