Vai trabalhar de casa? Aprenda a gerenciar seu tempo e espaço!

Cada dia mais as empresas ao redor do globo têm adotado a estratégia de permitir que o empregador realize suas tarefas de casa, o famoso e adorado home office. Serve tanto para funcionários de empresas quanto para empreendedores e pessoas que optaram por ganhar uma renda extra através do trabalho interno.

Todos sabemos da dificuldade que é mesclar as atividades diárias de uma casa e o trabalho. Por isso, é importante separar os espaços e planejar uma rotina para cumprir as metas propostas. 

Nesse texto, você vai encontrar X dicas para auxiliar o empreendedor que trabalha de casa. 

1. Defina o espaço para trabalhar 

Definir qual será o espaço para realizar suas tarefas profissionais é essencial para começar. Separe um cantinho para colocar sua cadeira, computador e materiais necessários.

O maior erro das pessoas nessa situação, é fazer do ambiente de descontração, um mini escritório, ou ficar deitado na cama ao invés de sentado na cadeira. Deixe o ambiente de diversão para divertir!

2. Organize as tarefas

Em casa, não tem ninguém para cobrar diretamente pelas atividades feitas, por isso, separe e organize-as por prioridade de entrega.

Coloque post-its coloridos, etiquetas e clips para destacar o que for preciso.
Além disso, existem vários aplicativos para IOS e Android que servem como agenda e também avisam quando os prazos se aproximam.

3. Organize e separe as finanças

Caso você tenha uma empresa e trabalha de casa, mantenha a movimentação financeira da empresa separada da pessoal, pois além de misturar os valores de entrada e saída, perde-se o controle efetivo dos recursos.

Nada de pagar uma conta pessoal com o dinheiro da empresa!

4. Gerencie seu tempo

Assim como tudo na vida, trabalhar de casa requer muito equilíbrio.
Tendo definido o espaço e as tarefas, é hora de adequar o tempo às atividades, para que não haja desperdício de horas.

Determine um horário e siga-o dia após dia, até entrar para sua rotina diária.

5. Evite ao máximo as distrações

Quando se trabalha no mesmo ambiente do restante da equipe, a atmosfera presente é de foco e concentração. Já em casa, tem a televisão para distrair, a cozinha e as vezes até o teto ou passarinho que pousa em sua janela. Por isso é tão importante a definição do espaço de trabalho.

As redes sociais também são constantes distrações. Se for o caso, desligue-as enquanto estiver no horário de trabalho.

Dica: se você é do tipo de escuta música no trabalho, escolha ritmos que estimulam a concentração, como por exemplo, música clássica e instrumentais.

6. Tenha uma boa conexão de internet

A velocidade e estabilidade da sua internet vai definir quanto de trabalho você conseguirá concluir, por isso, invista em um pacote que vai te atender e não deixar na mão.

Caso seu trabalho seja por alguma empresa, acerte com o responsável um valor para dividir o custo e não sobrecarregar ninguém.

O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias