Tecnologia na contabilidade: importância, impacto e como fazer

Como a tecnologia na contabilidade impacta um negócio? Existem muitas formas de responder a essa pergunta, mas podemos iniciar destacando que a adoção de um sistema ERP é uma tendência que visa a evolução da área contábil na era da informação.

Em outras palavras, é preciso modernizar os seus processos e aprender a se guiar por dados, a fim de permanecer no mercado, mantendo-se no mesmo nível ou acima da concorrência.

O que você quer é prosperar sua empresa, certo? Portanto, acompanhe os tópicos seguintes para entender a importância da tecnologia na contabilidade, como ela impactou o setor e quais tecnologias podem ser incorporadas ao seu negócio.

Qual a importância da tecnologia para a contabilidade?

Um processo contábil lento é um grande causador de ineficiência. Não obstante, erros são mais passíveis de acontecer na hora de produzir os balanços, relatórios e demais documentos do setor.

Nesse cenário, a tecnologia atua para dar mais fluidez às atividades, de modo que os colaboradores usem softwares específicos, com funcionalidades que simplificam e automatizam rotinas.

Na hora de especificar, por exemplo, o que é um passivo ou um ativo, é preciso que as informações estejam consistentes. Com a ajuda da tecnologia, a tendência é que se saiba, com maior grau de realismo, se o empreendimento é lucrativo ou não.

Isso inclui: saber quais são as dívidas que devem ser pagas no curto, médio e longo prazos e se o dinheiro disponível no caixa permite ou não novos investimentos. Usando a tecnologia, o setor conta com dados de maior confiabilidade, e os serviços contábeis podem ser mais consultivos.

Na prática, significa que um empreendedor pode atuar de modo mais estratégico, mostrando cenários futuros e oportunidades de uma companhia se desenvolver. Muito disso pode se atribuir ao fato de que a automação libera os profissionais para esse tipo de atividade.

Como a tecnologia mudou a contabilidade?

Um dos grandes impactos da tecnologia na contabilidade foi a possibilidade de acessar informações em tempo real. Isso é de grande importância para auxiliar gestores em suas tomadas de decisão, reduzindo a margem de erro e imprecisão das suas escolhas.

Além disso, existem softwares que conseguem, por meio da Inteligência Artificial, detectar erros ou irregularidades em relatórios do setor. Também não podemos deixar de mencionar a computação em nuvem, uma aliada indispensável na mobilidade empresarial.

Em outras palavras, a nuvem permite a um colaborador, mesmo fora do escritório, acessar, editar e compartilhar documentos contábeis, desde que esteja conectado à internet. A evolução da contabilidade na era da tecnologia da informação foi intensa, e falaremos sobre isso a seguir. Confira!

Pagamentos eletrônicos e análise de dados

A inovação tecnológica na contabilidade impactou profundamente o sistema bancário e a forma que as transações financeiras são feitas. Isso influencia diretamente o setor, à medida que facilita a contabilização das despesas do negócio, reduzindo a dependência dos processos manuais.

A tecnologia permite que as empresas possam coletar, armazenar e processar grandes volumes de dados. A consequência disso é a obtenção de ideias que ajudarão o gestor a ter uma atuação cada vez mais estratégica na empresa. 

Sendo assim, a análise de dados permite a obtenção de informações relevantes, que depois se tornarão conhecimento de negócio e inteligência de mercado. Tudo isso é crucial para uma empresa ser competitiva, alinhada com a transformação digital e capaz de seguir as tendências do setor.

Quais tecnologias podem ser inseridas na contabilidade?

Existem muitas formas de inserir a tecnologia na contabilidade, sendo que algumas já foram citadas. A seguir, vamos apresentar três alternativas que podem impactar o seu negócio: reconhecimento óptico de caracteres, blockchain e sistema de gestão. Acompanhe!

Reconhecimento óptico de caracteres

Também conhecida por OCR (Optical Character Recognition), essa é uma tecnologia que consiste em automatizar a digitalização e o processamento de documentos, como recibos e notas fiscais.

Além disso, o OCR lê e reconhece caracteres existentes em documentos digitalizados, de modo a transformá-los em texto editável, ajudando na melhor gestão e organização.

Inclusive, uma das etapas de uso dessa tecnologia é importar os dados e inseri-los no software contábil, servindo para o melhor registro e controle das transações financeiras.

Com o OCR, o setor contábil obtém benefícios como a redução de tempo e de custos associados à digitalização e processamento manual de documentos fiscais, reduzindo também a incidência de falha humana.

Blockchain

A blockchain, ou cadeia de blocos, pode ser entendida como um livro público de registros. Portanto, é um ambiente bastante seguro, onde as empresas registram transações financeiras e outras informações contábeis, com foco na descentralização.

Uma das principais vantagens dessa tecnologia ser descentralizada é que as transações financeiras podem ser feitas sem a necessidade de intermediários, como bancos e cartórios.

A auditoria das transações é outro benefício importante da blockchain. Isso porque esse procedimento assegura que as empresas estarão em conformidade fiscal e contábil com as normas vigentes.

Vale ainda destacar que essa tecnologia permite a criação dos contratos inteligentes, uma tendência importante do ambiente empresarial atual. Isso porque auxilia na automação de certos processos de negócios, com base em regras predefinidas.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão para controle financeiro como o TagPlus é a solução tecnológica mais empregada no setor. As principais funções incluem ajudar no gerenciamento de atividades e automatizar processos, além de:

  • registrar informações financeiras, incluindo despesas, receitas, dinheiro dos clientes e pagamentos de fornecedores;
  • emitir notas fiscais, ajudando a empresa a evitar pendências junto ao Fisco;
  • controlar o estoque, sendo uma ferramenta útil na construção e atualização do inventário de produtos da empresa;
  • gerar relatórios, como o Balanço Patrimonial, fluxo de caixa e o DRE, ou Demonstrativo de Resultado de Exercício;
  • controlar contas a pagar e a receber;
  • gerir impostos, como o Imposto de Renda e o ICMS.

Viu como a tecnologia na contabilidade impacta um negócio? Apresentamos algumas soluções que podem ser adotadas no setor, tendo em vista a automação de processos, de modo a liberar o profissional a desempenhar tarefas mais ligadas à estratégia da empresa.

Aproveite a visita ao blog para conhecer as funcionalidades do sistema de gestão comercial online TagPlus!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias