Tecnologia empresarial: tendências, importância e objetivos
A gestão de um negócio sem o uso da tecnologia empresarial é bastante difícil, principalmente quando não há um sistema ERP. Afinal, por mais que a empresa permaneça no mercado, ela enfrentará dificuldades em competir, inovar e gerar mais valor aos seus clientes.
Atualmente, diversos setores já foram impactados pelos avanços tecnológicos, e isso só tende a aumentar futuramente. Assim, em meio a esse cenário, é importante, primeiramente, entender do que se trata esse impacto da tecnologia na sociedade, mais especificamente no âmbito corporativo.
Pensando nisso, ao longo do texto, vamos esclarecer vários pontos ligados ao tema, mostrando também quais são as ferramentas mais usadas nas empresas, os benefícios do seu uso e como implementar a transformação digital na companhia. Continue lendo!
Qual é a importância da tecnologia na gestão empresarial?
Uma das grandes necessidades dos empresários é ter processos mais ágeis. Atividades manuais representam um grande obstáculo nesse sentido, e a automação gerada pela tecnologia empresarial é de grande valia, “liberando” os profissionais para a execução de atividades mais estratégicas.
Inclusive, a tecnologia na gestão empresarial também é importante na captação e na retenção de clientes. Na prática, os processos padronizados, organizados e bem estruturados contribuem para os clientes certos chegarem até a empresa, mantendo uma fidelização duradoura.
Muito desse movimento de atrair e reter o público passa pela presença digital do negócio. Ou seja, vai muito além de ter uma página no Instagram e de usar o Direct para tirar dúvidas e fazer ofertas, por exemplo.
Pelo fato de haver muitos potenciais clientes na Internet, pode ser interessante até mesmo recorrer a determinadas soluções, como o chatbot. Resumidamente, trata-se de uma ferramenta responsável pela gestão do relacionamento com a sua audiência.
Quais são as tecnologias mais usadas nas empresas?
Para gerir uma empresa — ainda que seja de pequeno porte —, o uso de planilhas manuais tende a ser pouco eficiente. Por isso, recorrer a softwares específicos faz toda a diferença, ajudando o negócio a entender melhor os seus números.
Com isso, também se torna viável promover melhorias constantes em todos os processos institucionais. A seguir, falaremos de algumas das tecnologias mais empregadas. Veja!
ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão integrada. Isso significa que a ferramenta integra vários setores da empresa, em vez de mantê-los trabalhando separadamente.
Na prática, o ERP resolve o problema da falta de visão sistêmica da companhia, bem como das relações de dependência entre os departamentos. Em uma única tela, torna-se possível verificar os indicadores de desempenho de diversos setores, como o financeiro, contábil e responsável pelas vendas.
Além disso, a ferramenta ajuda a agilizar e a automatizar várias rotinas, fazendo cada área ganhar tempo e, assim, tornar-se mais produtiva. Inclusive, os gestores das organizações que usam um ERP tendem a manter um processo decisório mais facilitado.
Afinal, eles não precisam mais lidar com dados descentralizados e duplicados, que costumam ser vistos, por exemplo, em uma planilha do Excel.
Por meio dessa solução, é possível ter em um só lugar:
- controle financeiro;
- gestão de estoque;
- controle de vendas;
- controle de cadastro de clientes.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é usado para gerir o relacionamento com os clientes. Ou seja, quando uma pessoa passa a adquirir um produto e/ou um serviço da empresa, é importante contar com essa ferramenta para prover uma experiência mais próxima e personalizada.
Portanto, a tecnologia empresarial na forma do CRM é uma aliada na humanização da comunicação entre marca e público. Esse software atua, por exemplo, registrando todas as interações do consumidor em um histórico.
Assim, na prática, sempre que ele voltar a entrar em contato com a companhia, todos os seus dados estarão disponíveis. Isso agilizará não só a venda, mas também quaisquer outros procedimentos, como solução de dúvidas, registro de reclamações e suporte.
Chatbot
Já falamos um pouco sobre o chatbot no post, mas, agora, entraremos em alguns detalhes dessa solução. As empresas passaram a usá-lo bastante na resolução de dúvidas recorrentes de clientes, o que ajuda a equipe de atendentes a lidar com uma carga de demandas mais otimizada.
Em outras palavras, só são encaminhadas ao time as dúvidas e solicitações mais complexas, que o chatbot não conseguiu resolver. Inclusive, as companhias podem adotar essa tecnologia em vários locais, como blogs, sites, redes sociais e WhatsApp.
Quais são os principais benefícios da tecnologia empresarial?
A tecnologia empresarial já se mostrou efetiva em diversos pontos, portanto, é recomendável que o negócio destine parte do orçamento para que a inovação comece a ocorrer. Diante desse cenário, alguns dos principais benefícios resultantes da iniciativa são:
- o aumento expressivo na produtividade das equipes;
- a elevação da agilidade nas atividades cotidianas da empresa, bem como no atendimento ao cliente e na resolução das mais variadas demandas;
- o aumento da competitividade, visto que a tecnologia ajuda, por meio dos dados, a apontar caminhos e soluções para melhorias contínuas e inovações;
- a elevação do conhecimento acerca dos clientes, contribuindo para a criação ou para o aperfeiçoamento constante de produtos e serviços.
Como implementar a transformação digital na sua empresa?
Se a sua empresa deseja as vantagens da tecnologia que foram citadas, a primeira coisa a fazer é determinar com clareza os pontos mais falhos da operação. Com base nisso, elabora-se um planejamento estratégico, com objetivos e metas claros, realizáveis e mensuráveis.
Em seguida, é o momento de procurar no mercado um fornecedor competente de alguma das tecnologias empresariais mencionadas — ou de outra que atenda ao negócio. Também não se pode esquecer de mensurar os primeiros resultados obtidos a partir de implementações pontuais.
Em outras palavras, não é indicado adotar uma solução que englobe todos os setores da companhia. Na verdade, o ideal é começar por um departamento menos estratégico do negócio, dependendo do seu tamanho.
À medida que as implementações dão certo, outras áreas podem ser inseridas nesse movimento. Isso ajuda até mesmo os colaboradores a se habituarem melhor ao uso dessas ferramentas.
Como vimos, a tecnologia empresarial auxilia empresas a prosperarem, aumentando o número de clientes e expandindo as operações. Com base nos benefícios citados, fica bem claro o quanto a adoção das soluções é importante, já que viabiliza a manutenção de uma duradoura competitividade no mercado.
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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