O que é automação comercial?

Você sabe o que é automação comercial? Administrar uma empresa nunca será uma tarefa simples. É por isso que sempre são criadas metodologias, ferramentas, sistemas e tipos de automação para otimizar e facilitar o trabalho de toda a equipe de gestão.

As possibilidades são praticamente infinitas, sendo que tudo depende da rotina, do cenário e dos recursos disponíveis para investimento. O mais intrigante é que isso pode ser implementado em qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Neste post, você entenderá o que é automação comercial, os principais tipos e quais processos podem ser alcançados por meio dessa tecnologia. Confira e boa leitura!

O que é automação comercial?

Automação comercial é basicamente um conjunto de métodos e ferramentas que permitem a automatização de diversos processos da empresa.

Qualquer equipe de vendas e empreendimento ligado ao setor de varejo pode adotar essa estratégia e alcançar ótimos resultados com um grande impacto na lucratividade.

A automação comercial garante melhorias e mudanças positivas tanto nas atividades operacionais da empresa quanto no planejamento estratégico, promovendo mais eficiência e rapidez a uma série de processos, como o relacionamento com o cliente, a gestão de negócio e a tomada de decisões.

Para que serve a automação comercial?

A automação comercial proporciona a modernização das rotinas empresarias, substituindo boa parte do que é feito de forma manual por processos informatizados.

De maneira inteligente, as tarefas que eram realizadas sem qualquer tipo de padrão passam a ser geridas e parametrizadas de forma mais eficiente por meio de softwares de gestão e máquinas.

Programas de automação comercial têm o papel de modernizar atividades, como marketing digital, controle de estoque, documentação fiscal, fluxo de caixa, análise de crédito, atendimento ao cliente, geração de notas fiscais, entre outros. Dessa forma, a equipe ganha tempo para atuar nas áreas mais estratégias do negócio.

Quais são os tipos de automação?

Agora que você já sabe do que se trata e para serve a automação comercial, é hora de conhecer os principais tipos. Veja a seguir!

Automação de marketing

Com o grande crescimento do acesso à internet, surgiram inúmeras formas de criar estratégias de marketing e, com isso, aumentar as oportunidades de negócios.

Um sistema de automação de marketing utiliza oportunidades de negócios ou leads com o intuito de criar formas de interação para conversão de vendas. Na maioria dos casos, essa conversão é feita com o disparo de e-mails personalizados para a conservação do vínculo entre os potenciais clientes e a empresa.

Automação de contratos

Quando há uma transação comercial, ainda mais se tratando do fornecimento constante de um item ou da prestação de serviço, é importante que todas as partes envolvidas nesse ciclo de vendas sejam protegidas por um contrato.

Nesse caso, o sistema de automação de contratos, além de gerar, arquivar e imprimir o documento, também faz o controle de validades e disponibiliza a opção de aditamentos ou supressões.

Automação via API

API significa Interface de Programa de Aplicações, um sistema que possibilita maior flexibilidade para quem atua desenvolvendo software. É por meio dessa tecnologia que ferramentas de automação conseguem gerar notas fiscais eletrônicas, por exemplo.

Sistemas de automação eficientes, quando necessário, promovem várias integrações via API, além de facilitar o trabalho da equipe gestora.

Contudo, existem situações em que a utilização desse tipo de ferramenta não é necessária. Por isso, é importante destacar a importância de consultar um especialista antes de fechar um contrato.

Automação de relacionamento com o cliente

Não basta criar contratos, propostas e efetuar vendas: o mercado é extremamente competitivo e inova a todo momento. Por isso, um atendimento personalizado e eficiente faz total diferença.

Com a quantidade de informação sendo gerada todos os dias, um sistema integrado que consegue gerenciar o relacionamento com o cliente (conhecido também como CRM) é um instrumento essencial. Afinal de contas, ele faz o armazenamento de todo o histórico de interações com o consumidor e expõe em uma linha do tempo.

Quais processos são otimizados por meio da automação comercial?

Na prática, o uso da automação comercial pode ser útil em uma série de atividades. Praticamente todos os departamentos da empresa podem ser favorecidos.

Afinal, estamos tratando de uma ferramenta que integra dados e fornece insumos para que o cliente e a empresa se conectem, permitindo mais transparência e um contato melhor entre eles. Veja a seguir quais processos são otimizados por meio da automação comercial!

Estoque

Controlar entradas e saídas de produtos do estoque é considerado um grande desafio para muitas empresas, já que é uma tarefa que pode ser complicada, devido a dinâmica e ao volume dessa atividade. Quando existem situações de sazonalidade ou alta rotatividade, o controle via planilhas pode apresentar grandes riscos.

Um sistema que consegue automatizar e integrar esses momentos dá uma visão abrangente de cada movimentação, proporcionando maior poder de previsibilidade para aprimorar a tomada de decisão.

Dessa forma, a empresa não sofre com excessos inesperados nem com a falta de produtos, favorecendo o orçamento.

Vendas

A venda é outra etapa muito importante que pode obter benefícios com a automação comercial. Ao atender o cliente de forma ágil com a ajuda de uma ferramenta que emite documentos fiscais com eficiência, a empresa ganha pontos com ele.

Além disso, vale lembrar de que um sistema como um ERP tem a capacidade de integrar dados. Dessa maneira, é possível ter todo o histórico de engajamento, vendas, compras e informações sobre o cliente no seu banco de dados, o que contribui para a criação de estratégias de marketing segmentadas, potencializando sua fidelização e seu ticket médio.

Controle financeiro

As empresas, principalmente no caso do varejo, registram todos os dias grandes movimentações financeiras. Ter o controle sobre cada uma dessas organizações, garantindo entendimento sobre contas e pagar e receber, é um dos maiores desafios.

Nem leve em conta conduzir esse processo de forma manual, pois a probabilidade de cometer erros é muito alta. Nesse caso, a automação comercial é a opção ideal.

Todo o processo de organização das contas e de registro das movimentações fica a cargo do software de gestão, um sistema que automatiza todo o processo e facilita a gestão financeira.

Se a sua empresa deseja ser protagonista no mercado, é o momento de abandonar as velhas práticas e apostar de vez na automação comercial. Essa ferramenta contribuirá com todo o processo de gestão do negócio, proporcionando mais eficiência, mais produtividade e melhores resultados, sendo um grande diferencial competitivo.

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