As 4 diferenças entre Startup e Pequena Empresa que vão te surpreender!

Você sabe a diferença entre Média e Pequena Empresa e Startup?

Pequena empresa, média empresa, startup. Entender e saber diferenciar essas classificações de empresas lhe ajuda a definir o perfil dos funcionários, parceiros e até conseguir capital.

No post de hoje, vamos explicar as diferenças entre as classificações de empresa e ajudar você a compreender melhor as diferenças sobre PME e startup! Vamos lá?

Definindo e classificando empresas de acordo com o SEBRAE

O conceito de PME é simples e serve para designar o grupo de pequenas e médias empresas do País. De acordo com uma classificação atribuída pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), utiliza-se o número de funcionários da organização como referencial da seguinte forma:

Indústria

  • Microempresa – até 19 empregados
  • Pequena Empresa – de 20 a 99 empregados
  • Média Empresa – de 100 a 499 empregados
  • Grande Empresa – 500 ou mais empregados

Comércio e serviços

  • Microempresa – até 9 empregados
  • Pequena Empresa – de 10 a 49 empregados
  • Média Empresa – de 50 a 99 empregados
  • Grande Empresa – mais de 100 empregados

Startup

  • Um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Diferenças entre PMEs e startups

Uma startup é, no seu início, uma pequena ou micro empresa necessariamente. Mas nem toda pequena ou micro empresa é uma startup.

A maior diferença entre PMEs e startups que podemos citar primeiramente está nos objetivos principais de cada modelo de negócio: Enquanto as pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e valor estável a longo prazo, as startups estão focadas nas receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento.

Os gestores de uma startup buscam respostas do mercado para o produto ou serviço inovador que esperam vender e serão bem cuidadosos com a forma como entregarão valor aos seus clientes, tendo como foco a inovação, e caminhando em um ambiente arriscado e dependente de testes, hipóteses e replanejamentos para validar sua ideia.

Já a pequena empresa geralmente comercializa produtos ou serviços conhecidos do público, com nichos locais experimentados, são as empresas convencionais que conhecemos, atuantes em um mercado já existente, mesmo que tenham ideias inovadoras.

Em relação ao crescimento, enquanto a pequena empresa geralmente é planejada para continuar pequena, a startup tem como objetivo o crescimento para uma empresa maior e impacto no mercado existente e criação de novos mercados, apresentando grande potencial de crescimento, mas necessitando de um tempo de maturação da empresa mais longo do que empresas convencionais, até pelo seu caráter inovador.

Gestão eficiente é necessária!

E não importa se sua empresa é uma PME ou Startup, o sucesso dela depende de uma boa e eficiente gestão, e para isso, a melhor solução é utilizar um sistema de gestão profissional, como o TagPlus. Oferecemos 15 dias gratuitos para você experimentar o nosso sistema de gestão TagPlus, e você não precisa nem informar número de cartão de crédito! Confira agora clicando aqui!

Ficou claro a diferença entre PME e startup? Ainda possui alguma dúvida? Compartilhe na nossa seção de comentários!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias